A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de pesquisa avançada na Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de pesquisa avançada na Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de pesquisa avançada na Internet

2 Palavra(s) chave Para encontrar a informação desejada é fundamental pensar nas palavras / expressões / frases adequadas a inserir no motor de busca de forma a remeter- nos para as páginas da Internet que falem do assunto pretendido.

3 Pesquisa com operadores boleanos
Quando se inserem várias palavras no motor de pesquisa, eles apresentam endereços de páginas que podem ter uma, algumas ou todas as palavras introduzidas, o que produz, normalmente, muitos resultados, alguns pouco relevantes. Os operadores boleanos são símbolos que permitem limitar o número de resultados obtidos e excluir a maior parte dos que não são relevantes.

4 + Quando se insere uma palavra, seguida de outra(s) precedida(s) do operador “+”, sem espaço, o motor de pesquisa devolverá endereços de páginas que contêm todas as palavras introduzidas. Ex: (Procuro informação sobre árvores de fruto, nomeadamente sobre pereiras) pereira +árvore Os resultados obtidos serão páginas onde existam as duas palavras eliminando todas as páginas que tenham a palavra "pereira" sem a palavra "árvore".

5 Actualmente, muitos motores de pesquisa, como o Google, partem logo do princípio que, quando são inseridas várias palavras, o utilizador pretende encontrar páginas que as contenham todas; por isso, aplicam automaticamente o operador " + ".

6 - benfica -futebol -clube
Quando se insere uma palavra, seguida de outra(s) precedida(s) do operador “-”, sem espaço, o motor de pesquisa devolverá endereços de páginas que contêm as palavras introduzidas sem esse operador, mas eliminará as páginas onde existam as palavras precedidas do operador. Ex: (procuro informação sobre a freguesia de Benfica mas pretendo eliminar todas as páginas que falem do clube de futebol Benfica) benfica -futebol -clube Os resultados obtidos serão páginas onde existe a palavra “benfica” mas não existem as palavras “futebol” e “clube”.

7 * Quando se insere o início de uma palavra seguida do operador “ * ”, sem espaço, o motor de pesquisa devolverá endereços de páginas que contêm palavras começadas pelas letras introduzidas. Ex: (procuro informação sobre tecnologia) tecn* Os resultados obtidos serão páginas onde existam palavras começadas por tecnologia, técnico, técnica, etc.

8 Pesquisa com expressões
A utilização de expressões entre aspas é uma forma rápida e eficaz de de encontrar informação na Internet. Ex: (procuro informação sobre lendas de Coimbra) “lendas de Coimbra” Os resultados obtidos serão unicamente páginas onde existe a expressão “lendas de Coimbra”, eliminando todas as contêm as palavras “lendas” e “Coimbra”, mas em sítios diferentes da página.

9 Pesquisa específica Quando pretendermos que a pesquisa se realize somente em certas páginas de um determinado país ou de um domínio específico, utiliza-se site: Ex: (procuro informação sobre flores, mas somente em páginas de instituições governamentais) flores site:gov Os resultados obtidos serão unicamente páginas cujos endereços terminam em “.gov”.

10 Pesquisa específica flores filetype:doc
Quando pretendermos obter resultados contidos somente em certos tipos de ficheiros, utiliza-se filetype:, indicando a extensão de ficheiro pretendida (ficheiros .doc, .pdf, .gif, etc.). Ex: (procuro informação sobre flores, mas somente contida em ficheiros no formato Word, cuja extensão é .doc) flores filetype:doc Os resultados obtidos estarão sempre contidos em documentos Word.

11 Pesquisa combinada Todas as técnicas anteriores podem ser combinadas entre si. No entanto não se devem combinar mais do que duas ou três técnicas para evitar instruções de pesquisa contraditórias. Ex: (procuro informação sobre lendas mas quero eliminar as páginas que falam de lendas de Coimbra). lendas –”lendas de Coimbra” Os resultados serão páginas que contêm a palavra “lendas” mas serão eliminadas as que contêm a expressão “lendas de Coimbra”.

12 Pesquisa avançada Quando se consultam as páginas sugeridas pelo motor de pesquisa, é útil a função “Editar/Localizar”, existente na maioria dos browsers, para encontrar mais rapidamente a informação pretendida.

13

14

15 Permite escolher a língua em que aparecem os resultados.
Permite escolher o país em que aparecem os resultados. mostrar resultados do site ou domínio Permite seleccionar o formato do ficheiro em que aparecem os resultados. Permite seleccionar páginas mais actualizadas. Procura apenas no site ou domínio especificado Permite seleccionar o local da página que pretendemos pesquisar (no título, no endereço, no corpo ou num link). Procura página especificada ou páginas semelhantes Procura páginas que tenham ligação à página especificada.

16 E ainda… Ter em conta que, consoante o motor de pesquisa utilizado (Google, Yahoo, Sapo, etc.) os resultados poderão ser diferentes. Por vezes não se encontra algo com um determinado motor mas consegue-se encontrar com outro. Não há como experimentar!


Carregar ppt "Técnicas de pesquisa avançada na Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google