A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14. Sérgio Freixinho, nº15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14. Sérgio Freixinho, nº15."— Transcrição da apresentação:

1 DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14. Sérgio Freixinho, nº15.

2 Qual a origem do DHCP e os seus antecessores? Como se procede à atribuição de IP através do DHCP (todos os passos que ocorrem)? Quais as diferenças entre DHCP manual, automático e dinâmico? O que são scopes?

3 O DHCP surgiu como padrão em Outubro de O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Qual a origem do DHCP e os seus antecessores?

4 Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências actuais. O BOOTP ( Bootstrap Protocol ) é um protocolo padronizado pelo IAB, que permite a configuração automática de parâmetros de rede, porém sem a capacidade de alocar dinamicamente estes parâmetros, como faz o DHCP. Qual a origem do DHCP e os seus antecessores?

5 O endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora, etc.) em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet) único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet. O que é um IP?

6 Quando um servidor DHCP recebe um pedido de concessão de IP de um cliente, este reserva um endereço IP para o cliente e estende-se uma oferta de ligação através do envio de uma mensagem DHCPOFFER. Esta mensagem contém o endereço do cliente MAC, o endereço IP que o servidor está a disponibilizar, a máscara de sub-rede, a duração da ligação, bem como o endereço IP do servidor de DHCP. O servidor determina a configuração com base no endereço do cliente hardware como especificado no campo chaddr (endereço de hardware do cliente). Como se procede à atribuição de IP através do DHCP (todos os passos que ocorrem)?

7 DHCPDISCOVER (para localizar os servidores DHCP disponíveis) DHCPOFFER (resposta do servidor um pacote DHCPDISCOVER, que contém os primeiros parâmetros) DHCPREQUEST (pedido diverso do cliente para por exemplo prolongar o seu arrendamento) DHCPACK (resposta do servidor que contém parâmetros e o endereço IP do cliente) DHCPNAK (resposta do servidor para informar o cliente que o seu arrendamento acabou ou se o cliente apresenta uma má configuração de rede) DHCPDECLINE (o cliente anuncia ao servidor que o endereço já é utilizado) DHCPRELEASE (o cliente libera o seu endereço IP) DHCPINFORM (o cliente pede os parâmetros locais, tem já o seu endereço IP) Como se procede à atribuição de IP através do DHCP (todos os passos que ocorrem)?

8 O DHCP pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual. Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão. Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efectuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede. Quais as diferenças entre DHCP manual, automático e dinâmico?

9 No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC ( Medium Access Control ) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo. Quais as diferenças entre DHCP manual, automático e dinâmico?

10 Um scope é o intervalo consecutivo completo de endereços IP possíveis para uma rede (por exemplo, a faixa de a , na rede / ). Em geral, os scopes definem uma única sub-rede física, na rede na qual serão oferecidos serviços DHCP. Os scopes também fornecem o método principal para que o servidor gerencie a distribuição e atribuição de endereços IP e outros parâmetros de configuração para clientes na rede, tais como o Default Gateway, Servidor DNS, entre outros. O que são scopes?


Carregar ppt "DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14. Sérgio Freixinho, nº15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google