A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa na Internet Aula Teórica 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa na Internet Aula Teórica 2."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa na Internet Aula Teórica 2

2 Motivação Grande número de páginas na Web
Nem sempre é possível saber o endereço exato das páginas que você procura. Solução: Utilizar ferramentas de busca

3 Ferramentas de busca Utilizadas para se encontrar a informação desejada. Provêm facilidade e rapidez em se encontrar diferentes tipos de informação. Retornam páginas que contêm a palavra chave. Dividem-se em 3 grupos: diretórios máquinas de busca meta máquinas de busca

4 Diretórios Classificações temáticas do conteúdo da Internet
análogas aos índices de matérias de um livro ou às páginas amarelas telefônicas. Úteis quando se tem conhece a categoria do que se procura Flamengo -> time de futebol Exemplos: Yahoo (www.yahoo.com.br) Cadê (www.cade.com.br)

5 Diretórios - Exemplo

6 Máquinas de busca Vasculham a Internet procurando por novas páginas.
Cobrem boa parte da Web. Úteis para pesquisas por assuntos específicos Escalação do Flamengo em 1934 Exemplos: AltaVista (www.altavista.com) TodoBr (www.todobr.com.br) Google (www.google.com).

7 Máquina de Busca - Exemplo

8 Máquina de Busca - Exemplo de Resultado

9 Meta máquinas de busca Pesquisam em várias máquinas e diretórios de busca ao mesmo tempo. Tentam extrair as informações mais relevantes. Retornam apenas parte dos resultados obtidos por cada ferramenta de busca. Exemplo: Meta Miner (miner.bol.com.br/metaminer.html)

10 Meta máquinas de busca – Exemplo

11 Palavra chave É o conjunto de termos que você utiliza em uma busca.
Influencia diretamente os resultados da pesquisa. Deve ser composta por termos específicos: “bacalhau” em vez de “peixe” “palio” em vez de “carro”

12 Pesquisa Avançada Motivação:
Pode-se obter um número extremamente grande de páginas como resultado. Muitas destas podem não ser relacionadas com o seu real interesse. Para restringir os resultados da pesquisa: Utilizar a seção de pesquisa ou busca avançada.

13 Operadores Booleanos Suponha que você goste de pizza com mussarela, presunto, sem azeitonas e nem cebola e que você deseja pesquisar por este sabor de pizza na Internet. pizza E mussarela E presunto E NÃO azeitonas E NÃO cebola

14 Operadores Booleanos A expressão pizza E mussarela só é verdadeira se existir pizza e mussarela. A expressão pizza E NAO mussarela só é verdadeira se existir pizza e não existir mussarela.

15 Operadores Booleanos Caso você goste também de lombinho canadense e não se importe caso o presunto seja substituído por este ingrediente você pode usar o operador OU. pizza E mussarela E (presunto OU lombinho) E NÃO azeitonas E NÃO cebola

16 Operadores Booleanos A expressão presunto OU lombinho é verdadeira se existir presunto, lombinho ou ambos.

17 Operadores Booleanos O que aconteceria se você não utilizasse os operadores Booleanos E, OU e NÃO e utilizasse a seguinte expressão para pesquisa? pizza mussarela presunto lombinho azeitonas cebola

18 Representação Gráfica de uma Pesquisa
Pesquisas podem ser representadas graficamente através de diagramas de Venn. Esses diagramas são uma forma de representar conjuntos.

19 Interseção – Operador E
Lua Estrela Estrela E Lua

20 União – Operador OU Lua Estrela Estrela OU Lua

21 Complemento - Operador NAO
Lua Estrela Lua E NÃO Estrela

22 Diagrama de Venn B A C 2 8 12 4 5 7 1 13 D 6 9 (A OU D) E NÃO B?

23 Frases Exatas “Rio de Janeiro” Rio de Janeiro
Retorna páginas que contenham Rio de Janeiro Rio de Janeiro Retorna páginas que contenham as palavras Rio, de e Janeiro, mesmo que estas palavras não estejam próximas.

24 Símbolos matemáticos São uma representação simplificada dos operadores booleanos. Exemplo: + pizza + mussarela + presunto - azeitonas – cebola Significado: (+) Equivale ao E. (-) Equivale ao E NÃO.

25 Maiúsculas e Minúsculas
Consideradas por algumas máquinas de busca. amazonas Retorna Amazonas, amazonas, AMAZONAS Margarida Retorna apenas Margarida

26 Conclusão – Ferramentas de Busca
São extremamente úteis para se encontrar informações na Internet. Não cobrem toda a Web. Deve-se utilizar mais de uma. Suas necessidades definem qual é a mais adequada.

27 Características das ferramentas de busca
Google Yahoo TodoBr Cade Endereço Classificação da ferramenta Máquina de Busca Diretório de Busca Sensível a maiúsculas Não OU cachorro OU gato "busca avançada“/"Encontrar qualquer uma das palavras (OU)” "busca avançada” / “Alguma das palavras”. “busca avançada” / “ou”. E +cachorro +gato cachorro gato ou ir em “busca avançada” / “Todas as palavras”. “busca avançada” / “e”.

28 Características das ferramentas de busca
Google Yahoo TodoBr Cade Encontrar páginas que contenham a primeira mas não a ultima palavra cachorro -gato Não disponível. Frase exata “eu tenho um cachorro e um gato”. “eu tenho um cachorro e um gato” ou ir em “busca avançada”/ “Frase exata”. “busca avançada” / “Frase Exata”. Quando usar Pesquisas por temas específicos. Sites de todo o mundo. Permite a escolha do idioma das páginas retornadas. Um dos maiores bancos de dados do mundo. Pesquisa quando você conhece a classe do termo a ser pesquisado. Sites de todo o mundo. Pesquisas por temas específicos. Sites residentes no país.


Carregar ppt "Pesquisa na Internet Aula Teórica 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google