A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO."— Transcrição da apresentação:

1 TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.

2 12ºDomingo do tempo comum
23 de junho de 2013

3 APROFUNDADO OS TEXTOS BÍBLICOS:
Zacarias 12,10-11;13,1 Salmo 63(62) Galatas 3,26-29 Lucas 9,18-24

4 Jesus, após a multiplicação dos pães (9,10-17), retira-se para orar com os discípulos e pergunta: Quem dizem as multidões que eu sou? Os discípulos são chamados a dar uma resposta pessoal, pois compartilham a vida e a missão do Mestre. A profissão de fé que Pedro faz, em nome do grupo, focaliza o ministério de Jesus, que veio salvar as pessoas necessitadas, cumprindo as profecias antigas.

5 A ordem de silêncio indica que a identidade do verdadeiro Messias está associada à cruz. Os discípulos só compreenderão plenamente a missão do Messias à luz de sua páscoa. A fidelidade de Jesus ao Reino de Deus aumentará a rejeição dos adversários.

6 É preciso renunciar a si mesmo e tomar a cruz cada dia.
O caminho da cruz revela que Jesus não é um Messias triunfalista, mas solidário com a vida e o sofrimento do povo. O Filho do Homem será crucificado, pois liberta os excluídos (5,24), coloca o sábado a serviço da vida (6,5). A cruz aparece no centro do convite de Jesus aos seus seguidores. É preciso renunciar a si mesmo e tomar a cruz cada dia. O compromisso profundo com o Mestre é a razão para entregar a vida a serviço do Reino.

7 causa do seu testemunho incómodo.
Na 1ª leitura a figura do “trespassado” faz-nos pensar em todos os “profetas” que lutam pela justiça e pela verdade e que são torturados, vilipendiados, massacrados por causa do seu testemunho incómodo.

8 A identificação do “trespassado” com o próprio Deus diz-nos que o profeta nunca está só e perdido face ao ódio do mundo, mas que Deus está sempre do seu lado; diz-nos, também, que é de Deus que brota a missão profética, mesmo quando ela incomoda e questiona os homens

9 Fomos constituídos profetas no momento da nossa opção por Cristo (Batismo). Como se tem “cumprido” a nossa missão profética? Na fidelidade e no empenho, ou na preguiça e no comodismo? No medo que paralisa, ou na inquebrantável confiança no Deus que está ao nosso lado?

10 O SALMISTA expressa a busca de Deus através da imagem do deserto, que necessita de chuva para encher-se de vida.

11 O cristão é, fundamentalmente, aquele que se “revestiu de Cristo”.
A 2ª LEITURA ressalta que somos filhos de Deus, chamados a viver a vida nova em Cristo, superando assim as barreiras de raça, gênero e classe social. O cristão é, fundamentalmente, aquele que se “revestiu de Cristo”. Que significa isto, em concreto? Que assinamos um documento no qual nos comprometemos a viver como batizados?

12 por ano e a rezar o terço de vez em quando?
Que respeitamos apenas as leis e orientações da hierarquia? Que nos comprometemos somente a ir à missa ao domingo, a ir a Aparecida, uma vez por ano e a rezar o terço de vez em quando?

13 Ou significa que assumimos o compromisso de viver como Cristo, de assumir os seus valores, de fazer da nossa vida um dom de amor, de nos entregarmos até à morte para construir um mundo de justiça e de paz para todos?

14 . ATUALIZANDO Jesus, embora rejeitado, permaneceu fiel até a doação total da vida. Seu exemplo nos ilumina a trilhar o caminho da cruz, no serviço ao Reino. Sua presença nos proporciona viver a vida nova, pois não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher. ¨

15 O Evangelho de hoje define a existência cristã como um “tomar a cruz” do amor, da doação, da entrega aos irmãos.

16 É esse o “caminho” que eu procuro percorrer?
Supõe uma existência vivida na simplicidade, no serviço humilde, na generosidade, no esquecimento de si para se fazer dom aos outros. É esse o “caminho” que eu procuro percorrer?

17 A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO Na celebração atualizamos no aqui e agora da nossa vida, o mistério de Cristo, que passa pela cruz, pela morte e conduz à vida. Jesus Cristo nos salva perdendo-se a si mesmo. Em comunidade de fé celebramos a nossa páscoa dominical renovando a nossa adesão a Cristo e sempre mais nos revestindo dele.

18 Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)
TEXTOS EXTRAIDOS DA: REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi PORTAL DEHONIANOS Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

19 QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DÊ A PAZ ! MARINEVES MARINA


Carregar ppt "TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google