A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estados Unidos da América

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estados Unidos da América"— Transcrição da apresentação:

1 Estados Unidos da América
A conquista de terras em diferentes espaços e tempos MCC

2

3 Índios da America do Norte antes da chegada dos europeus na região norte do continente:
Viviam em comunidades tribais A terra era de todos Viviam da caça, da pesca e de lavouras de subsistência Haviam conflitos entre os vários grupos indígenas.

4 Características das comunidades indígenas norte americanas
FINAL DO SÉCULO XVI Ocupavam todo o território norte americano. Cultura diversificada. Havia mais de 2000 línguas. Povos do Ártico, Apaches Iroqueses (chamados de As seis Nações), Cheyennes, Comanches e os Sioux . Comerciantes ingleses financiavam viagens. Objetivo: explorar novas terras na América. Ingleses chegaram ao norte da América e tomaram posse de parte desse continente. O território passou a ser conhecido por TERRA NOVA. Na época, o território pertencia a Espanha.

5 A colonização da América do Norte só ocorreu a partir do século XVII
*A colonização da América do Norte só ocorreu a partir do século XVII. *A fundação de colônias foi autorizada pela rainha Elizabeth I. *o navio Mayflower trouxeram os primeiros colonos ingleses. A primeira cidade fundada na América do Norte foi Plymouth. As Companhias de colonização organizavam os núcleos de povoamento

6 *As companhias convenciam as pessoas a se mudarem para a Nova Inglaterra utilizando para isso as propagandas. *Dois motivos fortes facilitaram a vinda dos ingleses: desemprego e conflitos políticos e religiosos.

7 Treze colônias inglesas

8 Colônias do sul. Colônias do centro.
Colônias do norte. *invernos rigorosos. *agricultura de subsistência. *mão- de- obra livre. *economia: manufatura e comércio. Colônias do centro. Terras férteis Clima temperado. Economia: agrária e dinâmico comércio interno. Colônias do sul. Terras férteis Clima quente Economia agrária sistema de plantation: *latifúndio, *mão-de-obra escrava, *monocultura voltada para exportação.

9 As colônias do sul eram muito parecidas com o Brasil Colônia: motivos:terras férteis, clima quente Mão-de-obra escrava Monocultura latifúndio sistema de plantation

10 As colônias se fortaleciam e a metrópole diminuía a autonomia colonial.
Objetivo das colônias: *garantir o controle e autonomia sem interferência da Metrópole. Através do Comércio Triangular as colônias se fortaleceram sustentadas pelo desenvolvimento econômico.

11 Guerra dos Sete Anos:1756 a 1763) Inglaterra x espanhóis e franceses conquistou: Canadá e Flórida. *A guerra desestabilizou economicamente a Metrópole. *Para recuperar, os ingleses passaram a cobra mais impostos das Treze Colônias.(Nova Inglaterra) *Protestos contra a metrópole .

12 escrita. 1775- as Trezes Colônias declaram guerra (1775a 1783) a metrópole.objetivo: Independência dos USA Declaração de Independência dos USA. 1783- A Inglaterra reconhece a independência dos USA. Os USA elaboraram sua primeira Constituição.

13 Lei do Homestead 1862- 160 acres para cada cidadão.
Marcha para o Oeste Lei do Homestead acres para cada cidadão. Conflitos entre índios e colonos. Massacre de Wounded Knee (350 índios mortos) Esse conflito marcou o fim das lutas armados entre brancos e índios. Lei do Noroeste-1787 Permitia a ocupação das terras a oeste das Treze Colônias. A ocupação territorial desrespeitou os direitos indígenas. Lei da Retirada dos índios.(1830)

14 Século XX Lei da Reorganização Indígena – 1934
Maior liberdade para os índios: Direito ao voto e desobrigava o índio de permanecer nas reservas. 1940-Comissão de Reivindicações Indígenas- defendia o direito de ter suas antigas terras. 1960 e 1970 luta pela reconquista das terras e por direitos iguais


Carregar ppt "Estados Unidos da América"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google