A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENXURRADA Escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou não estar associado a áreas de domínio dos processos fluviais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENXURRADA Escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou não estar associado a áreas de domínio dos processos fluviais."— Transcrição da apresentação:

1 ENXURRADA Escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou não estar associado a áreas de domínio dos processos fluviais.

2 EROSÃO MARGINAL Remoção e transporte de solo dos taludes marginais dos rios provocados pela ação erosiva das águas no canal de drenagem

3 EROSÃO MARGINAL Remoção e transporte de solo dos taludes marginais dos rios provocados pela ação erosiva das águas no canal de drenagem

4 Medidas de proteção: gabiões.
EROSÃO MARGINAL Medidas de proteção: gabiões.

5 Medidas de proteção: muro de arrimo.
EROSÃO MARGINAL Medidas de proteção: muro de arrimo.

6 SOLAPAMENTO Ruptura de taludes marginais do rio por erosão e ação instabilizadora das águas durante ou logo após processos de enchentes e inundações

7 Agravado pela ocupação irregular.
SOLAPAMENTO Agravado pela ocupação irregular.

8 Ocupação irregular às margens do Rio Tietê.

9 Ocupação irregular às margens do Rio Tietê - Impermeabilização.
Guarapiranga Ocupação irregular às margens do Rio Tietê - Impermeabilização.

10 MÉTODOS E TÉCNICAS DE IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
1. O QUE IDENTIFICAR? Cenários 2. COMO IDENTIFICAR? Registros de ocorrências 3. COMO LOCALIZAR? Fotos, imagens, mapas

11 MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
EM ÁREAS URBANAS CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE RISCO Análise dos cenários de risco e potencial destrutivo dos processos hidrológicos ocorrentes, 2. Vulnerabilidade da ocupação urbana, e 3. Distância das moradias ao eixo da drenagem.

12 MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
EM ÁREAS URBANAS CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE RISCO Análise dos cenários de risco e potencial destrutivo dos processos hidrológicos ocorrentes. a) Processo hidrológico 1 (PH1) - ENCHENTE E INUNDAÇÃO LENTA DE PLANÍCIES FLUVIAIS;

13 PROCESSOS E CENÁRIOS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
CENÁRIO DE RISCO DE ENCHENTE E INUNDAÇÃO DE PLANÍCIES FLUVIAIS

14 CENÁRIO DE RISCO DE ENCHENTE E INUNDAÇÃO LENTA DE PLANÍCIES FLUVIAIS

15 MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
EM ÁREAS URBANAS CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE RISCO Análise dos cenários de risco e potencial destrutivo dos processos hidrológicos ocorrentes. a) Processo hidrológico 1 (PH1) - ENCHENTE E INUNDAÇÃO LENTA DE PLANÍCIES FLUVIAIS; b) Processo hidrológico 2 (PH2) - ENCHENTE E INUNDAÇÃO COM ALTA ENERGIA CINÉTICA;

16 CENÁRIO DE RISCO DE ENCHENTE E INUNDAÇÃO COM ALTA ENERGIA CINÉTICA ATINGINDO OCUPAÇÃO RIBEIRINHA

17 MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
EM ÁREAS URBANAS CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE RISCO Análise dos cenários de risco e potencial destrutivo dos processos hidrológicos ocorrentes. a) Processo hidrológico 1 (PH1) - ENCHENTE E INUNDAÇÃO LENTA DE PLANÍCIES FLUVIAIS; b) Processo hidrológico 2 (PH2) - ENCHENTE E INUNDAÇÃO COM ALTA ENERGIA CINÉTICA; c) Processo hidrológico 3 (PH3) - ENCHENTE E INUNDAÇÃO COM ALTA ENERGIA DE ESCOAMENTO E CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE MATERIAL SÓLIDO.

18 CENÁRIO DE RISCO DE ENCHENTE E INUNDAÇÃO COM ALTA ENERGIA DE ESCOAMENTO E CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE MATERIAL SÓLIDO

19 MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
EM ÁREAS URBANAS CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE RISCO 2. Vulnerabilidade da ocupação urbana. alta vulnerabilidade de acidentes (V1): baixo padrão construtivo onde predominam moradias construídas com madeira, madeirit e restos de material com baixa capacidade de resistir ao impacto de processos hidrológicos; b) baixa vulnerabilidade de acidentes (V2): médio a bom padrão construtivo onde predominam moradias construídas em alvenaria com boa capacidade de resistir ao impacto de processos hidrológicos.

20 MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
EM ÁREAS URBANAS CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE RISCO 3. Distância das moradias ao eixo da drenagem alta periculosidade (P1): alta possibilidade de impacto direto considerando o raio de alcance do processo; b) baixa periculosidade (P2): baixa possibilidade de impacto direto considerando o raio de alcance do processo. NÍVEIS DE RISCO RISCO MUITO ALTO (MA) RISCO ALTO (A) RISCO MÉDIO (M) RISCO BAIXO (B)

21 MEDIDAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES PARA INUNDAÇÃO
MEDIDAS ESTRUTURAIS Obras, Drenagem, Reurbanização de Áreas, Moradias. MEDIDAS NÃO-ESTRUTURAIS Planejamento Urbano, Legislação, Política Habitacional, Pesquisa, Sistemas de Alerta e Contingência (Defesa Civil), Educação e Capacitação.


Carregar ppt "ENXURRADA Escoamento superficial concentrado e com alta energia de transporte, que pode ou não estar associado a áreas de domínio dos processos fluviais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google