A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente."— Transcrição da apresentação:

1 No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente enriquecer o presente Projecto “Utilização das TIC em contexto de Apoio Educativo”, três dos formandos do mesmo agrupamento, em exercício em três escolas, desenvolveram conjuntamente o presente trabalho O Projecto em apreço visa a articulação das práticas atinentes às TIC desenvolvidas pelos referidos professores de Apoio Educativo Os docentes, cada um de per si, têm vindo a desenvolver com os alunos actividades que aplicam as TIC com frequência. Contudo, não existiu até à data prática concertada neste âmbito, pelo que suscitou aos formandos a necessidade e a possibilidade de desenvolver um trabalho conjunto, no qual surgem aspectos comuns às práticas, bem assim, aspectos de cariz individual (actividades a desenvolver pelos professores).

2 Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Joaquim Magalhães
Escola E.B.1 Nº 1 – São Luís Escola E.B.1 Nº 3 – Bom João “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico”

3 Análise swot da situação real no Agrupamento
Tarefa 1 Análise swot da situação real no Agrupamento

4 Pontos Fracos Necessidade de formação para docentes e não docentes;
Insuficiência de quadros interactivos ; Inexistência de salas Tic (nas escolas de 1º ciclo); Existência de pelo menos um computador por sala de aula; Existência de impressoras multifunções em cada uma das salas de aula (escolas do 1º ciclo); Incipiente utilização do Moodle; Insuficiência de computadores pessoais portáteis (Magalhães e outros); Insuficiência de vídeos projectores (nas escolas E.B.1); Insuficiência de recursos humanos com formação técnica; Antiguidade do parque informático, software e equipamento multimédia.

5 Pontos Fortes Ligação à internet Banda Larga a toda comunidade educativa; Intranet; Zonas cobertas por Wi-Fi; Disponibilização de serviço de para pessoal docente e não docente; Existência de Moodle; Página web do Agrupamento; Existência de blogs; Existência de quadros interactivos ; Percentagem significativa de docentes com certificação TIC (nível 1); Existência de salas TIC (na escola sede); Existência de pelo menos um computador por sala de aula; Existência de impressoras multifunções em cada uma das salas de aula (escolas do 1º ciclo); Existência de computadores pessoais portáteis (Magalhães e outros); Espaços multimédia; Vídeos projectores (na escola sede em todas as salas de aula, nas E.B. 1, portáteis e um fixo na biblioteca ); Recursos humanos com formação técnica; Videovigilância na escola sede; Modernidade do parque informático, software e equipamento multimédia.

6 Externos ao Agrupamento
Aspectos Negativos Titularidade de algum equipamento da Câmara Municipal (falta de modernidade de equipamentos e manutenção insuficiente e tardia); Constrangimentos decorrentes de situações familiares dos alunos (financeiras e outras); Falta de formação dos Encarregados de Educação; Afirmativos Atribuição de função de administrador à direcção; Interesse dos alunos pelas TIC; Iniciativa e-escolinha; Externos ao Agrupamento

7 para a utilização das TIC
Tarefa 2 Projecto para a utilização das TIC

8 “Utilização das TIC em contexto de Apoio Educativo”

9 Duração: Anual Nível de ensino: 1º Ciclo Ano de Escolaridade: Todos Nº de alunos envolvidos: 30 Nome do(s) professor(es) envolvido(s): Ana Isabel Amaro Eurico Martinho Bárbara Mª Fernanda Vieira e todos os outros professores do Apoio Educativo

10 Resumo do projecto A utilização das TIC em contexto de Apoio Educativo tem como objecto que os alunos beneficiem de práticas diferenciadas em sede de Apoio Educativo, desenvolvam competências no âmbito de utilização das TIC, tornando-se progressivamente autónomos, criando interesse pelo meio educativo e fazendo aquisições diversificadas no campo do saber.

11 Objectivos Criar uma disciplina de Moodle de Apoio Educativo;
Promover a utilização e importância das TIC; Desenvolver a expressão e a comunicação; Desenvolver a criatividade; Incentivar a escrita; Promover a auto-estima.

12 Actividades a desenvolver pelos alunos
Familiarização com o computador Conhecimento/exploração das partes constituintes do seu computador; Iniciar e encerrar uma sessão de trabalho; Reconhecimento dos sistemas operativos instalados; Conhecimento e utilização de um número básico de ferramentas (barra de ferramentas); Criação de pastas e ficheiros; Formanda: Mª Fernanda Vieira

13 Como escrever um texto Leitura de mensagens escritas no monitor (palavras, frases, textos); Reprodução das mensagens escritas; Escrita por iniciativa própria; Utilização dos mecanismos de hetero e auto-correcção; Recurso à função de correcção automática do programa; Ilustração das produções através da inserção de imagens, animações… Formanda: Ana Isabel Amaro

14 À descoberta … Conhecimento das redes de comunicação global (WWW);
Utilização de ferramentas adequadas à navegação; Conhecimento e utilização de endereços electrónicos; Utilização do correio electrónico; Reconhecimento e utilização de serviços de pesquisa; Recolha, gravação de informação e indicação da webgrafia; Actividades de leitura e lazer (jogos, música, filmes). Formando: Eurico Bárbara

15 Actividades a desenvolver pelos professores
Apresentação dos elementos constituintes do computador; Preparação do suporte digital; Apresentação e orientações para a utilização; Acompanhamento dos alunos nas actividades de leitura; Acompanhamento dos alunos nas produções; Correcção/apreciação conjunta com os alunos; Avaliação dos produtos; Criação/utilização da disciplina moodle; Partilha dos produtos em moodle.

16 Produtos/Resultados previstos
Manuseamento correcto dos materiais informáticos (hardware, software e periféricos) Utilizar adequadamente o computador; Saber utilizar software básico (word, excel, powerpoint, moviemaker, fotoshop, paint…) Partilhar informação no moodle; Utilizar o moodle como centro de recursos, meio de comunicação entre alunos/turmas/professores;

17 Materiais e Recursos a utilizar
Moodle Internet Computadores Pens Cd-rom Jogos interactivos Sala de aula, sala multimédia, sala de informática e biblioteca. Professores titulares de turma e Apoio Educativo Alunos Pais Outros

18 Metodologia de avaliação:
Projecto Alunos Modalidade e critérios  Participação e envolvimento do professor; Participação e envolvimento dos alunos; Interesse e envolvimento das familias; Ficha de registo das actividades realizadas; Avaliação qualitativa. Modalidade e critérios Motivação durante a execução do trabalho; Produções das crianças; Comportamento dos alunos face ao produto final; Registos de auto-avaçiação; Divulgação das dificuldades sentidas pelos alunos.

19 Os Formandos: Ana Isabel Amaro Eurico Bárbara Maria Fernanda Vieira


Carregar ppt "No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google