A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital
Ciências 6° ano Kelly K. Tonhon Tema da Aula Digital Células.

2 Células O que são células?
As células são a menor parte que forma os seres vivos também chamada ”unidade da vida”. Existem diferenças entre célula animal e vegetal. Existem seres unicelulares (formados por uma só célula) e seres pluricelulares (formados por várias células). Os seres vivos são formados por diferentes quantidades de células,.

3 Organoides celulares:
As partes da célula. Todas as células são compostas basicamente por três partes: núcleo, citoplasma e membrana plasmática, no entanto, as células são formadas por diversas pequenas partes que desempenham funções específicas . Essas partes são chamadas de: Organoides celulares:

4 1-Nucléolo: armazena carga genética
2-Núcleo celular: cromossomos do DNA 3-Ribossomos: faz a síntese de proteínas 4-Vesículas: armazenam substancias. 5-retículo endoplasmático rugoso (RER): transporte de proteínas ( há ribossomos grudados nele ) 6-Complexo de Golgi armazena e libera as proteínas 7-Microtúbulos 8-Retículo endoplasmático liso: transporte de proteínas 9-Mitocôndrias: respiração 10-Vacúolo: existem em célula animal, porém são muito maiores na célula vegetal, servem como reserva energética 11-Citoplasma 12-Lisossomas: digestão 13-Centríolos: divisão celular

5 O núcleo: O núcleo é o centro de controle das atividades celulares e o “arquivo” das informações hereditárias, que a célula transmite às suas filhas ao se reproduzir. O núcleo das células que não estão em processo de divisão apresenta um limite bem definido, devido à presença da carioteca ou membrana nuclear, visível, apenas, ao microscópio eletrônico.

6 O citoplasma: É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, e sim preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma, em que estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.

7 A membrana plasmática:
A membrana plasmática também chamada membrana celular ou membrana citoplasmática constitui uma fina película lipoproteica, delimitando o citoplasma de todos os seres vivos (eucariontes e procariontes).

8 Células animais e vegetais: qual a diferença?
A célula animal geralmente é arredondada, sem parede celular nem plastos e sua principal reserva de energia é o glicogênio. Célula vegetal tem formato prismático, com parede celular e plastos. Não possui lisossomos nem centríolo, os vacúolos são grandes e em pequena quantidade. Os plastos ligados aos processos de fotossíntese são chamados cloroplastos e são os mais comuns e verdes.

9

10 Você já foi um dia uma única célula e, hoje, seu corpo é formado por 65 trilhões de células. Você tem ideia de como isso ocorreu?

11 Uni ou Pluri? Os seres pluricelulares são formados por várias células. vegetais. A palavra unicelular tem origem no latim uni, que significa "um, único". Nesse caso, são as bactérias, as cianobactérias, os protozoários, as algas unicelulares e as leveduras. A palavra pluricelular tem origem no latim pluri, que significa "mais, maior“. Exemplos: animais e vegetais.

12 Tipos de células: Microscópicas: vistas somente com auxilio
do microscópio, são a maioria delas. Exemplos: bactérias, protozoários. Macroscópicas: gema de ovos, alvéolos de laranja, óvulo humano, célula da bainha da folha da bananeira.

13 Resumindo.... - Célula é a menor parte de um ser vivo.
- As células vegetais se distinguem das células animais devido às seguintes características: parede celular, vacúolos, plastos e reserva energética. - Os seres vivos podem ser unicelulares (possuem apenas uma célula), pluricelulares (possuem mais de uma célula). O formato das células varia de acordo com a sua função. As principais partes de uma célula são: núcleo, citoplasma e membrana plasmática.

14 Curiosidade: As hemácias são células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo, no entanto, elas não tem núcleo e dessa forma não se reproduzem.


Carregar ppt "Disciplina Ano Professora Tema da Aula Digital"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google