A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neolítico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neolítico."— Transcrição da apresentação:

1 neolítico

2 período  É o período da Pré-História que começa em 8000 a.C.

3  Também chamado de idade da “PEDRA POLIDA”
 Também chamado de idade da “PEDRA POLIDA”.  Durante esse período surge a agricultura, e a fixação resultante do cultivo da terra e da domesticação de animais para o trabalho provoca o “sedentarismo”.  As primeiras aldeias são criadas próximas a rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para homens e animais.  O trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres, os homens cuidam da segurança, caça e pesca, enquanto as mulheres plantam, colhem e educam os filhos.  A disponibilidade de alimento permite também às populações um aumento do tempo de lazer, e a necessidade de armazenar os alimentos e as sementes para cultivo leva à criação de peças de cerâmica, que vão gradualmente ganhando fins decorativos.

4 Comércio na pré-história?
 Uma aldeia, ao produzir mais do que o necessário e, para não perder grande parte da produção que não iria ser utilizada, troca o excesso por peças de artesanato, roupas e outras utensílios com outras aldeias.

5 Existia dinheiro na pré-história ???

6 Era, na época, representado por sementes
Era, na época, representado por sementes. Estas sementes, diferenciadas umas das outras, representavam cada tipo, um valor diferente.

7 relações sociais  Com o surgimento da agricultura, surgiram mudanças não só nos instrumentos de trabalhos e na formação de cidades, mas também nas relações sociais entre os homens.  No inicio, a produção agrícola era um empreendimento familiar: pai, mãe, filhos e filhas de diversas idades, cada qual passou a trabalhar a terra com determinados deveres fixados por tradição.  O investimento de muito trabalho no cultivo da terra, porém, levou ao desejo de posse da terra e à criação do direito de herança. O primogênito herdava a terra e os mais jovens, sem possuírem terras próprias, passavam a servi-lo; ou, então, a servir a outros donos de terras.  Surgiu a escravidão. Pela primeira vez, a sociedade dividiu-se em partes opostas: os donos de escravos e escravos. O mundo passou a ter um novo modo de produção – o escravismo – e novas relações sociais baseadas na desigualdade.

8 características  O uso de instrumentos de metal provocou um grande salto na produção agrícola.  Religião.  Habitações.  Vestuário.  Cultura.

9 religião “A arqueologia registra que nos períodos Paleolítico e do Neolítico houve a primeira manifestação humana de uma religião a qual baseou-se no culto à mulher, ao feminino e a associação dela com a Natureza” “ Se a MULHER é o único ser humano capaz dar a luz e gerar outro ser da sua espécie, logo, Deus é uma Mulher. Assim era a associação que faziam os “HOMENS DAS CAVERNAS”.

10

11

12 habitação  Nas casas redondas, a família sentava-se em bancos de pedra, encostados às paredes.  Os lugares eram ocupados segundo a idade e posição social.  As camas normalmente eram feitas do mesmo material que as paredes. As casas tinham apenas uma divisão com uma lareira para a aquecer.  Os materiais de construção eram sólidos, como a argila seca ou madeira, os alicerces eram em pedra ou pilares de madeira, e cobertos por terraços ou telhados feitos de colmo.

13 CONSTRUÇÕES MENIR DÓLMEN MENIR + DÓLMEN = CROMELEQUE

14

15 M E N I R

16 DÓLMEN

17

18 C R O M E L E Q U E

19 STONEHENGE

20

21

22

23

24 vestuário  Os homens usavam saias de lã negra ou de tecidos de pele de cabra, que caíam sobre bragas, uma espécie de calças curtas e largas.  As mulheres usavam roupas coloridas e cobriam a cabeça com véus que caíam até aos olhos, escondendo os cabelos entrançados.

25

26

27

28

29

30 COMUNICAÇÃO Arte rupestre se aperfeiçoa e as representações ganham novos destaques.

31

32

33

34

35

36

37

38

39 ferramentas  Não só a arte evoluiu, mas o homem pré- histórico aprendeu a polir a pedra e transformar o metal em armas de caça e utensílios domésticos.

40

41

42

43

44 Fonte: http://virandolua. blog4ever


Carregar ppt "Neolítico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google