A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SESC Santo Amaro Estimulando a Memória na internet Wanda Patrocinio Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação 09 de outubro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SESC Santo Amaro Estimulando a Memória na internet Wanda Patrocinio Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação 09 de outubro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 SESC Santo Amaro Estimulando a Memória na internet Wanda Patrocinio Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação 09 de outubro de 2012

2 Cognição Processo de conhecer, que envolve as habilidades de: atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem. Memória É a capacidade de reter e fazer uso posterior de uma experiência. Atenção Codificação Armazenagem Resgate

3 Sistemas de Memória Memória sensorial: armazenamento breve e inicial dos estímulos... Após processados são transferidos para MCD ou esquecidos. Memória de Curta Duração: armazenamento de eventos ou informações que aprendemos para posteriormente evocarmos. Memória primária – passiva Memória operacional - processamento

4 Sistemas de Memória Memória de Longa Duração: estruturada pela codificação (ou seja, como a informação é classificada no cérebro) e recuperação. Memória declarativa: armazenamento e uso consciente de experiências prévias. Memória não declarativa: independe da consciência.

5 Sistemas de Memória Memória declarativa: - Episódica – autobiográfica - Semântica – conhecimento sobre o mundo Memória não declarativa: - De procedimentos – tudo que ficou automático (caminhar, dirigir, escovar os dentes...). - Pré-ativação – precisa de algo para lembrar (telefone, campainha, despertador...). - Condicionamento – o corpo já está condicionado (fome, bexiga cheia, sono...).

6 O sistema nervoso sofre com a ação do tempo e o cérebro após atingir sua maturidade envelhece e surgem algumas mudanças anatômicas e fisiológicas nele. Diminuição do peso do cérebro; Alargamento de espaços e atrofia; Menor metabolismo cerebral. Perdas de neurônios e como consequência redução de 50% das sinapses a partir dos 80 anos.

7 Causas das falhas de memória Fatores ambientais: Desorganização do ambiente e muitas informações para serem armazenadas de assuntos diferentes, como as compras do supermercado, a festa das crianças, as reuniões da semana, as atividades e tarefas. Acidentes e lesões cerebrais: (plasticidade cerebral) Excesso de bebida alcoólica e tabagismo: Afetam o SNC (sistema nervoso central).

8 Causas das falhas de memória Uso de medicamentos: tratamento de Parkinson e depressão; Doenças degenerativas: Alzheimer, demência vascular sem cura, mas com tratamentos para retardar a evolução da doença. Parkinson, Esclerose Múltipla, etc.

9 Com gratidão! Wanda Patrocinio Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação


Carregar ppt "SESC Santo Amaro Estimulando a Memória na internet Wanda Patrocinio Pedagoga, Mestre em Gerontologia, Doutora em Educação 09 de outubro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google