A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Sérgio Crespo Alexandre Nunes Barbosa Daniel de Souza Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Sérgio Crespo Alexandre Nunes Barbosa Daniel de Souza Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Sérgio Crespo Alexandre Nunes Barbosa Daniel de Souza Martins

2 David K. Smith

3

4 Muitos artigos falam sobre a possibilidade do uso de PD (programação dinâmica), e outras técnicas, para otimização de jogos como o xadrez. A literatura fala de técnicas de otimização utilizando matemática pura, lógica e informática. O trabalho aborda apenas o uso da PD e a contribuição dela na investigação de habilidades lógicas necessárias para a resolução de enigmas ou para derrotar um inimigo em um jogo de tabuleiro.

5 O estudo é aplicado a jogos de tabuleiro, que não exigem esforço físico, exigindo apenas esforço mental(inteligência, agilidade mental e lógica); No decorrer do artigo são utilizados termos técnicos relacionados a PD, como: estágio, estado, decisão, política, fórmula de recorrência, dimensão, etc. Informalmente nos jogos de tabuleiro o estágio refere-se a quantidade de possíveis jogadas, porém em alguns jogos essa quantidade é potencialmente infinita, nesses casos, o retorno da PD independe do estágio. O estado refere-se a posição em que as peças (peças, cartas ou similar) se encontram. A decisão refere-se ao próximo movimento. A política e a fórmula de recorrência implicam em um valor que pode ser associado ao estado e ao estágio. A dimensão depende do jogo, e sobre a forma como se escolhe para descrever o estado.

6

7

8

9

10

11

12

13

14 São jogos onde dois jogadores jogam um depois do outro. Existem dois tipos: Jogos combinatoriais. Jogos de posição.

15 Guy [2] define jogos combinatórios como tendo as seguintes propriedades: Há apenas dois jogadores, que recebem nomes diferentes, tais como esquerda e direita, ou preto e branco. (Assim: sem coligações). O jogo tem um conjunto bem definido de posições, que normalmente é um conjunto finito. Geralmente, há um ponto de partida posição. Existem regras que definem os dois conjuntos de movimentos que esquerda e direita pode fazer de cada posição para novas posições. Os jogadores movimentam alternadamente e não há nenhuma chance ou movimentos aleatórios. Um jogador que não pode se mover é o perdedor. Jogos terminam sempre porque alguns jogadores não podem se mover. Ambos os jogadores sabem o estado do jogo, esta é uma informação completa. (Então, um jogador não pode blefar sobre a posição). Dentro dessa definição existe a classe dos jogos imparciais, ou seja, os jogadores possuem as mesmas possibilidades de movimento.

16 São jogos que dependem da posição das peças no tabuleiro; Muitos deles possuem 3000 anos ou mais.

17 O jogo Nim consiste em ir removendo feijões (elementos), de uma ou mais pilhas, até que não existam mais feijões ou que um movimento não possa ser feito. Qualquer quantidade de elementos pode ser removida, desde que o ultimo movimento não seja repetido.

18 Existem diversas referências aos trabalhos de Richard Bellman e suas ideias sobre o uso de programação dinâmica para jogar jogos de tabuleiro da melhor maneira. Bellman diz que para qualquer jogo é possível determinar todas as possibilidades de jogada.

19

20

21

22

23

24


Carregar ppt "Prof. Dr. Sérgio Crespo Alexandre Nunes Barbosa Daniel de Souza Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google