A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO ? AMEBA OU GLÓRIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO ? AMEBA OU GLÓRIA."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO ? AMEBA OU GLÓRIA

2 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DA EVOLUÇÃO: PRINCÍPIOS BÁSICOS:
MUTAÇÃO + SELEÇÃO NATURAL + TEMPO NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM DEUS CRIADOR Obs. Existe a teoria da evolução teísta.

3 TEORIA DO CRIACIONISMO:
UMA OLHADA GERAL... TEORIA DO CRIACIONISMO: DEUS TODO-PODEROSO CRIOU OS CÉUS E A TERRA POR MEIO DE AÇÕES ESPECÍFICAS A CRIAÇÃO FOI ESPECIAL, FEITA DO NADA E FOI INSTANTÂNEA DEUS NÃO USOU QUALQUER PROCESSO EVOLUCIONÁRIO PARA TRAZER AS COISAS À EXISTÊNCIA

4 EXISTEM 4 PRINCIPAIS PONTOS DE VISTA DISTINTOS SOBRE A CRIAÇÃO...
UMA OLHADA GERAL... EXISTEM 4 PRINCIPAIS PONTOS DE VISTA DISTINTOS SOBRE A CRIAÇÃO... 1) DIAS = ERAS 2) DIAS SEPARADOS POR ERAS 3) RE-CRIAÇÃO 4) PONTO DE VISTA LITERAL

5 Evolução Colecionando as dificuldades ...

6 1- AS LEIS DA TERMODINÂMICA
1a) NÃO É POSSÍVEL SURGIR ENERGIA OU MATÉRIA DO NADA. 2a) NAS TRANSFORMAÇÕES PERDE-SE ENERGIA. A TENDÊNCIA NATURAL É O CAOS, NÃO A ORDEM, É O ENVELHECIMENTO, NÃO A RENOVAÇÃO.

7 2- AS LEIS DA BIOLOGIA 1- BIOGÊNESIS – SOMENTE VIDA GERA VIDA.
2- MUTAÇÕES – SÃO MUITO MAIS PREJUDICIAIS. 3- NÃO SE PODE OBSERVAR MUDANÇAS DE ESPÉCIEIS.

8 3- O PROBLEMA DOS FÓSSEIS
A objeção mais séria contra a minha teoria é a ausência dos fósseis de transição. (Darwin) O que o registro fóssil realmente mostra é o súbito aparecimento do reino animal, plenamente formados, sem vestígio dos ancestrais evolutivos. ( Strobel) 3- O PROBLEMA DOS FÓSSEIS

9 4- A COMPLEXIDADE IRREDUTÍVEL
Se pudesse ser demonstrado que existiu qualquer órgão complexo que não pudesse ter sido formado por numerosas, sucessivas e ligeiras modificações, então minha teoria cairia por terra inteiramente. (Darwin – origem das espécies)

10 5- A COMPLEXIDADE DA VIDA
Um organismo unicelular é muitíssimo complicado. Os aminoácidos e proteínas não são algo simples. A linguagem programada do DNA X

11 6- AS TEORIAS FALIDAS ACASO FORTUITO AFINIDADE QUÍMICA
TENDÊNCIAS AUTOORDENATÓRIAS SEMEADURA ESPACIAL RESPIRADOUROS OCEÂNICOS VIDA PROCEDENTE DA ARGILA

12 AULA 4 ORIGENS

13 DATAÇÃO DE ROCHAS E FÓSSEIS

14 COMO OS EVOLUCIONISTAS CALCULAM A IDADE DOS FÓSSEIS EM
MILHÕES DE ANOS E NÃO EM MILHARES DE ANOS COMO DIZ A BÍBLIA ?

15 Principais métodos de datação:
DATAÇÃO DE FÓSSEIS E ROCHAS Principais métodos de datação: O Relógio de Urânio-Chumbo  O Relógio de Potássio-Argônio  O Relógio de Rubídio-Estrôncio  C14

16 DATAÇÃO DE ROCHAS PELO PROCESSO DE DEGRADAÇÃO, OS ELEMENTOS QUÍMICOS INSTÁVEIS SE QUEBRAM E GRADUALMENTE SE TRANSFORMAM EM ELEMENTOS ESTÁVEIS. EX.: URÂNIO CHUMBO EX.: POTÁSSIO ARGÔNIO SUPÕEM-SE QUE POR SER UM PROCESSO LENTO, ESSES PROCESSOS SÃO CONFIÁVEIS PARA DETERMINAR IDADES EM MILHÕES E BILHÕES DE ANOS.

17 NITROGÊNIO + RAIOS CÓSMICOS = C14
ENTENDENDO O MÉTODO C14. NITROGÊNIO + RAIOS CÓSMICOS = C14 O C14 É ABSORVIDO PELOS SERES VIVOS EM ANOS O C14 PERDE METADE DA SUA RADIOTIVIDADE DATA-SE O FÓSSIL BASEANDO-SE NA QUANTIDADE DE RADIAÇÃO.

18 DATAÇÃO DE FÓSSEIS À EXCEÇÃO DO CARBONO 14 (C-14), OS PROCESSOS SOMENTE PODEM SER OBSERVADOS EM ROCHAS. A IDADE DE UM FÓSSIL COMUMENTE É DETERMINADA EM FUNÇÃO DA IDADE DAS ROCHAS E CINZAS VULCÂNICAS DA CAMADA DE SOLO ONDE O FÓSSIL É ENCONTRADO.

19 PROBLEMAS COM DATAÇÃO DE ROCHAS E FÓSSEIS ??

20 PROBLEMAS DE DATAÇÃO 1º PROBLEMA OS MÉTODOS ATUAIS NÃO SÃO CONSTANTES, DIFEREM ENORMEMENTE UNS DOS OUTROS E NÃO PASSAM EM TESTES SIMPLES.

21 PRECISÃO DOS TESTES RADIOMÉTRICOS
PROBLEMAS DE DATAÇÃO PRECISÃO DOS TESTES RADIOMÉTRICOS AMOSTRAS DE ROCHAS LUNARES TRAZIDAS PELA APOLO 11 FORAM DATADAS ... 2,3 BILHÕES DE ANOS POTÁSSIO-ARGÔNIO 4,6 BILHÕES DE ANOS 4,8 BILHÕES DE ANOS 5,4 BILHÕES DE ANOS 8,2 BILHÕES DE ANOS URÂNIO-CHUMBO

22 DATAÇÃO DE FÓSSEIS TESTANDO O TESTE
A FORMA MAIS CIENTÍFICA É APLICANDO OS TESTES EM ELEMENTOS CUJAS DATAS SÃO CONHECIDAS... A LAVA DE UMA ERUPÇÃO VULCÂNICA DO HAVAÍ, OCORRIDA EM 1801, FOI DATADA ENTRE 160 MILHÕES A 3 BILHÕES DE ANOS PELO PROCESSO POTÁSSIO- ARGÔNIO.

23 DATAÇÃO DE FÓSSEIS TESTANDO O TESTE
O AUSTRALOPITECUS, FÓSSIL ENCONTRADO NA ETIÓPIA, FOI DATADO COMO TENDO ENTRE 1 A 2 MILHÕES DE ANOS PELO MÉTODO POTÁSSIO-ARGÔNIO NAS CINZAS VULCÂNICAS. USANDO O MÉTODO C-14 A IDADE ESTIMADA FOI DE ANOS.

24 PROBLEMAS DE DATAÇÃO 2º PROBLEMA OS MÉTODOS ATUAIS PARTEM DO PRESSUPOSTO DE QUE NÃO HOUVE ALTERAÇÕES NEM NA ATMOSFERA NEM NOS SUBSTRATOS

25 DATAÇÃO DE FÓSSEIS TESTANDO O TESTE
NO ANO DE 1973, EM ALBERTA, CANADÁ, UM CABO DE ALTA- TENSÃO SE ROMPEU E FOSSILIZOU ALGUMAS RAIZES DE ÁRVORES RECENTEMENTE CORTADAS. CIENTISTAS DA UNIVERSIDADE DE REGINA EM SASKATCHEWAN, DISSERAM QUE SE FOSSE FEITO O TESTE POTÁSSIO-ARGÔNIO PARA DATAÇÃO, ELE PROVAVELMENTE RESULTARIA NUMA IDADE DE MILHÕES DE ANOS, PORÉM NÃO SERIA VÁLIDO POIS NESSE CASO HOUVE CALOR ENVOLVIDO NO PROCESSO, O QUE ACELEROU A PETRIFICAÇÃO DAS RAIZES.

26 DATAÇÃO DE FÓSSEIS PENSE... TESTANDO O TESTE
LAVA, ROCHAS E CINZAS VULCÂNICAS APARECEM NA SUPERFÍCIE DO SOLO FRIAS ?

27 DATAÇÃO DE FÓSSEIS O TESTE COM CARBONO 14
O PROCESSO DE DATAÇÃO COM O C-14 SÓ É EXATO SE PELO MENOS NOS ÚLTIMOS ANOS A ATMOSFERA TERRESTRE TIVER SIDO ESTÁVEL, SEM MUDANÇAS NOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO. EX.: EXPERIÊNCIA PARA DETERMINAR QUANTO TEMPO UMA VELA FOI ACESA.

28 Núcleo de Apoio ao Ensino da Química - NAEQ
O método parte do pré-suposto que a quantidade de carbono-14 manteve-se constante nos últimos anos, o teor de carbono-14 também é constante nos vegetais e animais, enquanto vivos. Núcleo de Apoio ao Ensino da Química - NAEQ

29 O TESTE COM CARBONO 14 É CONFIÁVEL ?
DATAÇÃO DE FÓSSEIS O TESTE COM CARBONO 14 É CONFIÁVEL ? ERUPÇÕES VULCÂNICAS (JAVA, VESÚVIO) ATIVIDADE SOLAR (MANCHAS SOLARES) RADIAÇÃO CÓSMICA (RAIOS UV-CAMADA DE OZÔNIO) POLUIÇÃO (EX.: HIROSHIMA, CHERNOBYL) METEOROS (EX,: RÚSSIA 1908)

30 O TESTE COM CARBONO 14 É CONFIÁVEL ?
DATAÇÃO DE FÓSSEIS O TESTE COM CARBONO 14 É CONFIÁVEL ? MOLÚSCULOS VIVOS FORAM DATADOS COMO MORTOS HÁ ANOS. PELE FRESCA DE FOCA MARINHA FOI DATADA COMO TENDO ANOS.

31 OS TESTES RADIOMÉTRICOS SÃO CONFIÁVEIS ?
DATAÇÃO DE FÓSSEIS OS TESTES RADIOMÉTRICOS SÃO CONFIÁVEIS ? AS CAMADAS DE ROCHAS E CINZAS VULCÂNICAS E OS NÍVEIS DE RADIAÇÃO, TÃO NECESSÁRIOS PARA A CORRETA DATAÇÃO DOS FÓSSEIS, FORAM GRANDEMENTE AFETADOS PELO DILÚVIO UNIVERSAL (GN. 7:4, 11-12, 19, 8:13, 22). MUDARAM AS CAMADAS DO SOLO, MUDOU O CLIMA DA TERRA, MUDOU TODA A ATMOSFERA TERRESTRE.

32 PROBLEMAS DE DATAÇÃO 3º PROBLEMA OS MÉTODOS ATUAIS DESCARADAMENTE SÃO PROPOSTOS PARA ADAPTAREM- SE ÀS TEORIAS EVOLUCIONISTAS

33 PROBLEMAS DE DATAÇÃO Na época em que surgiu A Origem das Espécies (de Darwin), a idade da terra estava ‘cientificamente’ determinada em 100 milhões de anos. Em 1932, ‘descobriram’ que a terra tinha 1.6 bilhões de anos. Em 1947, geólogos ‘firmemente’ estabeleceram a idade da terra em 3.4 bilhões de anos. E finalmente, em 1976, eles descobriram que a terra tinha ‘realmente’ 4.6 bilhões de anos.

34 PROBLEMAS DE DATAÇÃO Existem dezenas de testes de datação que atribuem uma idade jovem para a Terra. Porém, a minoria, talvez 6 ou 7, atribuem uma idade avançada para o planeta e são esses que são aprovados e adotados pelos evolucionistas. Isso não é honesto.

35 2-MUDANÇAS NA ATMOSFERA
PROBLEMAS COM DATAÇÃO 1- INCONFIABILIDADE. 2-MUDANÇAS NA ATMOSFERA 3-ADAPTAÇÃO À TEORIA. HÁ DIFERENÇAS ENTRE OS MÉTODOS E ELES NÃO DATAM CORRETAMENTE MATERIAIS COM DATAS JÁ CONHECIDAS. (ROCHAS LUNARES, MOLUSCOS DE 2300 ANOS) OS MÉTODOS RADIOATIVOS SUPÕEM QUE NÃO HOUVE ALTERAÇÕES NA ATMOSFERA. E QUANTO ÀS ATIVIDADES VULCÂNICAS, POLUIÇÃO, TEMPESTADES SOLARES, ETC? OS MÉTODOS MUDARAM VÁRIAS VEZES. MUITOS CIENTISTAS DISCORDAM DOS MÉTODOS ATUAIS E HÁ MUITAS EVIDÊNCIAS DE UMA TERRA JOVEM. (DINOS ORGÂNICOS)

36 MILHÕES DE ANOS MILHARES DE ANOS
OU MILHARES DE ANOS COMO DIZ A BÍBLIA ?

37 MOVIMENTO GRAVITACIONAL
A Bíblia Sempre teve razão MOVIMENTO GRAVITACIONAL

38 A Bíblia Sempre teve razão
Ele estende os céus do norte sobre o espaço vazio; suspende a terra sobre o nada. (Jó 26:7)

39 A Bíblia Sempre teve razão
A TERRA É REDONDA

40 A Bíblia Sempre teve razão
Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra. (Is 40:22)

41 A Bíblia Sempre teve razão
O PESO (PRESSÃO) DO AR

42 A Bíblia Sempre teve razão
Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; (Jó 28:25)

43 O DIA IDEAL PARA A CIRCUNCISÃO E A PROTEÇÃO ANTICÂNCER
A Bíblia Sempre teve razão O DIA IDEAL PARA A CIRCUNCISÃO E A PROTEÇÃO ANTICÂNCER

44 A Bíblia Sempre teve razão
Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado... (Gn 17:12a)

45 A Bíblia Sempre teve razão
O CICLO DA ÁGUA

46 A Bíblia Sempre teve razão
"Ele atrai as gotas de água, que se dissolvem e descem como chuva para os regatos;as nuvens as despejam em aguaceiros sobre a humanidade. (Jó 36:27-28)

47 A Bíblia Sempre teve razão
A IDADE DE DEUS.

48 A Bíblia Sempre teve razão
Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus. (Sl 90:2)

49 A TERRA É JOVEM 1 TESS. 5:20-21 COL. 2:8

50 AQUILO QUE CREMOS INFLUENCIA NAQUILO QUE SOMOS, FAZEMOS E DEIXAMOS DE FAZER

51 TUDO FOI CRIADO NOVO MAS COM APARÊNCIA DE IDADE E COMPLETAMENTE FORMADO.

52 RACIOCÍNIO EVOLUCIONISTA...

53 ? VIOLÊNCIA, ABORTO, DROGAS, PROSTITUIÇÃO, LIMPEZA ÉTNICA...
CONSEQUÊNCIAS... ? VIOLÊNCIA, ABORTO, DROGAS, PROSTITUIÇÃO, LIMPEZA ÉTNICA...

54 RACIOCÍNIO CRIACIONISTA...

55 ? AMOR, RESPEITO À VIDA, JUSTIÇA, PUREZA MORAL, SANTIDADE DE VIDA...
CONSEQUÊNCIAS... ? AMOR, RESPEITO À VIDA, JUSTIÇA, PUREZA MORAL, SANTIDADE DE VIDA...

56 ...PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE. MT 12:33
AQUILO QUE VOCÊ (DIZ QUE) CRÊ ESTÁ INFLUENCIANDO NAQUILO QUE VOCÊ É, FAZ OU DEIXA DE FAZER ? ...PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE. MT 12:33


Carregar ppt "REVISÃO ? AMEBA OU GLÓRIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google