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Formação, mercado e desenvolvimento de Games Centro Universitário Senac Fabio Lubacheski

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Apresentação em tema: "Formação, mercado e desenvolvimento de Games Centro Universitário Senac Fabio Lubacheski"— Transcrição da apresentação:

1 Formação, mercado e desenvolvimento de Games Centro Universitário Senac Fabio Lubacheski

2 Formação  O que estudar ? que curso fazer ?  É preciso ?

3  A formação de programadores acontece no mercado de trabalho;  Cursos técnicos oferecem capacitações isoladas para a criação do roteiro, personagens e interações, programação e etc.  No mercado existe uma carência de um profissional com conhecimento em técnicas de programação e metodologias para gestão do desenvolvimento de Jogos Digitais. Formação em Games Situação atual

4 Formação na área de Games União de talentos Programação Design Arte

5 Bacharelados  Bacharelado em Sistemas de Informação: ◦ 8 semestres, foco na aplicação da computação e negócios.  Bacharelado em Ciência da Computação: ◦ 8 semestres, foco no desenvolvimento da computação e pesquisa. Tecnologia  Tecnologia em Jogos Digitais: ◦ 5 semestres, foco na programação e na produção digital de um game.  Engenharia da Computação: ◦ 10 semestres, foco na interface da computação com outras áreas de atuação - hardware, processos, automação e software embarcado. Formação em Games Cursos Superiores em TI - Desenvolvedores de Games  Tecnologia em Design de Games ◦ 5 semestres, foco no design do jogo digital, ou seja, roteiro, regras, fases e personagens.

6  Matemática, Geometria,....  Lógica de Programação, Linguagens de Programação e bibliotecas Gráficas....  Modelagem de personagens 3D....  Game Engine, Simulações Físicas...  Gerenciar e modelar um Jogo Digital  E convivência com pessoas que tem o mesmo interesse... Formação em Games Mas o que vou aprender em um curso de Jogos?

7 Mercado  E como está o Mercado ?  vou ter emprego ?

8  Brasil (até 2011): (Portal Convergência Digital) ◦ 320 mil vagas; ◦ 170 mil novos profissionais  Europa: 300 mil vagas de TI e comunicações não preenchidas (PC World)  EUA: ◦ Lobby para imigração de trabalhadores qualificados; ◦ Jan vendas de videogames chegam a US$1,18 bi. Em 2010 há 17 mil vagas!!! Mercado demanda em TI

9  Mercado pequeno se comparado a Estados Unidos, Europa e Japão (em 2005 apenas 2% dos domicílios brasileiros possuíam consoles) ;  O faturamento da indústria de videogames em 2007, nos Estados Unidos, superou o das indústrias de cinema e de música juntas. (fonte blog gamerbr.bliq.ig.com.br )  O mercado de jogos de PC cresce 20% e fatura R$ 100 bilhões ao ano. Os jogos de celular devem render R$ 2 bilhões até o final de (fonte g1.globo.com, 18 fev 2009 ) Mercado demanda em desenvolvimento de Games

10  Segundo Abragames, a indústria brasileira é hoje responsável por 0,16% do faturamento mundial com games.  Ainda segundo a Abragames, 42 empresas produtoras de software para games e empregam 560 profissionais altamente capacitados.  Atualmente 43% da produção nacional de games são destinados à exportação, ou seja, o mercado global representa uma oportunidade ainda não explorada em todo o seu potencial. Mercado demanda em desenvolvimento de Games

11  Ausência de conselhos regionais regulamentadores formalizados;  Profissionais com diversas formações atuando no mercado;  Grande número de associações de classe: ASSESPRO, SOFTEX, APLs, IAMCP, SUCESU, SBC, etc;  Grandes oportunidades para empreendedorismo;  Alta competitividade técnica. Mercado Característica da carreira

12 Mercado Associações e comunidades na área de Games Associação Brasileira das Empresas desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos Fóruns, notícias, oportunidades de empregos Comunidade brasileira de programadores de jogos Blog de notícias de jogos com uma proposta diferente e única.

13  Treinamento e capacitação (serious games) Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento...

14  Propaganda (advergames) Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento...

15  Educação (jogos educativos… ou não!) Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento...

16  Motivação em cursos de computação Project Hoshimi Phrogram Mercado Aplicados em diversas áreas além do entretenimento... Robocode

17  Game Master ◦ Monitora o jogo online, interagindo com os usuários e tirando dúvidas.  Game Designers ◦ Roteirista, pensa no enredo de um jogo, comportamento dos personagens, desafios.  Ilustrador ◦ Recebe a pauta do game designer e cria os personagens e cenários. Mercado Áreas de atuação no mercado

18  Programador ◦ Cria códigos do jogo, calcula os movimentos do personagem.  Web Designer ◦ Desenvolve páginas e interfaces para jogos online.  Artistas. ◦ São modeladores ou animadores. Fazem a arte gráfica 2D ou 3D. Dão vida ao personagem e informam os movimentos que o desenho deve fazer na tela. Mercado Áreas de atuação no mercado

19 Desenvolvimento de Games  Como é desenvolvido um Game ?

20 Recursos Artísticos Programação da lógica do jogo Programação da lógica do jogo ModelosImagensSons Game Design RoteiroMapasRegras Desenvolvimento de um Games Composição de um Game

21 Receber comandos Receber comandos Simulação Mostrar resultados Mostrar resultados Desenvolvimento de Games Como funciona um game

22 Desenvolvimento de Games Exemplos:

23 Desenvolvimento de Games Algumas ferramentas utilizadas

24  O e‐Games – Competição de Jogos Digitais do Senac São Paulo é uma das oportunidades encontradas para mostrar ao mercado a importância que esta nova área possui. Desenvolvimento de Games Iniciativas para promover o desenvolvimento de Games

25  Em 2010 tivemos 38 jogos enviados, desses os 3 melhores foram: Desenvolvimento de Games Iniciativas para promover o desenvolvimento de Games albot's Odyssey 1 - Talbot's Odyssey 2 - Penumbra e o Castelo das Sombras 3 - Esfera Mestre

26 Conclusão fora da TV/monitor, jogos não são nenhuma brincadeira! Conclusão fora da TV/monitor, jogos não são nenhuma brincadeira!


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