A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Negócio Salão de Cabeleireiros / Beleza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Negócio Salão de Cabeleireiros / Beleza"— Transcrição da apresentação:

1 O Negócio Salão de Cabeleireiros / Beleza
Sergio Diniz Consultor de Administração Geral U O Orientação Empresarial

2 Salão de Cabeleireiros

3 Salão de Cabeleireiros
Instalações: (Portaria CVC-11/93 do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde): I- Piso de material liso, resistente e impermeável; II- Paredes e forros pintados de cor clara, com tinta lavável; III- Compartimento separados por divisórias de no mínimo 2 metros de altura, no caso de podólogos; IV- Instalações sanitárias apropriadas; V- Pia de água corrente; VI- Estufa graduada até 200 graus centígrados para esterilização. * Informações: Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde – site:

4 Salão de Cabeleireiros
Em SP/Capital = 45 mil salões - fonte: Sindibeleza Brasil é o 4º colocado em relação ao mercado mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos conforme dados divulgados pela Euromonitor-2005; 2001 a 2005 – crescimento real da indústria = 66,3% (PIB = 11,3% e indústria em geral = 10,8%) fonte: IBGE/Banco Central/ ABIHPEC. Produção industrial em 2005 = toneladas ANVISA = 1415 fabricantes (98% são MPE’s) Vendas em 2005 = US$6,4 bilhões - ABIHPEC/SIPATEC Em 2005 o Brasil exportou produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para 125 países; PNAD / IBGE, mostra que do total de profissionais de higiene pessoal no Brasil = 80% é de mulheres; Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos mais vaidosos = 30% dos indivíduos pensam na aparência o tempo todo.

5 Salão de Cabeleireiros
* Composição do faturamento da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – fonte: ABIHPEC/SIPATEC.

6 Salão de Cabeleireiros
Existem pessoas em 2005 (dados FIESP/ABIHPEC) - chamados de “Profissionais da Beleza”.

7 Salão de Cabeleireiros
Tendências: A atividade continuará crescendo (longevidade, vaidade, aparência); Informalidade; Mega-salões; Confort-salon; Franquias; Influência da mídia e da moda; Necessidade de atualização constante.

8 Salão de Cabeleireiros
Perfil dos Empresários: Há 10 anos atuando na atividade; Idade média = 38 anos; 84% são mulheres; 12% dos empresários têm curso superior; 28% têm o 2° grau; 65% não sabem calcular lucratividade; 50% dizem que não precisam de controles ou não precisam melhorar os que já utilizam; 35% dos empresários não participaram de nenhum evento do setor nos últimos 3 anos.

9 Salão de Cabeleireiros
Empresários: Na sazonalidade (período de baixa): - Oferecem pacotes / promoções / descontos / preços diferenciados = 45% - NÃO FAZEM NADA = 33% - Reduzem os custos e despesas = 33% - Enviam mala direta/ s = 20% Pontos Fortes: * qualidade dos serviços = 84% * boas acomodações / instalações / equipamentos = 70% * bom atendimento = 66% Pontos Fracos: mão-de-obra = 69% falta de marketing / divulgação = 57% - localização = 35%

10 Salão de Cabeleireiros
Perfil das Empresas: 34% estão em prédios próprios; 67% fazem agendamento de serviços; 33% não conhecem o perfil do seu cliente; 72% das empresas não fazem pesquisa de satisfação junto aos seus clientes; Os serviços de maior freqüência do cliente são: 1º Corte; 2º Tintura; 3º Manicura/Pedicuro. Os serviços de menor freqüência do cliente são: 1º Permanente; 2º Penteado; 3º Alisamento.

11 Salão de Cabeleireiros
Perfil das Empresas: Itens Avaliados BOM REGULAR RUIM - Espaço da Recepção % 24% 10% - Decoração % 36% 24% - Mobiliário % 32% 20% - Área de Circulação % 56% 10% - Limpeza e Higiene % 32% 22% - Conservação/Instalações 50% 26% 24% - Visualização % 20% 11% - Sinalização/Comunicação % 24% 20% - Estacionamento 48% 24% 28% - Funcionários aptos % 46% 22% - Atendimento ao Cliente 34% 40% 26% - Fluxo de Veículos % 25% 33% Fluxo de Pessoas % 22% 26%

12 1 - Despesas Fixas % sobre Receita Bruta/Mês
- Pró-Labore ,3% - Aluguel ,2% - Energia Elétrica ,9% - Contador ,4% - Água ,1% - Telefone ,4% - Higiene e Limpeza ,2% - Manutenção ,0% - Seguros ,0% - Outras Despesas ,0% - Propaganda ,7% - Material de Escritório ,3% TOTAL DAS DESPESAS FIXAS = ,5% 2 - Despesas Variáveis - Comissões ,5% - Material usado nos serviços 10,0% - Impostos / Simples ,7% TOTAL DAS DESPESAS VARIÁVEIS = 52,2% Total Geral das despesas (1 + 2) = ,7% Lucro Bruto ,3% ========================================================= Total: %

13 Salão de Cabeleireiros
Fatores Estratégicos: Mercado em crescimento – foco do negócio: A vaidade Fidelização ao profissional Serviços Básicos ou Especializados – o público-alvo Atualização constante Responsabilidade do profissional / Consultor de Beleza A escolha do ponto Parceiros Estratégicos Higiene e Limpeza Hora marcada Manicuras Dia da Noiva Venda de produtos

14 Salão de Cabeleireiros
Fatores Operacionais: A escolha dos profissionais A recepção O comissionamento A informatização As compras O ambiente / o projeto arquitetônico Os controles básicos A produtividade O lucro, a lucratividade, a rentabilidade O reinvestimento

15 “As feias que me perdoem,
mas beleza é fundamental”. Vinícius de Moraes


Carregar ppt "O Negócio Salão de Cabeleireiros / Beleza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google