A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução Fernando Cardeal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução Fernando Cardeal"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução Fernando Cardeal

2 Problema da Pesquisa Existem BILHÕES de páginas na internet, inclusive, muito lixo. Como localizar de forma rápida e eficaz a informação desejada? Resposta: utilizando bem os mecanismos de busca.

3 Mecanismos de Busca São softwares acionados por páginas da WEB; Permitem localizar outras páginas através de palavras-chave; Montam as informações em bancos de dados distribuídos em milhares de equipamentos pela internet; Dispõem de programas especiais para fazer a varredura da internet, indexando as páginas.

4 Google – o mais utilizado 70% das buscas no Brasil são feitas através do Google; Tem muitos recursos e está em contínua evolução; Por isso, focalizaremos nele.

5 Conhecendo o Google Página Inicial: Pesquisa Simples Pesquisa Avançada Dicas de Pesquisa Pesquisa de Imagens Página inicial personalizada (iGoogle) Personalização da página inicial Inclusão do seu site nas buscas do Google

6 Página Inicial do Google

7 Pesquisando no Google Pesquisa simples; Pesquisa nos resultados; Exclusão de palavras;

8 Pesquisa simples

9 É possível pesquisar nos resultados Basta acrescentar mais palavras àquelas digitadas anteriormente OU Rolar a tela e clicar em Pesquisar nos Resultados.

10 ... E o resultado do refinamento

11 Com ou sem aspas? Ao digitar uma expressão sem aspas, o Google pesquisa as páginas que contêm todas palavras (mas não necessariamente juntas). Ao digitar uma expressão entre aspas, o Google procura exatamente aquela expressão.

12 Sem aspas Foi solicitada a pesquisa da seguinte expressão: informática e pedagogia (sem aspas). O Google ignorou o e e trouxe páginas que contêm tanto INFORMÁTICA quanto PEDAGOGIA, mas não necessariamente juntas.

13 Sem aspas

14 Com aspas Foi solicitada a pesquisa da seguinte expressão: informática e pedagogia (com aspas); O Google trouxe as páginas que contêm exatamente a expressão pedida. Também ofereceu a busca sem aspas.

15 Com aspas

16 Exclusão de palavra A palavra a ser excluída deve ser precedida pelo sinal menos (-). Este deve estar separado da palavra anterior (um espaço) mas deve estar colado na palavra a excluir. No exemplo, foi pedida a exclusão da palavra universidade.

17 Como obter definições de termos diversos

18 Como obter definições Basta digitar: defina e o termo desejado, por exemplo: defina pedagogia

19 Como pesquisar determinados tipos de arquivos Muitas vezes precisamos procurar na internet somente certos tipos de arquivos, por exemplo: arquivos em formato Word que falem de Informática e de Pedagogia... Como resolver isso?

20 Solução para pesquisar determinados tipos de arquivo Digita-se o termo de busca normalmente, seguido da expressão filetype:tipo de arquivo –Tipos de arquivo: Doc – Documento do Word PPT- Documento do PowerPoint XLS – Documento do Excel PDF – Documento do Acrobat Reader Outros. Lembre-se que tipo de arquivo é a extensão do nome do mesmo.

21 Exemplo Note que só aparecem arquivos no formato do Word.

22 Pesquisa Avançada

23 Pesquisa avançada

24 Pesquisa avançada - opções

25 Acrescentando parâmetros

26 Limitando a data

27 Resultado da pesquisa avançada

28 Dicas de pesquisa

29 Dicas: como abrir as páginas sem se perder? É comum o Google ou qualquer outro mecanismo de busca oferecer muitas páginas como resposta à sua pesquisa. Como abrir cada uma das páginas sem perder de vista o resultado da pesquisa original?

30 Primeira opção Segurar a tecla CTRL e clicar na página desejada. O seu navegador deverá abrir uma nova ABA ou JANELA (depende da versão). Veja as duas abas criadas

31 ... E o resultado Uma aba contém a página clicada. Basta fechar após explorar a vontade.

32 E a aba original... E a primeira aba mantém o resultado da sua pesquisa! Basta não fechar essa aba.

33 Segunda opção Basta clicar com o Botão da direita do mouse sobre a página desejada e seguir a opção mais adequada: O resto é igual ao processo anterior

34 Dicas de pesquisa O Google ignora palavras e caracteres comuns, conhecidos como palavras descartáveis. O Google automaticamente descarta termos como "http" e ".com", assim como dígitos ou letras isoladas, porque eles raramente ajudam na busca e podem torná-la consideravelmente mais lenta. Use o sinal "+" para incluir palavras descartáveis na sua pesquisa. Tenha a certeza de incluir um espaço antes do sinal "+". Você pode também incluir o sinal "+" na busca de frases.

35 Dicas de pesquisa As buscas no Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como forem escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, buscas por "google", "GOOGLE" ou "GoOgLe" trarão os mesmos resultados As pesquisas padrões do Google não são sensíveis a acentos ou sinais diacríticos, ou seja, Muenchen e München encontrarão as mesmas páginas. Se quiser discriminar as duas palavras, use um sinal + tanto para +Muenchen como para +München.

36 Pesquisa de imagens

37 É possível pesquisar imagens a partir de uma pesquisa comum. Basta clicar no atalho Imagens.

38 Pesquisa de imagens É possível escolher o tamanho das imagens O que é pequeno? E médio? E grande? E muito grande?

39 Pesquisa avançada de imagens

40 PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao fato de este último incluir algoritmos patenteados.1996GIF Pode-se selecionar os tipos de arquivo...e também a coloração

41 Dicas sobre obtenção de imagens As imagens exibidas são reduzidas. Para obter melhor resultado, deve- se clicar sobre a imagem desejada

42 Para ver a imagem no tamanho original, basta clicar no local indicado

43 Depois utiliza-se o botão da direita do mouse sobre a figura. Pode-se escolher uma entre várias opções.

44 Resultado final da imagem

45 Página Inicial Personalizada - iGoogle

46 Página personalizada Para ter acesso à página personalizada (iGoogle), é preciso ter uma conta do Google (pode ser do Gmail ou do Orkut). Primeiro deve ser feito o login (acesso)

47 Entrando no sistema Para quem tem uma conta, basta informar o nome e a senha. Quem não tem conta, pode criar.

48 Entrando no iGoogle Após informar a senha, basta clicar no iGoogle.

49 Minha página pessoal

50 é possível configurar

51 Após adicionar o relógio...

52 ...e para voltar ao normal... Basta clicar em Página inicial clássica

53 Google Acadêmico O que é Google Acadêmico? O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.

54 Google Acadêmico - recursos Recursos do Google Acadêmico –Pesquisar diversas fontes em um só lugar –Localizar artigos, resumos e citações –Armazenar o artigo integral em sua biblioteca ou na web –Ficar sabendo sobre os artigos principais de qualquer área de pesquisa

55 Google Acadêmico - artigos Como os artigos são classificados? O Google Acadêmico classifica os resultados de pesquisa segundo a relevância. Como na pesquisa da web com o Google, as referências mais úteis são exibidas no começo da página. A tecnologia de classificação do Google leva em conta o texto integral de cada artigo, o autor, a publicação em que o artigo saiu e a freqüência com que foi citado em outras publicações acadêmicas.

56 Google acadêmico Site:

57 Google acadêmico - pesquisa

58 Google acadêmico - avançado

59 Google Acadêmico - resultado

60 Inclusão do seu site no Google Verificar se já está cadastrado Solicitar o cadastramento, se necessário. A inclusão não é imediata.

61 Verificação

62 Solicitando ao Google a inclusão da página

63 Resposta do Google

64 Outros sites de busca Altavista: Yahoo: Webopedia: WhatIs: Clusty:

65 Curiosidade sobre o Clusty Agrupa os resultados por tópicos

66 Resultado do Clusty

67 Detalhe de um agrupamento

68 Detalhando ainda mais Para pesquisar mais páginas com as mesmas características

69 Considerações finais Pesquisar na WEB exige: –Paciência; –Persistência; –Domínio dos recursos de alguns sites.

70 Muito Obrigado! Fernando Cardeal


Carregar ppt "Técnicas de Pesquisa na Internet – uma introdução Fernando Cardeal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google