A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A informatividade e o senso comum Texto dissertativo-argumentativo. 3ª séries Profª Clarissa P. Oliveira Técnica de Redação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A informatividade e o senso comum Texto dissertativo-argumentativo. 3ª séries Profª Clarissa P. Oliveira Técnica de Redação."— Transcrição da apresentação:

1 A informatividade e o senso comum Texto dissertativo-argumentativo. 3ª séries Profª Clarissa P. Oliveira Técnica de Redação

2

3

4 Ainda só, no escuro, qual bicho-do-mato, ainda sem teogonia, ainda sem parede nua, para se encostar, ainda sem cavalo preto que fuja a galope, você ainda marcha, José! Se voltar a pergunta: José, para onde? Diga: ora, Drummond, por que tanta dúvida? Elementar, elementar. Sigo para Washington. E, por favor, poeta, não me chame de José. Me chame Joseph. Josias de Souza

5 José Carlos Drummond de Andrade Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parece nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha, José!

6 Informatividade Carga de informação veiculada pelo texto. Todas as pessoas conseguem perceber as relações intertextuais? Um texto é mais informativo quanto menor é a sua previsibilidade, e vice-versa. Para que haja sucesso na interação verbal, é necessário que a informatividade do texto esteja adequada ao interlocutor.

7 Qual dos dois textos tem alta e qual tem baixa informatividade? Até os estudos de Fink e Schoenemberger, os resultados ainda eram controversos. A dupla pôde medir diretamente a corrente elétrica graças a um tipo especial de microscópio eletrônico, capaz de aproximações tão diminutas da amostra que entram em ação fenômenos de mecânica quântica, segundo a qual a energia não é absorvida ou gerada em um fluxo contínuo, mas em pequenos pacotes, os quanta (plural de quantum, quantidade em latim). Quanto aos seus aspectos positivos, ela nos dá informação sobre o mundo, assim como o Jornal Nacional da Globo. Alguns programas e até mesmo propagandas nos divertem. Exemplo: A Grande Família e Zorra Total. A tevê também serve como um passatempo com diversas atrações: fiomes, programas de auditório, desenhos, etc.

8 Texto 1 Conceitos específicos da Física Alto grau de informatividade Círculo de leitores restrito Texto 2 Informações previsíveis Baixo grau de informatividade Não acrescentam nada de novo ao conhecimento do leitor comum

9 A maior parte dos textos de circulação social apresentam um nível médio de informatividade. Assim, consegue mobilizar o repertório cultural do leitor e, ao mesmo tempo, acrescentar-lhe novas informações.

10 Senso comum O homem depende do meio ambiente para viver A má alimentação prejudica a saúde A mulher de hoje ocupa um papel social diferente do ocupado pela mulher de um século atrás Homem não chora Na favela só tem ladrão Todo político é corrupto Mulheres dirigem mal

11 A violência é gerada principalmente pelo fato de a maioria da população não ter onde morar e, às vezes, nem o que comer. A partir disso, o miserável vai ser obrigado a roubar, quando começa a violência.

12 Para casa.... Escolher um tema da atualidade e buscar informações sobre ele.


Carregar ppt "A informatividade e o senso comum Texto dissertativo-argumentativo. 3ª séries Profª Clarissa P. Oliveira Técnica de Redação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google