A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de percussão musical

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de percussão musical"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de percussão musical
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Beja Curso: Engenharia Informática Portfólio Curso de percussão musical João Paulo Fernandes de Sousa, nº 3242

2 Introdução Actividade: Curso de Percussão Musical
Duração: um ano lectivo (2007/2008) Local: Academia de Música “Clave d’Ouro” (Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Vilanovense de Vila Nova da Baronia)

3 A Actividade Principais objectivos: Fomentar o gosto pela música;
Desenvolver: Sentido crítico musical; Coordenação motora; Motrocidade fina (agilidade); Gosto pela prática instrumental; Sociabilidade (trabalho em grupo).

4 A Actividade Objectivos específicos: Desenvolver e promover:
capacidade de leitura rítmica; capacidade de execução através da leitura; desenvolver a coordenação motora ao nível dos membros superiores e inferiores; a percepção rítmica; a noção de tempo e contratempo; a prática instrumental em instrumentos e em grupo.

5 A Actividade Instrumentos (1/2): Bateria – Pratos;
– Caixa de rufo (tarola); – Tímbales; – Prato de choque; – Timbalão de chão; – Bombo.

6 A Actividade Intrumentos: (2/2) Djembé
Instrumento musical de percussão; Corpo em forma de cálice; Percutido com as mãos; Produz três sons básicos: “Slap” (rebordo da pele); “Open” (entre o rebordo e centro); “Base” (centro da pele).

7 A Actividade Fíguras rítmicas - A semibreve é o valor unitário.
- 1 semibreve  2 mínimas. - 2 mínimas  4 semínimas. - 4 semínimas  8 colcheias. - 8 colcheias  16 semicolcheias. - 16 semicolcheias  32 fusas. - 32 fusas  64 semifusas.

8 A Actividade Clave Altura da nota Clave de percussão indicando
compasso quaternário (4 tempos). Na pauta de percussão, as alturas das notas identificam os instrumentos de percussão. Ex: o bombo, como é a peça que produz o som mais grave, é representado na parte inferior do pentagrama.

9 Competências vs Tarefas
Competências adquiridas: Leitura e execução de pautas em bateria e djembé; Destreza e coordenação motora; Maior motivação e auto-estima; (principalmente a tocar em grupo) Capacidade de evolução a nível rítmico.

10 Competências vs Tarefas
Principais tarefas desempenhadas: Muita prática instrumental, tanto em bateria como em djembé; Treino de leitura e execução de pautas; Estimular gradualmente a capacidade de execução de diferentes rítmos; Obs: Aspectos importantes em ter em consideração: - Dedicação; - Empenho; - Gosto pela prática instrumental.


Carregar ppt "Curso de percussão musical"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google