A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de."— Transcrição da apresentação:

1 COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação

2 H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

3 FUNÇÕES DA LINGUAGEM Professor: Leonardo Queiroga

4 REFERENTE EMISSOR CÓDIGO RECEPTOR MENSAGEM CANAL REFERENTE EMISSOR CÓDIGO RECEPTOR MENSAGEM CANAL

5 ÊNFASE NO EMISSOR FUNÇÃO EMOTIVA

6 CARACTERÍSTICAS SUBJETIVIDADE – Predomínio da primeira pessoa VISÃO INTIMISTA UNILATERALIDADE PREOCUPAÇÃO COM O EU OPINIÕES E RELATOS PESSOAIS

7

8 Não sei quem sou, que alma tenho. Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)... Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Fernando Pessoa

9 ÊNFASE NO REFERENTE ASSUNTO FUNÇÃO REFERENCIAL INFORMATIVA COGNITIVA

10 FUNÇÃO REFERENCIAL OBJETIVIDADE ÊNFASE NA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO E ESCLARECIMENTO LINGUAGEM DENOTATIVA VISÃO UNIVERSAL PREFERÊNCIA PELA 3ª PESSOA TESES, TEXTOS JORNALÍSTICOS, CIENTÍFICOS

11

12 20/08/ h00 Mulher diz que foi atacada por David Copperfield da Associated Press, em Seattle Uma mulher entrou com um processo contra o mágico David Copperfield alegando que foi ameaçada e atacada sexualmente por ele enquanto passava alguns dias como hóspede da ilha particular de Copperfield nas Bahamas. Louis Lanzano/AP Modelo disse que foi ameaçada e atacada por Copperfield (foto) Os advogados do mágico, Angelo Calfo e Parry Eakes, negam as acusações e afirmam que o processo é uma "extorsão de dinheiro planejada e simples". O jornal "Seattle Times" afirma que a mulher é uma modelo de 22 anos e antiga candidata ao Miss Washington. Ela diz que conheceu Copperfield quando ele se apresentou na cidade de Kennewick, em 2007, e naquele ano foi convidada para visitar sua ilha particular. O jornal também afirma que o processo foi registrado em 29 de julho de 2007 em um tribunal de Seattle contra David Seth Kotkin, nome de batismo de Copperfield.

13 ÊNFASE NO RECEPTOR FUNÇÃO CONATIVA APELATIVA

14 FUNÇÃO CONATIVA MUDAR HÁBITOS INFLUENCIAR CONVENCER / PERSUADIR ORDENAR CONVIDAR APELAR SUGESTIONAR

15 CARACTERÍSTICAS Verbos no imperativo Orações optativas (expressam desejos) Referência direta ao receptor

16

17

18 Desejo a você, fruto do mato, cheiro de jardim, namoro no portão, domingo sem chuva, segunda sem mau humor, sábado com seu amor, filme do Carlitos, chope com amigos, crônica de Rubem Braga, viver sem inimigos, filme antigo na TV, ter uma pessoa especial, e que ela goste de você, música de Tom com letra de Chico, frango caipira em pensão do interior, ouvir uma palavra amável, ter uma surpresa agradável, ver a banda passar, noite de lua cheia,

19 ÊNFASE NO CÓDIGO FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

20 Código abordando o próprio código Poema que fala de poema Música que fala de música Teatro que fala de teatro

21 Escher ( )

22 Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira. Drummond

23 ÊNFASE NO CANAL FUNÇÃO FÁTICA

24 Testar o canal de comunicação Avaliar o nível de entendimento

25 -Alô -Hummm -Heinnn? -Alô

26 -E aí, cara, tudo bem? - Tudo, e lá? - Indo, tipo assim, né? - Pô, e a meninada? - É, sei lá, vai

27 ÊNFASE NA MENSAGEM LINGUAGEM POÉTICA

28 FUNÇÃO POÉTICA Preocupação estética Linguagem repleta de figuras Combinações sonoras, visuais Provoca impacto quer seja visual, emotivo ou mesmo sonoro Jogo de palavras Pode agir conjuntamente em quase todas as outras funções

29

30

31 Marcelo Moura

32


Carregar ppt "COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google