A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011

2 O catálogo da Biblioteca é uma ferramenta importante e indispensável para efectuar pesquisas bibliográficas no fundo documental da FPCEUP. A partir da página inicial do catálogo pode aceder a todas as informações referentes à sua estrutura e funcionalidades. Ao aceder ao catálogo bibliográfico da FPCEUP, o sistema abre, por defeito, a página de Pesquisa Avançada. Página inicial

3 É possível aceder ao catálogo da biblioteca como utilizador anónimo. No entanto, para poder beneficiar de determinadas funcionalidades, como por exemplo: renovações, reservas, acesso aos documentos em texto integral de acesso restrito à FPCEUP, etc. deve optar por se autenticar seleccionando a opção Login. Login

4 A autenticação no catálogo da Biblioteca pode também ser feita a partir do Sigarra: - Aceda ao Sigarra da FPCEUP e autentique-se com as suas credenciais; - Na sua página pessoal seleccione a opçãoUtente Biblioteca que se encontra na coluna do lado direito. Login

5 Tipos de pesquisa Área de pesquisa Limites de pesquisa Página inicial

6 Tipos de pesquisa PesquisaPesquisa avançada A pesquisa permite efectuar pesquisas simples e rápidas. A pesquisa avançada permite delinear pesquisas mais complexas.

7 Tipos de pesquisa Pesquisa multi-base A pesquisa multi-base permite efectuar uma pesquisa em simultâneo em vários catálogos da Universidade do Porto. Pesquisa multi-campo A pesquisa multi-campo permite efectuar uma pesquisa em diversos e variados campos de pesquisa.

8 Área de pesquisa Campos de pesquisa Se seleccionar a opção Palavras Adjacentes, o sistema recupera registos cujos termos de pesquisa apareçam juntos, ou seja, lado a lado.

9 Limites de pesquisa 1 2 3 4 5 1- Limitar a pesquisa a documentos com texto integral 2 - Limitar a pesquisa por idioma do documento 3 - Limitar a pesquisa por tipo de documento 4 - Limitar a pesquisa por ano do documento 5 - Limitar a pesquisa por fundo documental

10 Efectuar uma pesquisa Ao efectuar uma pesquisa seleccione o campo ou campos a pesquisar. Pode usar o caracter ? ou o caracter * para truncatura ou substituição de caracteres. Estes podem ser colocados na esquerda, direita ou no meio de uma palavra.

11 Efectuar uma pesquisa Para visualizar o resultado da pesquisa seleccione o número total de documentos encontrados.

12 Lista de resultados Na lista de resultados pode realizar várias operações, como por exemplo, refinar ou filtrar uma pesquisa.

13 Lista de resultados Na lista de resultados, o sistema apresenta o resultado da pesquisa por: Autor, Título, Ano, Formato, Bib/Exemplares, Google Books, Imagem e Objecto Digital. Pode reordenar os resultados por autor, título e ano, seleccionando a respectiva coluna. Pode aceder ao google books e/ou ao objecto digital quando disponíveis.

14 Na coluna Bib/Exemplares visualiza o número de exemplares existentes / número de exemplares requisitados. Ao seleccionar um destes items pode aceder a toda a informação sobre o exemplar: data de devolução, estatuto do exemplar, cota (localização do documento na estante), etc. Lista de resultados

15 Para obter mais informação sobre um documento seleccione o número que se encontra na coluna da esquerda e poderá visualizar o registo completo.

16 Registo completo Na visualização do registo completo pode efectuar várias operações: 1 - voltar à lista de resultados; 2 - guardar o registo ou enviar por mail; 3 - visualizar o registo noutros formatos; 4 - aceder à informação detalhada do exemplar; 5 - aceder ao texto integral quando disponível; 1 2 3 4 5

17 A partir da lista de resultados pode seleccionar os documentos na opçãoSeleccionar Todos ou seleccionar documento a documento na segunda coluna à esquerda. Guardar/enviar registos

18 Depois de seleccionados os documentos pressione a opção Guadar/Enviar por Mail.

19 Enviar por email Para enviar o resultado da pesquisa por mail preencha as caixas de texto correspondentes.

20 Guardar no disco Para guardar o resultado da pesquisa no disco não preencha as caixas de texto referentes ao envio por mail, seleccione apenas a opção Enviar.

21 Guardar no disco De seguida pressione a opção Recolher. O resultado da pesquisa será visualizado e poderá optar por guardar no disco ou imprimir.

22 Dúvidas e/ou outras informações contactar o Serviço de Biblioteca Telef. :226 079 725 Email: biblioteca@fpce.up.pt


Carregar ppt "Catálogo da Biblioteca Guia de utilização Fundação Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Biblioteca 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google