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REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR.

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Apresentação em tema: "REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR."— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

2 O QUE É REDE?

3 REDE entrelaçamento de fios, cordas, cordéis, arames, com aberturas regulares fixadas por malhas, formando uma espécie de tecido

4 REDES SOCIAIS ARTICULAÇÃO ENTRE ATORES E/OU ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PARA APOIO A AÇÕES EM TORNO DE OBJETIVOS COMUNS DE FORMA DESCENTRALIZADA RELAÇÕES HORIZONTAIS / NÃO HIERÁRQUICAS INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E INFORMAÇÕES

5 ESTRUTURA EM REDE Não existem níveis hierárquicos e não há representação A comunicação circula em todas as direções, tecendo uma teia de relações A configuração da rede, seu desenho, não é fixo, muda conforme o fluxo da informação Não se delega poder mas se distribui responsabilidade em função de objetivos comuns

6 A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA TENDE A ORGANIZAR-SE EM REDES. TRATA-SE DE UMA ESTRUTURAÇÃO ABERTA CAPAZ DE EXPANDIR-SE DE FORMA ILIMITADA. É CAPAZ DE INTEGRAR ELOS A PARTIR DE ADESÕES ORIENTADAS DEMOCRATICAMENTE E UTILIZANDO-SE INTENSAMENTE DOS RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ATUAIS.

7 REDES TEMÁTICAS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL · PROPOSTAS PELA SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DO MDA · REDES EM TORNO DE TEMAS ESTRATÉGICOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

8 REDES TEMÁTICAS Agroecologia Agroindústria Comercialização Crédito e Seguro Formação dos agentes de ATER Leite Produtos e mercados diferenciados Metodologias participativas de ATER Turismo Rural Biodiesel Diversificação da fumicultura

9 REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

10 REDE COMERCIALIZAÇÃO OBJETIVOS: · Intercâmbio de experiências de promoção comercial de Produtos da Agricultura Familiar · Apoio à formulação e divulgação de programas e políticas públicas · Formação de agentes no tema Comercialização

11 REDE COMERCIALIZAÇÃO PRINCIPAIS AÇÕES: Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Capacitação para elaboração de projetos para acesso ao PAA através de atividades de divulgação do Programa Estímulo às iniciativas estaduais e locais que melhorem as condições de acesso dos Agricultores Familiares a novos mercados

12 REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

13 PROPOSTAS PARA A REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: · Articulação entre agentes de ATER, organizações dos Agricultores Familiares e órgãos federais/estaduais/municipais, visando: divulgação de programas governamentais e oportunidades de mercado e a troca de experiências em comercialização

14 PROPOSTAS PARA A REDE ESTADUAL DE COMERCIALIZAÇÃO ESTRATÉGIAS: - Capacitação de técnicos extensionistas e dirigentes de organizações dos agricultores familiares para acesso ao PAA - Integração: Associações /Sindicatos / Cooperativas /CMDRS /MDA /CATI /ITESP/ CONAB/ Prefeituras /CEASAS /SEBRAE / Articulação através da Internet / Encontros / Reuniões / Palestras - Assessoria em legislação (tributária, sanitária, etc.) · -Interface com demais redes ( agroindústria / produtos diferenciados, outras)

15 REDE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR - SP CONTATO: Engº. Agrº. CARLOS EDUARDO KNIPPEL GALLETTA DEXTRU - Divisão de Extensão Rural da CATI Av. Brasil, 2340 – Jd. Chapadão CEP – Campinas – SP Tel. (19)


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