A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia."— Transcrição da apresentação:

1 Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia

2 Protocolos de Comunicação
A função do Protocolo é a de permitir a comunicação entre dois equipamentos distintos. Podemos então definir protocolo como um conjunto de regras e convenções que permitem a comunicação entre dois equipamentos distintos. Ou seja, que governam a conversação de processos de uma camada. Linguagem universal Protocolo TCP/IP Camadas

3 Protocolo Numa comunicação de dados existem as seguintes fases: - estabelecimento - inicialização ou controle - tráfego - encerramento.

4 Protocolo Os protocolos tem como funções básicas: - endereçamento
- estabelecimento de conexão - confirmação de recebimento - controle de erro - retransmissores - controle de fluxo.

5 Principais Protocolos
TCP/UDP (Rede Windows) - camada fim a fim, isto é, a entidade desta camada só se comunica com a sua entidade par do host destinatário. IPX/SPX (Rede Novel) – era tão importante quanto o TCP/IP. Era utilizado em redes controladoras pelo sistema operacional Netware de propriedade da Novell e dominava o mercado a alguns anos atrás. NETBEUI (Rede Windows) – Propriedade da microsoft trabalha com 5 camadas do modelo OSI, permite que programas utilizem uma linguagem comum para acessarem a rede, independentemente do produto que está instalado na máquina)

6 Principais Protocolos
ICMP – fornece mecanismos para reporte de erros, fazendo com que “Gateways”, possam informar ao host originador da requisição, a ocorrência de algum erro. IP – (camada Internet, é responsável pelo endereçamento, roteamento e controle de envio e recepção.) ISDN - Integrated Services Digital Network, rede digital de serviços integrados. Protocolo de comunicação, oferecido por empresas de telefonia, que permite que redes de telefone transportem tráfegos de dados, voz e de outras origens.

7 Principais Protocolos
SMTP (permite o envio de mensagem) POP3 (permite receber mensagem) FTP (Download), HTTP (permite mostrar páginas da Web) TELNET (conexão remota a um servidor) PPP (POINT-TO-POINT) FRAME RELAY

8 Protocolo FRAME RELAY O Frame Relay pode ser usado como uma interface para uma empresa pública de serviços de telefonia ou para uma rede de equipamentos privados. Você implementa um serviço público de Frame Relay colocando o equipamento de switching Frame Relay no escritório central de uma prestadora de serviços de telecomunicações. Aplicações do Frame Relay: Interconexão de LANs : constitui-se hoje na principal aplicação do Frame Relay . Ocorre via bridges, roteadores multiprotocolo e FRAD ( Frame Relay Access Devices ).  · Tráfego de voz e vídeo De forma equivalente, estão em oferta alguns dispositivos que permitem o uso de redes Frame Relay como suporte a videoconferências e a outras aplicações de vídeo. Backbone da Internet

9 Protocolo FRAME RELAY Os campos de quadros do Frame Relay:
Flag -- Indica o começo e o término do quadro do Frame Relay. Endereço -- Indica a extensão do campo Endereço. Embora os endereços do Frame Relay tenham atualmente o comprimento de 2 bytes, os bits de Endereço permitem uma possível extensão do comprimento do Endereço no futuro. O oitavo bit de cada byte do campo Endereço é usado para indicar o endereço. O Endereço contém as informações a seguir: Controle de congestionamento -- Os 3 últimos bits no campo de endereço, que controlam os mecanismos de notificação de congestionamento do Frame Relay. Esses são os bits FECN, BECN e discard eligible (DE).

10 Protocolo FRAME RELAY Os campos de quadros do Frame Relay:
􀀹 Dados -- Campo de extensão variável que contém dados encapsulados da camada superior. 􀀹 FCS -- Frame check sequence (FCS), usado para garantir a integridade dos dados transmitidos.

11 Protocolo TCP/IP O TCP/IP é de fato o padrão das comunicações de internetworks e serve como protocolo de transporte para a Internet, permitindo a comunicação de milhões de computadores no mundo todo. O TCP/IP é uma referência útil na compreensão de outros protocolos porque inclui elementos que são representativos de outros protocolos. O TCP/IP é importante porque o roteador o usa como uma ferramenta de configuração.

12 Protocolo TCP/IP Datagrama IP VERS -- número da versão
• HLEN -- extensão do cabeçalho, em palavras de 32 bits • Tipo de serviço -- como o datagrama deve ser tratado • Tamanho total -- extensão total (cabeçalho + dados) • Identificação, flags, flag offset -- fornece a fragmentação de datagramas para permitir a diferenciação de MTUs na internetwork • TTL -- Time-To-Live

13 Protocolo TCP/IP Datagrama IP
Protocolo -- o protocolo da camada superior (camada 4) enviando o datagrama • Checksum de cabeçalho -- uma verificação da integridade no cabeçalho • Endereço IP de origem e endereço IP de destino -- endereços IP de 32 bits • Opções IP -- teste de rede, debugging, segurança e outras opções

14 Protocolo TCP/IP Em um ambiente TCP/IP, as estações finais se comunicam com os servidores ou com outras estações finais. Isso pode ocorrer porque cada nó que usa o conjunto de protocolos TCP/IP tem um endereço IP lógico e exclusivo de 32 bits.

15 Exercício Qual a finalidade de um protocolo ? Para que serve ISDN ?
Quais as fases executadas na comunicação de um protocolo ? Descreva os pontos principais do protocolo TCP/IP. Cite o nome de quatro protocolos. Cite o nome de dois protocolos orientados a bit. Quais as funções básicas de um protocolo de transmissão ? Qual a diferença entre protocolos orientados a caracter e os orientados a bits ?


Carregar ppt "Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google