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Economia – Unidade 1.

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Apresentação em tema: "Economia – Unidade 1."— Transcrição da apresentação:

1 Economia – Unidade 1

2 Educação a Distância – EaD
Economia Professor: Flávio Brustoloni

3 Economia Cronograma: Turma EMD 0119 Data Atividade 05/07 12/07 19/07
1º Encontro 12/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 19/07 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 26/07 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Objetivos da Disciplina:
Permitir ao acadêmico uma visão geral da Ciência Econômica; Compreender a organização da atividade produtiva na perspectiva macro e microeconômica e suas influências sobre os demais ramos do conhecimento; Compreender as relações com as atividades típicas dos profissionais que atuam com as Ciências Sociais Aplicadas; 1/60

5 Unidade 1 O QUE É ECONOMIA, AGENTES ECONÔMICOS E SISTEMAS ECONÔMICOS
2/60

6 Objetivos da Unidade: Diferenciar os vários entendimentos possíveis da palavra Economia; Identificar os agentes econômicos e compreender os seus papéis dentro da atividade econômica; Comparar as características dos diferentes sistemas econômicos atualmente em funcionamento; Demonstrar o funcionamento do Fluxo Circular da Renda no sistema econômico capitalista; 3/60

7 TÓPICO 1 O que é Economia 4/60

8 (Estamos na página 3 da apostila)
1 Introdução Tópico 1 Economia é um assunto comentado nas mais variadas esferas sociais, dos bancos universitários aos ambientes de trabalho, às vezes, com propriedade, porém, na maior parte dos casos, de forma superficial e parcial. (Estamos na página 3 da apostila) 5/60

9 (Estamos na página 4 da apostila)
1 Introdução Tópico 1 Economia tem pelo menos três significados; - Poupar (Senso Comum); - Atividade Econômica; - Ciência Econômica. (Estamos na página 4 da apostila) 6/60

10 2 O que é Economia 2.1 Segundo o “Senso Comum”
Tópico 1 Segundo o “Senso Comum” ou percepção intuitiva que a maioria das pessoas tem a respeito da palavra “Economia”, ela significa economizar ou poupar, ou seja, abrir mão do consumo presente para guardar ou acumular recursos para realizar um consumo maior no futuro. (Estamos na página 5 da apostila) 7/60

11 2 O que é Economia 2.2 Como Atividade Econômica
Tópico 1 Atividade Econômica é o conjunto de ações desenvolvidas pelos seres humanos no sentido de criar as condições materiais para a sua sobrevivência. É toda ação dos seres humanos destinada a produzir, distribuir e consumir riquezas. (Estamos na página 5 da apostila) 8/60

12 2 O que é Economia 2.3 Como Ciência Econômica
Tópico 1 Ciência Econômica é a ciência que estuda as diferentes maneiras pelas quais as sociedades se organizam e se relacionam para produzir, distribuir e consumir riquezas[...]. (Estamos na página 7 da apostila) 9/60

13 2 O que é Economia 2.4 A Ciência da Escassez
Tópico 1 Todos os recursos produtivos são considerados escassos, o que nos impede de produzir bens e serviços suficientes e atender todas as necessidades humanas. Por serem escassos, não podem ser desperdiçados, e seu uso deve ser bem planejado para não comprometer o crescimento econômico de gerações futuras. (Estamos na página 8 da apostila) 10/60

14 2 O que é Economia 2.5 Os Problemas Econômicos Fundamentais
Tópico 1 * O que e quanto produzir; * Como produzir; * Para quem produzir. (Estamos na página 9 da apostila) 11/60

15 TÓPICO 2 Agentes Econômicos
12/60

16 (Estamos na página 15 da apostila)
1 Introdução Tópico 2 Como não é possível produzir tudo o que as pessoas precisam ou desejam, torna-se necessário eleger prioridades, dando ênfase à produção de determinados bens e serviços em detrimento de outros. Quem decide isso são os agentes econômicos: empresas, famílias e o Estado. (Estamos na página 15 da apostila) 13/60

17 (Estamos na página 15 da apostila)
2 As Empresas Tópico 2 Os empresários é que realizam os investimentos produtivos para ampliar sua capacidade produtiva, contratam e treinam trabalhadores. Suas decisões são baseadas no comportamento e desejo das famílias, que consomem seus produtos. (Estamos na página 15 da apostila) 14/60

18 (Estamos na página 14 da apostila)
3 As Famílias Tópico 2 Nas economias capitalistas,as famílias exercem papel fundamental ao consumirem produtos: referenciam as decisões de produção dos empresários. (Estamos na página 14 da apostila) 15/60

19 (Estamos na página 16 da apostila)
4 O Mercado Tópico 2 A relação entre empresas e famílias ocorre no mercado, onde existe um processo de troca de mercadoria por dinheiro ou compra e venda. Possui vantagens e desvantagens. (Estamos na página 16 da apostila) 16/60

20 (Estamos na página 18 da apostila)
5 O Estado Tópico 2 O Estado detém o poder de interferir nas relações de mercado, entre empresários e consumidores. (Estamos na página 18 da apostila) 17/60

21 (Estamos na página 20 da apostila)
6 O Resto do Mundo Tópico 2 Com o crescimento das relações comerciais entre os vários países decorrente do processo de globalização, o resto do mundo pode ser visto como um quarto agente econômico. (Estamos na página 20 da apostila) 18/60

22 TÓPICO 3 Sistemas Econômicos
19/60

23 (Estamos na página 23 da apostila)
1 Introdução Tópico 3 Sistema Econômico é o conjunto de características particulares de cada economia. Os economistas de orientação Marxista utilizam a expressão “modo de produção” para designar a estrutura econômica da sociedade. (Estamos na página 23 da apostila) 20/60

24 (Estamos na página 24 da apostila)
2 Capitalismo Tópico 3 Sistema econômico caracterizado, entre outras coisas, pela propriedade privada dos meios de produção (máquinas e equipamentos), pelo trabalho assalariado, pela livre iniciativa empresarial, etc. (Estamos na página 24 da apostila) 21/60

25 3 Socialismo 3.1 Fundamentos Ideológicos
Tópico 3 Thomas Morus pela sua obra “Utopia”(1516); Robert Owen, Charles Fourier e Saint-Simon. Karl Marx e Friedrich Engels (fundadores do socialismo científico). (Estamos na página 25 da apostila) 22/60

26 3 Socialismo 3.2 A Experiência Soviética
Tópico 3 Lênin foi inspirado pelas idéias de Marx, em outubro de 1917 implementa a Revolução Socialista pondo em prática a primeira experiência socialista do mundo. A iniciativa privada foi eliminada. Toda a produção e ofertas de emprego ficaram a cargo do governo central. (Estamos na página 26 da apostila) 23/60

27 3 Socialismo 3.2 A Experiência Soviética
Tópico 3 Em 1985 com Mickail Gorbatchev são iniciadas reformas políticas e administrativas com o intuito de tornar a administração centralizada mais transparente e o aparato econômico mais eficiente. Essas reformas ficaram conhecidas como Perestroika e Glasnost. (Estamos na página 27 da apostila) 24/60

28 3 Socialismo 3.3 A Experiência Chinesa
Tópico 3 A China adotou o socialismo em 1949, quatro anos após o término da Segunda Guerra Mundial. O processo revolucionário foi liderado por Mao Tse-Tung. Nos primeiros anos o modelo foi inspirado no modelo soviético. (Estamos na página 28 da apostila) 25/60

29 4 Convergência dos Sistemas Econômicos
Tópico 3 Os Sistemas Econômicos tendem a uma convergência. As economias capitalistas liberais aceitam a crescente participação do Estado nas decisões econômicas. Por outro lado, os países de economia planificada aceitam a crescente participação da iniciativa privada nas decisões econômicas. (Estamos na página 29 da apostila) 26/60

30 TÓPICO 4 Funcionamento de um Sistema Econômico Capitalista
27/60

31 (Estamos na página 33 da apostila)
1 Introdução Tópico 4 A Inter-relação entre os agentes econômicos pode ser resumida por meio de um esquema denominado Fluxo Circular da Renda. (Estamos na página 33 da apostila) 28/60

32 (Estamos na página 33 da apostila)
1 Introdução Tópico 4 Recurso Produtivo Remuneração Mão de Obra (Trabalho) Salário Terra (Instalações, terrenos) Aluguel Dinheiro (Capital Financeiro) Juros Capital (Máquinas e equipamentos) / Capacidade Empresarial Lucros Dividendos Tecnologia Royalty (Estamos na página 33 da apostila) 29/60

33 2 Fluxo Real e Fluxo Monetário
Tópico 4 Fluxo Real da Economia Fornecimento de Recursos de Produção Unidades de Produção Unidades Familiares Suprimento de Bens e Serviços (Estamos na página 34 da apostila) 30/60

34 2 Fluxo Real e Fluxo Monetário
Tópico 4 Fluxo Monetário Remuneração dos Recursos de Produção Empregados Unidades de Produção Unidades Familiares Pagamento pelos Bens e Serviços adquiridos (Estamos na página 35 da apostila) 31/60

35 3 Inter-Relação dos Fluxos Real e Monetário
Tópico 4 Percebemos que existem dois tipos distintos de mercados decorrentes do funcionamento conjunto dos fluxos real e monetário. (Estamos na página 35 da apostila) 32/60

36 3 Inter-Relação dos Fluxos Real e Monetário
Tópico 4 1. Mercado de Recursos de Produção: recursos ofertados pelas famílias e procurados pelas empresas. Ex: mercado de Trabalho, mercado de Capitais, mercado Financeiro e mercado Imobiliário. (Estamos na página 35 da apostila) 33/60

37 3 Inter-Relação dos Fluxos Real e Monetário
Tópico 4 2. Mercado de Bens e Serviços: recursos ofertados pelas empresas e procurados pelas famílias. Ex: supermercados, farmácias, padarias, feiras, escolas, cinemas, etc. (Estamos na página 35 da apostila) 34/60

38 3 Inter-Relação dos Fluxos Real e Monetário
Tópico 4 Interdependência entre os Fluxos Procura e emprego de recursos Oferta de recursos Mercado de Recursos de Produção Salários, juros, aluguéis, lucros e dividendos Unidades Familiares Unidades de Produção Retransferência monetária através dos preços pagos pelos bens e serviços adquiridos Mercado de Bens e Serviços Procura e aquisição de Bens e Serviços Oferta de Bens e Serviços (Estamos na página 36 da apostila) 35/60

39 3 Inter-Relação dos Fluxos Real e Monetário
Tópico 4 A riqueza de um país é medida pelo valor monetário de sua produção ao longo de um ano. Embora a moeda seja usada como instrumento de mensuração do valor da produção, ela em si não é riqueza, apenas representa a riqueza. (Estamos na página 38 da apostila) 36/60

40 4 Vazamentos e Injeções no Fluxo Circular da Renda
Tópico 4 Renda Nacional (Y) FAMÍLIAS EMPRESAS Consumo (C) Mercado Financeiro Poupança (S) Investimentos (I) Impostos (T) Gastos do Governo (G) Governo Resto do Mundo Importações (M) Exportações (X) VAZAMENTOS INJEÇÕES (Estamos na página 40 da apostila) 37/60

41 TÓPICO 5 Evolução do Pensamento Econômico
38/60

42 (Estamos na página 45 da apostila)
1 Introdução Tópico 5 A preocupação básica dos pensadores econômicos foi a resolução dos problemas econômicos enfrentados em cada período histórico. (Estamos na página 45 da apostila) 39/60

43 2 Pré-história e Antiguidade Clássica
Tópico 5 A atividade econômica surge com as primeiras atividades humanas relativamente organizadas, voltadas para a agricultura e pastoreio, fator que permitiu o desenvolvimento de comunidades sedentárias cujo excedente de produção começou a ser comercializado com tribos vizinhas. (Estamos na página 45 da apostila) 40/60

44 2 Pré-história e Antiguidade Clássica
Tópico 5 Fig.1 – Tribo Sedentária 41/60

45 2 Pré-história e Antiguidade Clássica
Tópico 5 Na Grécia, destaca-se Xenofonte, que criou a palavra “Economia” que deriva de oikos (casa) e nomos (lei). Significa, literalmente, “Lei da Casa”. (Estamos na página 46 da apostila) 42/60

46 2 Pré-história e Antiguidade Clássica
Tópico 5 Fig.2 – Xenofonte, criador da palavra Economia 43/60

47 (Estamos na página 47 da apostila)
3 Idade Média Tópico 5 O primeiro período é caracterizado pela ruralização da sociedade, que começou e se estruturar num sistema feudal, por isso houve um fraco movimento de trocas comerciais (autosustentação). (Estamos na página 47 da apostila) 44/60

48 3 Idade Média Tópico 5 Fig.3 – Feudalismo 45/60

49 (Estamos na página 47 da apostila)
3 Idade Média Tópico 5 A partir do séc. XI (Baixa Idade Média) o aumento da oferta de mão de obra provoca um aumento na produção, gerando um aumento do excedente econômico. Preocupa-se agora com o aumento de produtividade. As atividades de comércio desenvolvem-se e as cidades começam a crescer. Inicia-se um processo de especialização do trabalho e o surgimento das corporações de ofício. Com o incremento das atividades comerciais surgem o sistema bancário e os instrumentos de crédito. (Estamos na página 47 da apostila) 46/60

50 Fig.4 e 5 – Baixa Idade Média
Tópico 5 Fig.4 e 5 – Baixa Idade Média 47/60

51 (Estamos na página 49 da apostila)
4 Mercantilismo Tópico 5 Período no qual se atribuiu muito valor aos metais preciosos, particularmente ouro e prata. Acreditava-se que quanto maior os estoques de ouro e prata das nações, mais ricas elas seriam. Neste período também foram estabelecidos os primeiros princípios de uma política econômica, sistematizados por William Petty, em 1862, em sua obra Political Arithmetic. (Estamos na página 49 da apostila) 48/60

52 Fig.6 e 7 – Metais Preciosos e William Petty
4 Mercantilismo Tópico 5 Fig.6 e 7 – Metais Preciosos e William Petty 49/60

53 (Estamos na página 50 da apostila)
5 Escola Fisiocrata Tópico 5 Invenção da máquina a vapor. Os métodos artesanais de produção foram sendo gradualmente substituídos por máquinas e equipamentos, notadamente nos setores têxtil e metalúrgico. A Escola Fisiocrata é conhecida como a primeira escola econômica a defender o liberalismo econômico, ou seja, a não intervenção do Estado na Economia. (Estamos na página 50 da apostila) 50/60

54 Fig.8 e 9 – Revolução Industrial
5 Escola Fisiocrata Tópico 5 Fig.8 e 9 – Revolução Industrial 51/60

55 (Estamos na página 51 da apostila)
6 Escola Clássica Tópico 5 Em 1776, O escocês Adam Smith publicou a obra “A Riqueza das Nações”. Isto é considerado o marco inicial da Ciência Econômica, cujo autor é o “Pai da Economia”. Expôs as seguintes questões; - Crença no Liberalismo Econômico; - Fonte de Riqueza é o trabalho. (Estamos na página 51 da apostila) 52/60

56 6 Escola Clássica Tópico 5 Fig. 10 – Adam Smith 53/60

57 (Estamos na página 56 da apostila)
7 Socialismo e Marxismo Tópico 5 Para Marx, na sociedade capitalista existe um grande conflito de interesses entre o proletariado e os capitalistas. Os capitalistas querem maximizar o retorno do seu capital, que significa produzir o máximo com mínimo custo (pagar menos ao trabalhador). Para corrigir isso Marx propõe a abolição da propriedade privada dos meios de produção através de um golpe de Estado. Como os meios de produção seriam então de propriedade comum, surge o modelo COMUNISTA. (Estamos na página 56 da apostila) 54/60

58 Fig. 11 e 12 – Comunismo e Karl Marx
7 Socialismo e Marxismo Tópico 5 Fig. 11 e 12 – Comunismo e Karl Marx 55/60

59 8 Escola Neoclássica (Marginalista)
Tópico 5 O foco de estudo dos marginalistas são as necessidades humanas e as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis para satisfazê-las. Se preocupavam com os recursos por serem escassos. Não existe espaço para o altruísmo e para a preocupação com o próximo nas ações econômicas. (Estamos na página 57 da apostila) 56/60

60 8 Escola Neoclássica (Marginalista)
Tópico 5 Fig. 13 – Alfred Marshall 57/60

61 (Estamos na página 59 da apostila)
9 Keynesianismo Tópico 5 A idéia central de John Maynard Keynes era a de que caberia ao Estado estimular a demanda Agregada do país através do estímulo ao consumo, promovido pela realização de gastos públicos com obras públicas. (Estamos na página 59 da apostila) 58/60

62 Fig. 14 – John Maynard Keynes (1883-1946)
9 Keynesianismo Tópico 5 Fig. 14 – John Maynard Keynes ( ) 59/60

63 (Estamos na página 62 da apostila)
10 Neoliberalismo Tópico 5 As três décadas de keynesianismo na Europa e EUA provocaram um endividamento nestas nações, diminuindo a capacidade do Estado de interferir nos assuntos econômicos. No Neoliberalismo, o Estado continua tendo responsabilidades jurídicas e controla as relações de trabalho por meio de uma legislação trabalhista, regula as relações das empresas com seus consumidores por meio de um código de defesa do consumidor, e tenta evitar que as Unidades da Federação e os Municípios gastem demais com uma lei de Responsabilidade Fiscal. (Estamos na página 62 da apostila) 60/60

64 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

65 Economia PRÓXIMA AULA:
2º Encontro da Disciplina 1ª Avaliação da Disciplina (Redação com consulta)


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