A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Carla Vilhena & Luís Faísca OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) Universidade do Algarve.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Carla Vilhena & Luís Faísca OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) Universidade do Algarve."— Transcrição da apresentação:

1 Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Carla Vilhena & Luís Faísca OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) Universidade do Algarve AS REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: Implicações na Pedagogia Universitária Outubro, 2001 V Seminário de Investigação Psicológica no Ensino Superior (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE)

2 Número de alunos envolvidos 6093 Ano lectivo: 2000/2001

3 QUAL O SIGNIFICADO QUE TEM PARA SI A SITUAÇÃO DE REPROVAÇÃO ?

4 Meaning 1 - Razão para não continuar os estudos Meaning 2 - Motivo para problemas familiares Meaning 3 - Fonte de problemas financeiros Meaning 4 - Razão para falta de auto-confiança Meaning 5 - Razão para atitudes de abandono académico Meaning 6 - Um acidente de percurso Meaning 7 - Razão para desmotivação

5 Meaning 1 - Razão para não continuar os estudos Meaning 2 - Motivo para problemas familiares Meaning 3 - Fonte de problemas financeiros Meaning 4 - Razão para falta de auto-confiança Meaning 5 - Razão para atitudes de abandono académico Meaning 6 - Um acidente de percurso Meaning 7 - Razão para desmotivação

6 Perfil percentualde respostas de acordo com o ano que frequentam (upper confidence limit 95%)

7

8 EM RESUMO: OS PERFIS QUE SE APRESENTAM COM MAIS CLAREZA SÃO: ALUNOS TIPO: Meaning 1 - Razão para não continuar os estudos Meaning 2 - Motivo para problemas familiares Meaning 3 - Fonte de problemas financeiros Meaning 4 - Razão para falta de auto-confiança Meaning 5 - Razão para atitudes de abandono académico Meaning 6 - Um acidente de percurso Meaning 7 - Razão para desmotivação QUE IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA ?

9 QUE AVALIAÇÃO FAZ DO SEU DESEMPENHO COMO ESTUDANTE ?

10 Total Muito bom (5) Bom (4) Suficiente (3) Pobre (2) Muito pobre (1) %NNível

11

12 DA TOTALIDADE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS (N = 6359) FORAM ESTUDADOS OS ALUNOS QUE RESPONDERAM POBRE OU MUITO POBRE DESEMPENHO COMO ESTUDANTE (N = 1272) NO SENTIDO DE RESPONDEREM QUAIS AS RAZÕES RESPONSÁVEIS PELA REPRESENTAÇÃO QUE FAZIAM DO SEU NÍVEL DE DESEMPENHO

13 EXPL 01 - Não sei como estudar EXPL 02 - Não estou motivado para estudar EXPL 03 - Disperso-me com utras actividades EXPL 04 - O local de estudo não é adequado EXPL 05 - Falto a muitas aulas teóricas EXPL 06 - Falto a muitas aulas práticas EXPL 07 - Não mantenho a matéria em dia EXPL 08 - Não tomo notas EXPL 09 - Não organizo as notas EXPL 10 - Não peço ajuda aos professores EXPL 11 - Outras razões

14

15 EM RESUMO: OS PERFIS QUE SE APRESENTAM COM MAIS CLAREZA SÃO: ALUNOS TIPO: QUE IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA ?

16 QUE INTENSIDADE ATRIBUI A CADA UM DOS COMPORTAMENTO A SEGUIR APRESENTADOS ENQUANTO REVELADORES DE DESMOTIVAÇÃO ACADÉMICA ?

17 Total º º º º º %NAno

18 Sintoma 8 Falta de motivação para fazer exames de melhoría Sintoma 7 Falta de motivação para ir aos testes Sintoma 6 Minimização da importância da disciplina Sintoma 5 Falta de motivação para ir às aulas Sintoma 4 Falta de motivação para estudar Sintoma 3 Falta de interesse pela disciplina Sintoma 2 Diálogo pobre com os professores Sintoma 1 Imagem negativa dos professores SDMeanSintomas comportamentais

19

20


Carregar ppt "Fernando Ribeiro Gonçalves, Sandra Valadas, Carla Vilhena & Luís Faísca OBSERVATÓRIO PERMANENTE PARA A QUALIDADE DE ENSINO (OPQE) Universidade do Algarve."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google