A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P"— Transcrição da apresentação:

1 Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P
Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P. da Silva

2 História O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo o mundo. Isso,devido aos mais de 4 milhões de homens, mulheres e crianças que foram trazidas para cá o comércio de escravos nos meados do ano 1500. Os escravos,conseguiram sua liberdade, porém continuaram sendo descriminados, humilhados e mal tratados. Muitos não possuíam bens e local para morar, o que gerou problemas, como as favelas que hoje encontramos no Rio de Janeiro,por exemplo. Hoje, os “afro-brasileiros” se destacam na música no meio comercial, no teatro, em filmes, no meio empresarial e em muitos outros meios no Brasil, muitas vezes superando aqueles brancos que se diziam insuperáveis.

3 Os Afro - Brasileiros Desde que eram escravos, os “afro brasileiros” já possuíam uma infinidade de aspectos próprios, como por exemplo, a cultura, a religião e a arte. Capoeira – Expressão Artística Afro Brasileira – Arte Marcial Algumas Esculturas Africanas

4 Arte Afro - Brasileira Baseada nas histórias, crenças, lendas e na filosofia africana. Basicamente feito com elementos da Natureza. Igbo-Ukwu: arte africana em bronze Máscara de Madeira

5 Capoeira Capoeira é uma arte marcial desenvolvida inicialmente por escravos negros no Brasil, a partir do período colonial. Marcada por seus golpes que enganam o adversário, que geralmente são feitos no solo ou completamente invertidos. Inicialmente criado para proteção e defesa própria. Hoje vista mais como uma forma de expressão artística, devido ao movimento que os corpos fazem, durante a prática.

6 Música A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura da música portuguesa, indígena e africana, produzindo uma grande variedade de estilos. Entre os estilos influenciados, temos: Samba, Maracatu, Ijexá, Maxixe, Lambada, Carimbó, entre outros. A música afro-brasileira era altamente descriminada, sendo vista como “Música para marginais” até o século XX, onde só então começou a ser melhor aceitar pela população Dois instrumentos clássicos usados nas músicas afro-brasileiras, são os tambores e o Berimbau.

7 Tambores Da Esquerda para direita: Viola, Médio e Gunga(ou Berra-Boi)

8 Cozinha A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. Na Bahia, principalmente, pratos como vatapá e moqueca são típicos da culinária afro-brasileira. A feijoada é o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos, carne de porco e farofa. Começou como um prato português que os escravos negros modificaram:os donos de escravos davam as partes pobres do porco aos escravos e este misturavam estas partes com feijão e farinha.

9 Moqueca Feijoada Vatapá

10 Alguns Afro – Brasileiros Conhecidos
Entre os mais famosos estão: Pelé, Daiane dos Santos, Agnaldo Timóteo, Vanessa da Mata, Marcelo D2, Gilberto Gil, Tobias Barreto, Cafu, entre muitos outros. Gilberto Gil Pelé Vanessa da Mata

11 Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Prega o seguinte conceito: “Desde o início da história do Brasil temos conosco os afro- descendentes, que nos ajudam a lutar em busca de um pais justo e livre. Somos influenciados por eles a todo tempo, assim como eles são influenciados por nós. Hoje devemos nos unir a eles pela luta a igualdade, assim como fizeram muitas vezes por nós”.

12 fotos:

13

14

15

16


Carregar ppt "Cultura Afro – Brasileira Professores Abel Willian e Janislei P"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google