A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Dados
Aula 05

2 Gerenciamento de Dados
Administrando dados

3 Gerenciamento de Dados
Administrando dados Gerenciamento de Dados Os dados são um recurso organizacional essencial que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. a maioria das organizações não conseguiria sobreviver ou ter sucesso sem dados de qualidade sobre suas operações internas e seu ambiente externo.

4 Conceitos Básicos sobre Dados
Administrando dados Conceitos Básicos sobre Dados Os dados podem ser organizados logicamente em caracteres, campos, registros e bancos de dados, tal como a escrita pode ser organizada em letras, palavras, sentenças, parágrafos e documentos.

5 Conceitos Básicos sobre Dados
Administrando dados Conceitos Básicos sobre Dados Caracter O caracter consiste em um único símbolo alfabético, numérico ou outro. Do ponto de vista do usuário, um caracter é o elemento mais simples dos dados possível de ser observado e manipulado. Campo Um campo consiste em um grupamento de caracteres. O agrupamento de dadospode ser considerado um "campo de dados" que representa um atributo (característica ou qualidade) de alguma entidade (objeto, pessoa, lugar ou evento).

6 Conceitos Básicos sobre Dados
Administrando dados Conceitos Básicos sobre Dados Registro Um registro representa, então, uma coleção de atributos que descrevem uma entidade. Registro de comprimento fixo contém um número fixo de campos de dados de comprimento fixo e registro de campo variável contém um número variável de campos e comprimentos de campos. Arquivo Um arquivo é um grupo de registros afins, também conhecido com uma tabela de dados.

7 Conceitos Básicos sobre Dados
Administrando dados Conceitos Básicos sobre Dados Banco de Dados Um Banco de Dados é um conjunto integrado de elementos de dados relacionados logicamente. Consolida registros previamente armazenados em arquivos separados em uma fonte comum de registros de dados que fornece dados para muitas aplicações.

8 Conceitos Básicos sobre Dados
Administrando dados Conceitos Básicos sobre Dados Banco de Dados Os dados armazenados num Banco de Dados são independentes dos programas aplicativos que os utilizam e do tipo de dispositivos de armazenamento secundário nos quais estão armazenados. Os Bancos de Dados contém elementos que descrevem entidades de seus relacionamentos.

9 Banco de Dados de uma Concessionária de Eletricidade
Administrando dados Banco de Dados de uma Concessionária de Eletricidade Entidade: Clientes, medidores, contas, pagamentos, leituras de medidores Relacionamentos: Contas enviadas aos clientes, clientes fazem pagamentos, clientes utilizam medidores Aplicações Aplicações Processamento de pagamento Faturamento Início / Parada do serviço Leitura de medidor

10 Gerenciamento de Dados
A abordagem do gerenciamento de Banco de Dados

11 A Abordagem do Gerenciamento de Banco de Dados
A abordagem do gerenciamento de banco de dados consolida registros e objetos de dados em banco de dados que podem ser acessados por diferentes programas aplicativos. O DBMS (Data Base Management System) funciona com interface de software entre usuários e os bancos de dados. Esse sistema ajuda os usuários a acessarem facilmente os registros de um banco de dados. Os SW de gerenciamento de banco de dados controla como os bancos de dados são criados, consultados e mantidos para fornecerem as informações necessárias aos usuários finais e suas organizações.

12 A Abordagem do Gerenciamento de Banco de Dados
Consultas diretas pelo usuário Processamento de transações do cliente Banco de Dados do Cliente Programa de Conta Corrente Programa de Conta de Poupança Programa de Financiamento Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados

13 A Abordagem do Gerenciamento de Banco de Dados
A abordagem do gerenciamento de banco de dados envolve três atividades básicas Atualização e manutenção de banco de dados comuns para refletir novas transações de negócios e outros eventos que exigem mudanças nos registros de uma organização Fornecimento das informações requisitadas por cada aplicação do usuário final mediante o uso de aplicativos que compartilhem os dados em bancos de dados comuns. Fornecimento de uma capacidade de consulta / resposta e emissão de relatórios por meio de um software DBMS, de sorte que os usuários finais possam utilizar navegadores de Rede e a Internet ou Intranets para consultar facilmente os bancos de dados, gerar relatórios e receber respostas rápidas a seus pedidos de informações para situações específicas.

14 Gerenciamento de Dados
Tipos de Banco de Dados

15 Tipos de Bancos de Dados
Os avanços contínuos da informática e suas aplicações nas empresas têm na evolução de diversos tipos principais de bancos de dados. Banco de Dados Operacionais Armazenam dados detalhados necessários para apoiar os processos e operações de e-business. Isso compreende banco de dados da atividade de e-commerce e de Internet, tais como dados “dados sobre as sequências de cliques”, descrevendo o comportamento online de clientes ou de visitantes de um site de uma companhia na Internet Banco de Dados Distribuídos Os bancos de dados distribuídos podem ser cópias de banco de dados operacionais ou analíticos, banco de dados de hipermídia ou de discussão, etc. Banco de dados externos São banco de dados ofertados por terceiros, mediante o pagamento de taxa de serviços comerciais online

16 Data Warehouse e Data Mining
Armazena dados que foram extraídos dos vários bancos de dados de uma organização, sejam eles operacionais, externos ou de outra espécie. É uma fonte de dados já trabalhados, transformados e catalogados, portanto, prontos para serem utilizados por gerentes e outros profissionais da empresa para data mining, processamento analítico online e outras formas de análise empresarial, pesquisa de mercado e apoio às decisões.

17 Data Warehouse e Data Mining
Um uso importante dos dados do data warehouse é o data minig, no qual os dados de um data warehouse são processados para identificar fatores e tendências-chave nos padrões das atividades de negócios. O data-mining pode descobrir novas correlações, padrões e tendências em vasta quantidade de dados das empresas, armazenados em data warehouse. Os SW do Data Mining utiliza algoritmos avançados de reconhecimento de padrões, assim como uma variedade de técnicas matemáticas e estatísticas para selecionar dados e extrair informação estratégica anteriormente desconhecida.

18 Gerenciamento de Dados
Consolidação

19 Consolidação Suponha que você seja o responsável pelo controle dos projetos de desenvolvimento de sistemas de informação na sua empresa. Para acompanhar melhor o andamento da realização dos projetos, você decidiu manter uma tabela simples de banco de dados para apurar quanto tempo seus funcionários gastam nas várias tarefas e nos projetos em que estão envolvidos. Esta também permitirá que você acompanhe as horas úteis semanais de cada funcionário. Construa uma tabela de banco de dados para armazenar os dados necessários para a sua gestão; Crie uma consulta que relacionará as horas trabalhadas por todos os funcionários que trabalham mais de 40 horas durante por semana de produção; Crie um relatório agrupado por projeto que mostre o número de horas dedicado a cada tarefa no projeto, o número total de horas dedicado a cada projeto e também um total geral de horas trabalhadas; Crie um relatório agrupado por empregado que mostre as horas trabalhadas em cada tarefa e o total de horas trabalhadas. O usuário deve pode escolher uma semana de produção específica e obter a apresentação somente de dados relativos a ela.


Carregar ppt "Gerenciamento de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google