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Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.

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Apresentação em tema: "Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação."— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação

2 Propriedades e eventos e métodos mais comuns

3 Propriedades Definem o estado de determinado objeto Não vamos abordar todas as propriedades devido a grande variedade Para saber mais clicar em uma propriedade no Object Inspector e pressinar F1

4 Name É a propriedade mais importante Define o nome do objeto Valor deve ser único Seguem a regra de nomenclatura do C/C++

5 Caption e Text Caption (título) é uma string que é apresentada ao usuário Text (texto) é uma string associada ao objeto que é usada para ler ou especificar um novo valor para esta Pode-se usar o & para sublinhar uma letra (ex.:&a produz a) Nem todos os objetos possuem Caption e Text

6 Left, Top, Width, Height Left (esquerda) e Top (topo) Definem o posicionamento do objeto Width (largura) e Height (altura) Definem a dimensão do objeto

7 Color Usada para modificar a cor de fundo do objeto Nem todos os objetos possuem essa propriedade

8 Font Controla os atributos de texto escritos no objeto Pode-se mudar cor, fonte, tamanho, etc.

9 Visible Permite definir se um objeto deve ou não ser mostrado na tela Define a visibilidade em tempo de execução Se o valor for true objeto é mostrado false objeto fica oculto

10 Enabled Controla se o objeto responderá a eventos do mouse, teclado ou do temporizador É usado para mudar a disponibilidade do objeto ao usuário Valores true ou false

11 Align Determina como o objeto se alinha com o objeto que o contém (container) Pode ser alinhado ao topo, rodapé, esquerda ou direita

12 Hint e ShowHint Hint (dica) contém texto de ajuda que pode aparecer (dependendo da propriedade ShowHint) se o usuário posicionar o mouse sobre o objeto A propriedade ShowHint deve ter o valor true para que o hint apareça

13 TabOrder e TabStop TabOrder indica a ordem na qual o objeto é focado quando o usuário pressiona a tecla Tab O objeto com TabOrder 0 é focado quando o formulário é criado Objeto com TabOrder -1 nunca será focado TabStop permite ou não o acesso ao objeto com a tecla tab

14 ReadOnly Controla se um campo editável poderá ser editado ou não Somente leitura

15 Eventos Definem como o objeto irá se comportar quando determinados eventos acontecerem Veremos somente os mais importantes Pode-se usar a F1 no Object Inspector para obter mais informações sobre determinado evento

16 OnClick Ocorre quando o usuário clica em algum objeto É disparado quando: Usuário pressiona e libera o botão principal do mouse quando está sobre o objeto Quando pressiona a tecla Enter e o objeto está selecionado

17 OnDblClick Quando o usuário clica duas vezes sobre o objeto

18 OnChange Quando alguma mudança ocorre Quando alteramos um texto, a posição de uma barra de rolagem, etc

19 OnKeyPress Ocorre quando uma tecla é digitada Permite tratar de forma especial cada caracter digitado

20 OnCreate, OnShow, OnActivate, OnClose OnCreate ocorre quando o formulário é criado Depois de criado o formulário é mostrado (OnShow) e então se torna ativo (OnActivate). Quando o formulário é fechado pelo usuário ou aplicação o OnClose ocorre

21 Métodos Definem ações que podem ser feitas com tal objeto Não vamos abordar todos os métodos devido a grande variedade Uso: objeto->metodo

22 Clear Limpa o conteúdo de um objeto

23 SetFocus Passa o foco a um objeto

24 Show e Hide Show mostra um objeto enquando Hide oculta um objeto

25 ShowModal Mostra o objeto de forma que somente ele pode ser seleciona Usado geralmente quando deseja-se forcar o usuário a interagir com tal objeto Nem todos objetos possuem esse método

26 Add e Delete Usados para acrescer ou remover itens de uma lista

27 Close Usado para fechar um formulário


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