A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA DÉCADA DE 1920

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA DÉCADA DE 1920"— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA DÉCADA DE 1920
Capítulo 8

2 Texto de Jorge Americano
Professor da Faculdade de Direito de São Paulo entre os anos de , reitor da universidade em 1948 e , em 1953, diretor da Faculdade de Direito Mackenzie. Seus livros relatam o cotidiano da cidade de São Paulo. Apontamentos do texto: as modernidades e instalações urbanas . Sobre o fato: Quando ocorreu? Por quantos dias agitou a capital? Quem participou dele? Contra quem lutavam? O que aconteceu na cidade e com a população civil? Para pensar: a imprensa é uma fonte histórica confiável? São Paulo nesse tempo (1915 – 1935). São Paulo: Melhoramentos, 1962.

3 O Brasil moderno

4 Influências Europa (França) e dos Estados Unidos. A elite brasileira tentava viver nos moldes estrangeiros, consumiam as novas tecnologias, vestiam como na Europa e seus filhos estudavam fora do país. Escutavam charleston, jazz, fox –trot. No Brasil surge o grupo Oito Batutas - liderado por Pixinguinha. O grupo fez mais sucesso fora do país, devido ao preconceito contra Pixinguinha que era negro.

5 Empresas estrangeiras no Brasil
1920 – Ford e General Motors – São Paulo Carros utilitários. 1927 – Varig – Rio Grande do Sul 1º Companhia aérea brasileira.

6 O ano de 1922 foi decisivo na vida de Roquete Pinto
O ano de 1922 foi decisivo na vida de Roquete Pinto. O país comemorava o primeiro centenário da sua independência e o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou uma grande feira internacional. O destaque do evento ficou por conta da apresentação de um revolucionário empreendimento, financiado por empresários norte americanos: a radiodifusão. Para realizar uma demonstração de seu potencial, foi instalada uma antena no morro do Corcovado, que permitiu a transmissão radiofônica de um discurso do presidente Epitácio Pessoa, captado em Niterói, Petrópolis, na serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores. Roquete Pinto ficou fascinado com a experiência e seu alcance, percebendo rapidamente a contribuição que poderia oferecer à educação do povo brasileiro, como defenderia mais tarde: "O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre". O RÁDIO NO BRASIL

7 O MOVIMENTO MODERNISTA
ROMPIMENTO DE VALORES ESTETÍCOS FUSÃO DAS TENDÊNCIAS MUNDIAIS COM A CULTURA BRASILEIRA : “ESPIRÍTO DA BRASILIDADE” ISSO OCORRE NA PINTURA, NA LITERATURA, NA MÚSICA. Cada conjunto de manifestação torna visível e perceptível os elementos de sua época. Esse seria o papel da arte para os modernistas.

8 Obras Modernistas O CAMINHO DA VIDA, ANITA MALFATTI
MULHERES PROTESTANDO, DI CAVALCANTI (obras que mostravam um Brasil tropical e sensual) O CAMINHO DA VIDA, ANITA MALFATTI (considerada louca pela família)

9 Obras Modernistas TRÊS GRAÇAS, VICTOR BRECHERET
OS TALHERES, VICENTE DO REGO MONTEIRO (mescla a arte primitiva com a cultura tradicional de Recife) TRÊS GRAÇAS, VICTOR BRECHERET ( suas esculturas causavam muita polêmica)

10 Na literatura, os escritores modernistas estavam preocupados com as questões sociais do povo brasileiro... “Como poucos, eu conheci as lutas e as tempestades. Como poucos, eu amei a palavra liberdade e por ela briguei.” “lá fora o luar continua e o trem divide o Brasil como um meridiano.” Oswald de Andrade

11 Semana de Arte Moderna A semana aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O movimento modernista lançado, exposto na semana de arte serviu para novas ideias serem lançadas, disseminadas no país, com um traço brasileiro bem forte.

12 A REAÇÃO DOS TENENTES ÀS OLIGARQUIAS
Esse clima moderno nas artes não era vivenciado por todos. A realidade das classes mais baixas eram outras; Faltava saneamento básico, o que causava muitas doenças para população. O número de escolas públicas era insuficiente para atender a população. Associações de imigrantes fundaram escolas no país: Dante Alighieri, Machenzie , Porto Seguro

13 "A satisfação intelectual não me basta. ação me faz falta
"A satisfação intelectual não me basta... ação me faz falta!" Pagu inspirou e influenciou opiniões de artistas e movimentos de mulheres e de trabalhadores em defesa da liberdade política e de expressão no Brasil durante a primeira metade do século XX – entrou para a história como um a mulher corajosa, forte, libertária, destemida, revolucionária, inteligente e sensual. As mulheres... Continuavam tendo que se submeter ao mando dos maridos. Não podiam votar. Patrícia Rehder Galvão, conhecida pelo pseudônimo de Pagu, (São João da Boa Vista, 9 de junho de 1910 — Santos, 12 de dezembro de 1962) foi uma escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira, que contestou estes padrões machistas da sociedade brasileira.

14 Por que as tradições conservadoras continuavam?
Devido as permanências políticas que freavam as mudanças comportamentais. Ex: voto de cabresto Política do café com leite lança Artur Bernardes (MG e Sp) para as eleições de Tentativa de rompimento: lançamento da candidatura de Nilo Peçanha Café com leite X Reação Republicana

15 Reação Republicana O movimento dos que eram contra a política dos coronéis, foi apoiado pelos jovens oficiais do exército que acreditavam nas mudanças do país. Queriam o voto secreto e ensino público. Vence Artur Bernardes; Fraude eleitoral; Tenentes se opuseram à sua posse, ato que foi repreendido pelo presidente eleito: fechamento do Clube Militar e início dos levantes tenentistas.

16 Levantes tenentistas 1922 - 1924
Tenentes se rebelam contra Epitácio Pessoa no Palácio do Governo – RJ. (Artur Bernardes só tomaria posse em novembro) Objetivo: recontagem dos votos. Fracasso: pouca adesão No dia seguinte (07/07/22) um grupo pequeno de tenentes saíram para as ruas para enfrentar o governo. Foram massacrados. Reação do governo: estado de sítio (4 anos) Militares presos.

17 “Republicanizar a República”
Plano: derrubar os governos de São Paulo e Rio de Janeiro. Líder: Isidoro Dias Lopes Apoio: Força Pública de São Paulo: 14 mil homens. 05/07/24 : “revolução do Isidoro” em São Paulo. Resultado:503 mortos, feridos, pessoas fugiram da cidade. Efeito dominó: interior do estado, Mato Grosso, Sergipe, Amazonas. “Republicanizar a República” Lema dos tenentes. Moralizar a política brasileira através de reformas, como: Eleição de uma assembleia constituinte, proibição de reeleições, voto secreto, fim das corrupções eleitorais, liberdade de ensino.

18 “Republicanizar a República”
Várias derrotas tenentistas. 27/07/24 : as tropas de Isidoro (3.500 homens) marcharam até Foz do Iguaçu – Tríplice Fronteira – dispostas a convocar mais adeptos e seguir lutando no processo de libertação do país. “Republicanizar a República” Resultado: pessoas presas;

19 A Coluna Prestes: tenentismo em marcha
Objetivos: Disseminar as ideias tenentistas pelo interior do Brasil e desgastar o governo. 15 estados em dois anos = km de marcha. Perseguições do governo. Presenciaram as péssimas condições de vida dos camponeses. Coronéis nordestinos pediram apoio até a Lampião. Vitórias tenentistas. Cavaleiro da esperança. Em 1927, os tenentistas foram exilados na Bolívia, Paraguai e Argentina. Prestes passa a seguir o comunismo. A Coluna Prestes: tenentismo em marcha 10/1294: Luís Carlos Prestes e Siqueira Campos lideram uma revolta tenentista no Rio Grande do Sul. O grupo de Carlos Prestes marcha até Foz do Iguaçu ao encontro do grupo de Isidoro.

20 Tarefinha para Página 111: DOC 1/ 2/ 3 Página 113: DOC 1/ 2 Página 115: DOC 1/ 2 Página 117: DOC 1/ 2/ 3 Leitura pp.120 e 121


Carregar ppt "BRASIL QUE MUDANÇAS OCORRERAM NA DÉCADA DE 1920"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google