A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MGB 2005 4/2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MGB 2005 4/2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties,"— Transcrição da apresentação:

1 MGB 2005 4/2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

2 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
4/2/2017 6:54 AM Trabalhando com Alta Disponibilidade, Cluster, Hyper-V 2012 e Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Pedro Antonio Galvão Junior MVP – Windows Server System – SQL Server. Senior Database Administrator. Software Engineer. University Teacher. FIT - Flextronics Institute Technology. Universidade Uninove/FAC São Roque. © 2007 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

3 Agenda Cenários Microsoft Windows Server 2012 Hyper - V
Alta Disponibilidade Introdução ao Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn Cenários Demos Encerramento

4 Microsoft Windows Server 2012
Hyper-v 2012

5 Microsoft Windows Server Hyper-V 2012
A função do Hyper-V permite criar e gerenciar um ambiente de computação virtualizado, usando a tecnologia de virtualização interna do Windows Server 2012. Instalar a função Hyper-V instala os componentes necessários e, como opção, instala ferramentas de gerenciamento. Os componentes necessários incluem hipervisor do Windows, o Serviço Gerenciamento de Máquinas Virtuais do Hyper-V, o provedor WMI de virtualização e outros componentes de virtualização como barramento VMbus, VSP (provedor de serviço de virtualização) e VID (unidade de infraestrutura virtual).

6 Microsoft Windows Server Hyper-V 2012
As ferramentas de gerenciamento para a função Hyper-V consistem em: Ferramentas de gerenciamento baseadas em GUI: Gerenciador Hyper-V, um snap-in MMC (Console de Gerenciamento Microsoft) e uma conexão de máquina virtual que fornece acesso à saída de vídeo de uma máquina virtual para que você possa interagir com ela. Cmdlets específicos de Hyper-V para Windows PowerShell: O Windows Server 2012 inclui um módulo Hyper-V, que fornece acesso à linha de comando para todas as funcionalidades disponíveis na GUI, bem como as funcionalidades não disponíveis por meio da GUI.

7 Níveis de alta disponibilidade
Cluster services Failover clustering

8 Nível de Alta-Disponibilidade medida em quantidade de noves
Percentual de Noves Downtime (ano) 100% Sem parada 99,999 (5 noves) Menos de 5,26 minutos 99,99 (4 noves) 5,26 minutos até 52 minutos. 99,9 (3 noves) 52 minutos até 8 horas e 45 minutos. 99,0 (2 noves) 8 horas e 45 minutos até 87 horas e 36 minutos 98,9 (1 nove) 87 horas e 36 minutos até 875 horas e 54 minutos.

9 Alta Disponibilidade – Cluster Services
Baseado no conceito de Shared Nothing Cluster que implementa um servidor virtual onde as aplicações se conectam. O servidor virtual é composto de um nome de rede e IP diferentes dos nomes de rede e IPs dos servidores físicos que compõem o cluster e de um disco de quorum. Um cluster é composto de pelo menos dois servidores, sendo que o servidor virtual é executado no servidor físico que estiver ativo no cluster (nó ativo). Os outros servidores que compõem o cluster e não executam o servidor virtual são chamados de nós passivos e ficam aguardando a falha de algum componente do nó ativo para assumir as funções do servidor virtual.

10 Alta Disponibilidade – Cluster Services
Os nós do cluster compartilham um mesmo disco – chamado “disco de quorum” – que pode ser acessado por cada nó, mas somente um por vez o nó que tiver acesso ao disco de quorum é o nó que controla o cluster e que receberá as conexões do servidor virtual. A solução Server Cluster pode ser descrita como uma tecnologia que permite que um servidor assuma a função de outro servidor físico quando este parar de funcionar. Quando o servidor que é “dono” do disco de quorum falha, o servidor físico que está em stand-by assume o disco de quorum e passa a responder requisições recebidas pelo servidor virtual. Este processo de transferência do servidor virtual de um nó físico para o outro nó físico chama-se Failover.

11 Alta Disponibilidade - Failover Clustering
Um cluster de Failover é um conjunto de computadores independentes que trabalham em conjunto para aumentar a disponibilidade e escalabilidade de funções de cluster (antigamente chamadas de aplicações e serviços de cluster). Os servidores em cluster (chamados de nós) são conectados por cabos físicos e por software. Se um ou mais dos nós do cluster falhar, o outro nó começará a fornecer o serviço (um processo conhecido como Failover). Além disso, as funções de cluster são monitoradas de maneira proativa para verificar se estão funcionando adequadamente. Se não estiverem funcionando, elas serão reiniciadas ou movidas para outro nó.

12 Alta Disponibilidade - Failover Clustering
Os clusters de Failover também fornecem a funcionalidade CSV (Volume Compartilhado Clusterizado) que, por sua vez, oferece um namespace consistente distribuído, o qual pode ser usado para acessar o armazenamento compartilhado em todos os nós. Com o recurso Clustering de Failover, os usuários passam pelo mínimo de interrupções no serviço. Um cluster não distribui carga de processamento, pois o nó passivo não recebe requisições. Somente o nó físico – que possui acesso ao disco de quorum – é quem recebe e processa requisições recebidas pelo servidor virtual. O cluster é uma solução de alta disponibilidade, pois em caso de falha do nó físico o outro nó assume todas as funções do nó anterior.

13 Microsoft SQL Server 2012 Alwayson

14 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
O SQL Server 2012 traz significantes mudanças em relação ao comportamemento de HA e DR dentro do banco de dados. Cada vez mais as organizações precisam estar com suas bases de dados sempre disponíveis e operantes, sendo assim devemos evitar o máximo de downtime de um servidor assim como a perda de dados de uma empresa. HA e DR: O HA = High Availability ou Alta disponibilidade e o DR = Disaster Recovery ou plano de recuperação de disastres, tem como principal objetivo minimizar o impacto do downtime dos servidores de uma empresa.

15 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Como solução anterior, no SQL Server 2012 possuíamos a estratégia de Failover clustering para proteger toda a instância do banco de dados, junto com Database Mirroring (espelhamento de banco de dados) para cada base de dados, provendo assim um sistema com alta disponibiliade porém não totalmente eficaz e integrado. Porém, para as organizações que desejam mais de um datacenter, a solução é possuir um espelhamento de banco de dados com o log shipping, essa seria outra opção para gerar assim uma alta disponibilidade das informações armazenadas na empresa. Pensando em todos esses problemas e dificuldades que enfrentávamos, o SQL Server 2012 provê uma nova solução chamada AlwaysOn. Esse novo recurso faz com que seja possível realizar a proteção em alto nível como o Failover de diversos bancos de dados, possuir múltiplos secundários dentre outras opções que veremos logo a frente.

16 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
O AlwaysOn Availability Group provê uma alternativa ao espelhamento de banco de dados, esse novo recurso possibilita a abilidade de realizar Failover automático ou manual de grupos de bancos de dados, sendo possível possuir até 4 locais secundários. Essa nova solução provê proteção de todas as informações “sem” perda de dados e é totalmente flexível. A mesma pode ser realizada com armazenamento local ou compartilhado, diferente do Cluster, e ainda possuindo movimento dos dados entre os eles de forma sincróna ou assíncrona. Uma de suas grandes qualidades é o Failover entre instâncias assim como reparação de páginas danificadas.

17 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn – Environment

18 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn – Environment

19 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn – Environment

20 Alwayson – conceitos e terminologias
Microsoft SQL Server 2012 Alwayson – conceitos e terminologias

21 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Conceitos e Terminologia: Os Availability Groups são criados a partir do Windows Failover Clustering. O primeiro passo a ser configurado é realizar a criação de um Windows Failover Cluster (WFC) ou seja realizar a criação de um grupo de servidores alto disponíveis. Availability Replica Roles: Cada Availability Group ou seja cada grupo contendo diversos bancos de dados, deverá possuir 2 ou mais parceiros que são chamados de Availability Replicas ou seja replicas idênticas, para que assim o Failover de uma máquina para outra possa acontecer. Cada instância do SQL Server no Availability Group é armazenada no Failover Cluster Instance (FCI).

22 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Esse recurso provê em nível servidor a alta disponibilidade das máquinas e recursos utilizados. Cada Réplica do Availability Group armazena uma cópia idêntica dos bancos de dados em cada servidor e instância do banco de dados.

23 Modos de sincronização
Microsoft SQL Server 2012 Modos de sincronização

24 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Modos de Sincronização de Dados: A movimentação dos dados de uma réplica primária para uma réplica secundária é feita de forma síncrona ou assíncrona. • Utilizando a forma síncrona = Synchronous-Commit Mode - A transação para ser efetivada, deverá ser aceita em ambos servidores, isso significa consideravelmente a latência em rede. Essa opção é recomendada para servidores que compartilham uma rede de alto nível.

25 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
• Utilizando a forma assíncrona = Assynchronous-Commit Mode - Aceita a transação na primária sem o parceiro ter escrito essa informação ainda em disco. Isso aumenta a performance entre os servidores. • Manual Failover (Failover Manual) - A replica utiliza tanto o modo de sincronização síncrona como assíncrona e assim possui o direito de realizar somente um Failover Manual entre os parceiros.

26 Modos de Failover e modos de conexão
Microsoft SQL Server 2012 Modos de Failover e modos de conexão

27 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Modos de Failover nos Availability Groups: Quando o Availability Group é configurado, possuímos dois modos de comportamento, são eles: • Automatic Failover (Failover Automático): A Replica usa o modo de sincronização sincróna e assim suporta com que o Failover possa ser manual ou automático. • Manual Failover (Failover Manual) - A replica utiliza tanto o modo de sincronização síncrona como assíncrona e assim possui o direito de realizar somente um Failover Manual entre os parceiros.

28 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Modos de Conexão no Secondário O modo de conexão para cada servidor secondário pode ser: • Dissalow Connections (Não Permitir Conexões) : As réplicas secondárias não permitem que seja realizada nenhuma conexão. • Allow Only Read-Intent Connections: A réplica permite somente a leitura de conexões que tem a intenção de ler e passam pelo native client do SQL Server. • Allow all Connections: É permitido qualquer conexão. 

29 Microsoft SQL Server 2012 AlwaysOn
Availability Group Listener: Esse grupo possibilita uma forma de conexão dos bancos de dados com o Availability Group via uma Virtual Network (Rede Virtual). Quando o Availability Group falha então esse grupo redireciona todas as conexões para o novo servidor que passará a será o primário.

30 cenários

31 Configuração – Máquinas Virtuais
WinServer2012DC WinServer2012N1 WinServer2012N2 WinServer2012N3 Domain Controller; DHCP; DNS; ISCSI; File Server; WINS; e Failover Clustering. Failover Clustering; ISCSI Initiator; e Microsoft SQL Server 2012 Enterprise. 3 Placas de Rede: 2 Placas de Rede: DHCP 1GB RAM. HD 127 GBs. VHD 2GBs – Quorum. 1 CPU. 2 CPUs. - 2 CPUs. Windows Server 2012 Datacenter

32 Estrutura – SQL Server AlwaysOn
Virtual Machine Function Replica Role Availabilty Mode Failover Mode WinServer2012N1 Primary data center Node 1 Primary Synchronous commit Automatic - WinServer2012N2 Node 2 Secondary - WinServer2012N3 Disaster recovery data center Node 3 Asynchronous commit (but a secondary synchronous replica is permitted; consider the network latency between the data centers, and its effect on performance to the application) Manual

33 Demo 1 Validando o Ambiente

34 Validando o Cluster Services
Demo 2 Validando o Cluster Services

35 Habilitando o AlwaysOn
Demo 3 Habilitando o AlwaysOn

36 Simulando a Falha de Ambiente
Demo 4 Simulando a Falha de Ambiente

37 Tech Ed North America 2010 4/2/2017 6:54 AM More Information Programmability Enhancements (Database Engine) Techcenter do Microsoft SQL Server Centro de Treinamento Technet de Banco de dados © 2010 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.

38 Resources Learning TechNet http://northamerica.msteched.com
Connect. Share. Discuss. Microsoft Certification & Training Resources TechNet Resources for IT Professionals Resources for Developers

39 Questions and Answers

40 Contact http://pedrogalvaojunior.wordpress.com

41 Partners and sponsors

42 4/2/2017 6:54 AM © 2013 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION. © 2009 Microsoft Corporation. All rights reserved. Microsoft, Windows, Windows Vista and other product names are or may be registered trademarks and/or trademarks in the U.S. and/or other countries. The information herein is for informational purposes only and represents the current view of Microsoft Corporation as of the date of this presentation. Because Microsoft must respond to changing market conditions, it should not be interpreted to be a commitment on the part of Microsoft, and Microsoft cannot guarantee the accuracy of any information provided after the date of this presentation. MICROSOFT MAKES NO WARRANTIES, EXPRESS, IMPLIED OR STATUTORY, AS TO THE INFORMATION IN THIS PRESENTATION.


Carregar ppt "MGB 2005 4/2/2017 6:54 AM ©2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google