A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como toda organização possui um único objetivo, maximizar seus lucros, a implantação de um projeto visa alcançar o objetivo citado anteriormente. Antes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como toda organização possui um único objetivo, maximizar seus lucros, a implantação de um projeto visa alcançar o objetivo citado anteriormente. Antes."— Transcrição da apresentação:

1

2 Como toda organização possui um único objetivo, maximizar seus lucros, a implantação de um projeto visa alcançar o objetivo citado anteriormente. Antes de decidir se o projeto deverá ser realizado considere a análise de viabilidade. Caso o resultado seja positivo a realização do projeto será aceito pelos gestores.

3 A análise mostra quais os projetos aceitar e quais os projetos rejeitar, sendo talvez a parte mais importante, mostrando para a organização se o projeto é viável ou não. A análise financeira utiliza previsões realizadas no fluxo de caixa do projeto, para calcular a taxa de rentabilidade, taxa interna de retorno, valor atual líquido mostrando a sua viabilidade.

4 Trata-se uma demonstração sintetizada dos fatos administrativos que envolvem os fluxos de dinheiro ocorridos durante um determinado período. Compreende o movimento de entradas e saídas de dinheiro na empresa

5 Avaliar a liquidez e a flexibilidade financeira; Avaliar as decisões gerenciais; Determinar a capacidade de pagar dividendos aos acionistas e empréstimos aos credores; Mostrar a relação entre lucro líquido e o caixa; Ajudar a prever futuros fluxos de caixa.

6 Quando analisamos o fluxo de caixa de um projeto é importante destacar duas óticas: Fluxo de caixa da empresa; Fluxo de caixa do acionista.

7 Fluxo de Caixa da Empresa: São os fluxos que sobram após o pagamento das despesas operacionais e impostos, mas antes que sejam realizados quaisquer pagamento a detentores de direitos.

8 Fluxo de Caixa do Acionista o São os fluxos de caixa excedentes depois do pagamento de todas as despesas operacionais, impostos e obrigações financeiras.

9

10 Payback; Valor atual líquido; Taxa interna de retorno

11 Método que analisa o período necessário para recuperar o investimento inicial também conhecido como período de recuperação de investimento.

12 Se o período de um payback representa um período de tempo aceitável para a empresa o projeto será selecionado. Pela sua simplicidade é muitas vezes usado como uma primeira tentativa de visualizar o problema.

13 Suponhamos que um período máximo aceitável de recuperação de investimento para um empresa seja de quatro anos. Considere que um projeto proporcione uma entrada anual de caixa de $ para os próximos 6 anos e que o investimento inicial seja de $ Um simples cálculo mostra que após 4 anos o pojeto contribuirá para a entrada de $ ( x 4). Portanto ele deve ser aceito pois seu investimento inicial é pago em 4 anos.

14 Uma outra forma de verificar o valor do PBS é apresentada abaixo: PBS = I / F Onde: I é o investimento realizado; F é o fluxo dos períodos. Assim, no exercício acima encontramos: PBS = 2100 / 550 = 3,82 3,82 períodos para recuperar o investimento inicial.

15 Após elaborar os cálculos, devemos definir o prazo máximo para fixar um limite de tempo para recuperar o investimento. Assim, determinado como limite um período de 4 anos, temos: Se PBS > 4 anos, rejeitamos o projeto; Se PBS = 4 anos, somos indiferentes; Se PBS < 4 anos, aceitamos o projeto.

16 Vantagens: O método pode ser visto como uma medida de risco (rudimentar), uma vez que quanto maior for o PBS, mais elevado será o risco do projeto; Desvantagens: Não leva em consideração o valor do dinheiro ao longo do tempo; Subjetividade ao determinar o tempo máximo para o indicador; Não considera o que ocorre com o projeto (fluxos) após a recuperação do dispêndio inicial.

17 Com o intuito de corrigir uma falha do método PBS, passaremos a incluir o custo de capital (i) em nossa análise. Determinado o custo de capital para o projeto (10%), traremos ao valor presente os fluxos de caixa do projeto para cada período.

18 Período$V. P.Fluxo acumulado (descontado) , , ,22-732, ,66-356, ,51-15, ,46295,39

19 O critério de decisão é análogo ao do PBS; Observe que ao incorporar o custo de capital e trazer ao valor presente todos os fluxos, o tempo de resgate do capital é maior. Observando o nosso exemplo, partimos de um PBS de 3,82 para um PBD de aproximadamente 5,05; Se continuássemos com a tolerância máxima de 4 anos este projeto seria rejeitado;

20 Mesmo incorporando o custo de capital, o PBD ainda revela algumas falhas, dentre elas a determinação do prazo máximo para aceitar ou não um projeto; Diante do que foi exposto, estas técnicas serão utilizadas como uma primeira aproximação e para confirmar outros indicadores.

21 É uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. É definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e seu período de duração.

22 Os fluxos estimados podem ser negativos ou positivos dependendo das entradas e saídas. A taxa fornecida representa o rendimento esperado do projeto. Caso o VPL seja negativo o retorno do projeto será menor que o investimento.

23 Uma das vantagens do VPL é fornecer um valor monetário para o projeto, pois até agora só havíamos determinado o período de recuperação do investimento inicial ( Payback). O princípio é bem claro se o projeto apresentar um resultado positivo, deverá ser aceito, pois significa que os fluxos de caixa foram suficientes para cobrir os custos.

24 Corresponde à soma dos valores dos fluxos de caixa (FCX) descontados. O objetivo é escolher aqueles projetos que valem mais do que custam. Critério de Decisão VPL > 0: Aceitar o projeto; VPL = 0: Indiferente; VPL < 0: Rejeitar o projeto.

25 Exemplo: O investimento em uma máquina foi estimado em $10.000,00. A utilização deste equipamento proporcionará à empresa um fluxo de caixa anual de $2.000,00. Se a vida útil é de seis anos (tempo de vida do projeto), determine o VPL do empreendimento e analise o resultado. O fluxo anual (do período 1 em diante) é de R$ 2.000,00; Investimento inicial é de R$ ,00; Custo de capital (i) de 5% ao ano.

26

27 Até o momento analisamos apenas um projeto isoladamente. Entretanto, o método é eficiente quando precisamos selecionar projetos concorrentes ou mutuamente exclusivos. De fato, considerando dois projetos (concorrentes) com escalas semelhantes e a mesma vida útil devemos escolher aquele projeto com o maior VPL.


Carregar ppt "Como toda organização possui um único objetivo, maximizar seus lucros, a implantação de um projeto visa alcançar o objetivo citado anteriormente. Antes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google