A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realização do Teste de Impairment

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realização do Teste de Impairment"— Transcrição da apresentação:

1

2 Realização do Teste de Impairment

3 É necessário ou facultativo? É uma OBRIGAÇÃO acessória (mais uma...);

4 Fundamentação legal: leis 11. 638/07, 11. 941/09 e Res. CFC 1
Fundamentação legal: leis /07, /09 e Res. CFC 1.292/10 e 1.315/10 Alcance: 100% das empresas: grandes, médias, pequenas, micros, optantes pelo lucro real, presumido, simples, etc; O que é: um teste de recuperabilidade dos investimentos (dos ativos relevantes da empresa);

5 Objetivo: garantir que os valores registrados não sejam superiores ao valor recuperável (uso ou venda); Não é auditoria! Trata-se de NOVA obrigação legal. O laudo é separado, independe de haver auditoria e deve ser elaborado PELO MENOS UMA VEZ AO ANO;

6 Como é feito? Com base nas informações operacionais, contábeis e financeiras da empresa; O que são ativos corporativos? São ativos cuja recuperabilidade individual é difícil de ser aferida, posto que normalmente não guardam relação DIRETA com a geração de caixa da entidade. Nesses casos, adota-se o conceito de unidade geradora de caixa.

7 Exemplos: - Caso da sala de aula; - Caso da estrada de ferro que dá suporte à mineradora; - Caso da empresa de ônibus; Como estimar os fluxos de caixa? Com base no último exercício? No crescimento médio? Considerarei um resultado projetado ou mais de um?

8 Qual a taxa que devo utilizar para cálculo do VPL
Qual a taxa que devo utilizar para cálculo do VPL? A taxa que reflita (1) o valor do dinheiro no tempo e (2) o risco específico dos ativos da empresa. CMPM (WACC)? A norma (Res. CFC menciona no item 56, A17 3 A19); Beta (CAPM)? É a sugestão que consta no apêndice da norma, desde que ajustado.

9 Contato: jose. carlos@oliveiraecarvalho. com josecarlos
Contato:


Carregar ppt "Realização do Teste de Impairment"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google