A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Protozoários e Protozooses Unicelulares Eucariontes Heterotróficos Microscópicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Protozoários e Protozooses Unicelulares Eucariontes Heterotróficos Microscópicos."— Transcrição da apresentação:

1 Protozoários e Protozooses Unicelulares Eucariontes Heterotróficos Microscópicos

2 Protozoários e Protozooses As células apresentam alto grau de complexidade: são capazes de realizar todas as funções básicas de um ser vivo eucarionte - Captura de alimento; - Digestão; - Obtenção de energia; - Reprodução Os protozoários constituem o Reino Protoctista (Protista)

3 Classificação dos Protozoários Estão agrupados em 4 categorias, de acordo com o modo de locomoção: Rizópodes: locomoção por pseudópodes Flagelados: locomoção por flagelos Ciliados: locomoção por cílios Apicomplexos (Esporozoários): sem estruturas especiais de locomoção Plasmodium sp Giardia lamblia Paramecium sp. Entamoeba sp.

4 Classificação dos Protozoários Rizópodes - Espécies de vida livre Vivem em ambientes de água doce – Ex: Ameba (Amoeba) - Espécies parasitárias Ex: Entamoeba histolytica – responsável pela disenteria amebiana em humanos - Alimentação Por meio de fagocitose com emissão de pseudópodes para captura do alimento (outros protozoários, algas, bactérias). A digestão ocorre no interior dos vacúolo alimentar (fagossomo).

5 Exocitose: A membrana do fagossomo se funde à membrana plasmática e os restos da digestão intracelular são expelidos para o meio externo.

6 Classificação dos Protozoários Rizópodes - Osmorregulação Comum a todo protozoário de água doce. Se dá pela ação do vacúolo pulsátil (ou contrátil) Vacúolo cheio de água Vacúolo contraído

7 Classificação dos Protozoários Rizópodes - Reprodução Geralmente assexuada por divisão binária ou cissiparidade OBS: Este tipo de reprodução também ocorre em outros protozoários (ciliados) e em bactérias

8 Classificação dos Protozoários Ciliados - Maioria de livre Vivem em ambientes de água doce e salgada. - Alimentação Partículas orgânicas e certos fungos unicelulares - Reprodução Assexuada por bipartição e sexuada por conjugação

9

10 Reprodução por conjugação

11 Classificação dos Protozoários Flagelados - Alguns de vida livre e muitos parasitas de animais, incluindo os humanos. -Principais parasitas de humanos: Trichomonas vaginalis – vive no sistema reprodutor, principalmente o feminino, causando tricomoníase. Sintomas: coceiras, ardor, corrimento vaginal.

12 Classificação dos Protozoários Flagelados - Alguns de vida livre e muitos parasitas de animais, incluindo os humanos. -Principais parasitas de humanos: Giardia lamblia – parasita intestinal que causa a giardíase. Sintomas: náuseas, diarreias, e cólicas abdominais.

13 Classificação dos Protozoários Flagelados - Alguns de vida livre e muitos parasitas de animais, incluindo os humanos. -Principais parasitas de humanos: Leishmania brasiliensis – causa a leishmaniose cutânea (úlcera de Bauru). Sintomas: graves ulcerações (feridas) na pele, mucosas e cartilagens.

14 Classificação dos Protozoários Flagelados - Alguns de vida livre e muitos parasitas de animais, incluindo os humanos. -Principais parasitas de humanos: Trypanossoma cruzi – causa o mal de Chagas. Sintomas: altera e danifica os tecidos musculares esquelético e cardíaco.

15 Classificação dos Protozoários Apicomplexos (esporozoários) - Todos são parasitas de animais, incluindo os humanos. - Complexo apical Estrutura responsável por perfurar a membrana celular da célula hospedeira -Principais parasitas de humanos Pertencem aos gêneros Plasmodium (causador da Malária) e Toxoplasma ( causador da Toxoplasmose).


Carregar ppt "Protozoários e Protozooses Unicelulares Eucariontes Heterotróficos Microscópicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google