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De 33 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes Aula.

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1 de 33 1 Linguagens de Programação Orientadas a Objetos Pós-Gradução(Lato-Sensu) em Sistemas de Banco de Dados - UFPa Marco Fagundes Aula 04 e 5 - Construção de GUI Marco Fagundes

2 de 33 2 Roteiro l Introdução l GUI em Delphi l GUI em Java

3 de 33 3 Introdução l Interface Gráfica com o Usuário (Graphical User Interface - GUI) Dá ao programa a característica look and feel Fornece ao usuário um nível básico de familiaridade Construída a partir de componentes (e.g., controles) –O usuário interage com componentes GUI via mouse, teclado, etc.

4 de 33 4 GUI em Delphi

5 de 33 5 GUI em Delphi l Form Designer

6 de 33 6 GUI em Delphi Terminologia l Design vs Run time; Formulários; Componentes; Propriedades; Métodos e Eventos Terminologia (Formulários) Propriedades: Name, Caption, Position, BorderStyle, BorderSingle Eventos: OnActivate, OnClose Métodos Show, ShowModal

7 de 33 7 GUI em Delphi Terminologia (Componentes) l Alguns componentes básicos

8 de 33 8 GUI em Delphi Terminologia (Componentes) Propriedades: Name, Text, PasswordChar, Enabled, Visible Eventos: OnChange, OnKeyPress Métodos: Clear Terminologia (Propriedades) Propriedades: Name, Caption Propriedades: Name, Caption, Enabled, Visible Eventos: OnClique Propriedades: Name, Caption, Enabled, Visible, Align

9 de 33 9 GUI em Delphi Terminologia(Eventos)

10 de GUI em Delphi l Exercício Construir uma GUI conforme mostrado na figura abaixo TEdits TButtons TLabels

11 de GUI em Java

12 de GUI em Java l AWT AWT (Abstract Windowing ToolKit) pacote java.awt Associados com as capacidades de GUI da plataforma local Aparência e, às vezes, interações diferentes executando em plataformas distintas l Swing GUI components Pacote javax.swing Componentes originados da AWT (pacote java.awt ) Contém look and feel –Aparência e como o usuário interage com o programa Componentes leves –Escritos completamente em Java

13 de GUI em Java Class Component Contém o método paint para desenhar componentes na tela Class Container Coleação de componentes relacionados Contém o método add para adicionar componentes Class JComponent Customização de look and feel Capacidade de manipulação de eventos

14 de GUI em Java l Superclasses de alguns componentes Swing

15 de GUI em Java l Alguns componentes básicos do Swing Componente Descrição JLabel Uma área onde texto não editáveis são exibidos JButton Uma área que dispara um evento quando clicada JPanel Um container no qual componentes podem ser colocados JEdit Uma área onde o usuário entra com informação. Esta área pode ser usada para exibir informações

16 de GUI em Java JLabel Mostra um texto somente de leitura JTextField Texto que o usuário digita em uma única linha JPasswordField Estende JTextField. Esconde os caracteres que o usuário digita JButton Dispara uma ação específica quando clicado l Componentes Básicos Swing

17 de GUI em Java Layout Managers l Permite organizar componente GUI l Fornece capacidades básicas de layout l Processa detalhes de layout l Programador pode concentrar no básico look and feel Interface LayoutManager

18 de GUI em Java Gerenciadores de Layout Gerenciador Descrição FlowLayout Default para java.awt.Applet, java.awt.Panel e javax.swing.Jpanel. BorderLayout GridLayout Coloca componente sequencialmente (esquerda ou direita) no ordem em que eles são adicionados. Também é possível especificar a ordem dos componentes usando o método add que recebe como argumentos um Component e um inteiro que representa sua posição. Default para o painel de conteúdo JFrame e Japplet. Distribui os componentes em cinco posições: North, South, East, West and Center Organiza os componentes em linhas e colunas

19 de GUI em Java O GridLayout exibe os componentes em linhas e colunas (como uma tabela) deixa-os do mesmo tamanho Gerenciadores de Layout O FlowLayout coloca os componentes conforme a ordem em que são adicionados ao cointainer

20 de GUI em Java O Gerenciador BorderLayout l Ele é o gerenciador de layout padrão para todas as janelas (Frames e Dialogs) l Distribui os componentes em cinco regiões NORTH (topo do container) SOUTH (base do container) EAST (esquerda do container) WEST (direita do container) CENTER (centro do container) l A área que tem a maior quantidade de espaço disponível é o centro

21 de GUI em Java As classes do Swing estão no pacote javax.swing l Cria-se uma Sub-classe de JFrame l Método setTitle() define o nome da janela l Método setSize() define o tamanho da janela l Método setLocation() define a posição da janela na tela

22 de GUI em Java Exemplo: Construindo uma Janela import javax.swing.*; public class Janela extends Jframe { public Janela() { setTitle("Exemplo de Janela"); setSize(300, 200); } public static void main(String arguments[]) { Janela j = new Janela(); j.show(); }

23 de GUI em Java l Para centralizarmos uma janela na tela, deve-se saber o tamanho da tela em pixels l Através da Classe Toolkit é possível obter diversas informações do sistema l O método getScreenSize() retorna um objeto Dimension contendo o tamanho da tela l Através da Classe Toolkit também podemos carregar um ícone para ser usado na aplicação l O método setResizable() pode ser desabilitar o redimensionamento da janela Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit(); Dimension d = tk.getScreenSize(); int alturaTela = d.height; int larguraTela = d.width; setLocation(larguraTela / 4, alturaTela / 4); setResizable(false);

24 de GUI em Java Adicionando componentes à Janela l Deve-se criar uma instância das classes dos componentes selecionados no projeto da GUI. Por exemplo: JLabel e JTextField. JLabel lblValor1 = new JLabel("Valor 01:"); JTextField txtValor1 = new JTextField("0"); l Em seguida defini-se um instância da classe Container que receberá os componentes a serem inseridos à Janela. Container c = getContentPane(); l Após a definição do container prossegue-se com a definição do gerenciador de layout a ser utilizado. GridLayout gl = new GridLayout(3,2); c.setLayout(gl); l Finalmente, os componentes podem ser adicionados ao container através do método add(). c.add(lblValor1); c.add(txtValor) ;

25 de GUI em Java Adicionando componentes à Janela l O método pack() pode ser utilizado para redimensionamento dos componentes conforme área disponível na janela l Um exemplo de GUI é mostrado na figura abaixo

26 de Manipulação de Eventos em Java

27 de Manipulação de Eventos l GUIs são direcionadas por eventos Eventos são gerados quando o usuário interage com a GUI –e.g., movimento do mouse, pressionamento de botão, digitação em um textfield, etc. –Class java.awt.AWTEvent

28 de Manipulação de Eventos l Algumas Classes do pacote java.awt.event

29 de Manipulação de Eventos l Modelo de Manipulação de Eventos Três partes –Origem do Evento –Componente GUI com o qual o usuário interage –Objeto Evento –Informação encapsulada sobre o evento ocorrido –Listener do Evento –Recebe o objeto evento quando notificado, respondendo-o O Programador deve executar duas tarefas –Registrar o listener do evento para o fonte do evento –Implementar um método que trate o evento (event handler)

30 de Manipulação de Eventos Interfaces Event-listener do pacote java.awt.event

31 de Manipulação de Eventos l Duas questões em aberto: Como o manipulador de eventos é registrado? –R: –Através do método do componente a ddActionListener Como o componente sabe chamar actionPerformed ? –R: –O evento é somente disparado para o listeners do tipo apropriado –Cada tipo de evento tem uma interfaace event-listener correspondente »Event ID especifica o tipo do evento que ocorreu

32 de Manipulação de Eventos l Registrando um manipulador de evento para um botão btnSomar.addActionListener (new ActionListener() { public void actionPerformed(ActionEvent e) {somar();} } ); l Registrando um manipulador de evento para encerramento da aplicação addWindowListener (new WindowAdapter() { public void windowClosing(WindowEvent e) {System.exit(0);} } );

33 de Manipulação de Eventos l Exercício para entrega no dia 23/04/2003 Detalhamento no site - link exercícios/Projetos


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