A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS CARACTERÍSTICAS DOS RIOS Rio é um canal de escoamento de agua mais ou menos caudaloso (às vezes destríbuidos de água) que deságua no oceano, lago ou.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS CARACTERÍSTICAS DOS RIOS Rio é um canal de escoamento de agua mais ou menos caudaloso (às vezes destríbuidos de água) que deságua no oceano, lago ou."— Transcrição da apresentação:

1 AS CARACTERÍSTICAS DOS RIOS Rio é um canal de escoamento de agua mais ou menos caudaloso (às vezes destríbuidos de água) que deságua no oceano, lago ou em outro rio. (toponímia de riacho, arroio, ribeira, ribeirão). Os fluxos de água temporários dos rios podem ser classificados como efêmeros, intermitentes e perenes. Precipitação + escoamento + evapotranspiração (1/8 escoa diretamente e 7/8 se infiltra)

2 Os rios podem possuir regimes hídricos efluentes: quando recebem água do subsolo; e influentes: quando perdem água para o subsolo. (O volume de um rio em escala temporal varia conforme a precipitação, vegetação, solo, drenagem subterrânea) No Amazonas = m³/s e representa 18% do total de todos os rios que deságuam nos oceanos). A geometria hidráulica estuda as relações de débito, forma de canal, carga sedimentos, declividade e velocidade a partir de algumas mensurações.

3 O fluxo de um rio pode ser laminar, turbulento corrente e turbulento encachoeirado. A determinação para se verificar se o fluxo é corrente e encachoeirado é dado pelo número de FROUDE F=V gD V= velocidade média; g= gravidade; D= profundidade da água; F>1 = encachoeirado F<1 = corrente

4 Velocidade: é o maior logo abaixo do centro da superfície ( 1/3 da profundidade a partir da superfície), e menos próximo ao fundo e paredes laterais. Energia do canal de escoamento: potenciale cinética.

5 MORFOLOGIA DOS CANAIS PARA O ELEMNETO FLUXO ATIVDADES DE TRANSPORTE Trabalho dos rios consiste em erosão, transporte e posição dos sedimentos. Processo de erosão: - corrosão: quimíca - corrosão: desgaste pelo atrito mecânico das particulas carregadas pela a água; (o material abrasivo é fornecido pelas vertentes e aluvião são sedimentos ou detritos de qualquer natureza carregado e depositado pelos rios).

6 -evorsão: movimento turbilhonar gerando marmitas de gigante; (seixos redondos) - cavitação: velocidade elevada da água gerando aumento de pressão sobre as paredes do canal facilitando a fragmentação das rochas.

7 Cargas de transporte de um rio: - solução: varia com o clima, pedologia, vegetação e deposita quando ocorre a saturação; - suspensão: silte e argila (diâmetro de argila 0, 002 mm, silte 0, 002 à 0,05 mm areia 0,05 à 1 mm areia > 1 mm seixos e cascalhos. - carga de fundo: areia e cascalhos e movimentam-se por saltação, rolamento ou arrastamento. A capacidade de carga da corrente de um rio é o transporte de detritos em suspensão e carga de fundo; (equivale a velocidade elevada a terceira ou a quarta potência no Brasil predomina o transporte da carga em suspensão)

8 Depósitos de carga sedimentar de um rio: Deltas: perde a capacidade de transporte devido a diminuição da declividade; (formando diques marginais bordehjando os canais, pelas enchentes transborda e relacionados com a sedimentação primeiro o materialmis grosseiro e depois e o mais fino mais adiante) Cones de dejeção ou leque aluvial: deposito em canais efêmeros em terrenos de alta declividade;

9 TIPOS DE LEITOS FLUVIAIS (PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO E VÁRZEAS) EVOLUÇÃO DA VIDA DE UM RIO - juventude; (aprofundamento, garganta ou cânion, não navegável com cascatas, correntezas e cachoeiras) - maturação; (predomina o transporte do material rochoso dos afluentes e das vertentes) alargamento pela erosão lateral. - senilidade; (planície de inundação é 5 vezes mais larga que o diâmetro do meandro, perde- se a capacidade de transporte)

10 TIPOS DE CANAIS FLUVIAIS CONFORME O ARRANJO ESPACIAL - meandrante; (rio Maiandros hoje Menderes na Turquia; sinuosidade 1,5 possui erosão lateral, estágio de maturidade, bom para a navegação. - colo esporão que separa dos braços tendendo a estrangular banco de solapamento parte de erosão parte côncava ou de maior velocidade. - point bar são baixios arenosos lado convexo da chuva ou interno. - anastomosado; (volta ao mesmo canal diminuição da declividade) - reticulado; cones de dejeção ou leque aluvial importante para as populações se estabelecerem por encontarem poços de água - ramificado; (forma-se uma bifurcação como o rio Araguaia na ilha do bananal) - reto (devido a estrutura geologia não ultrapassa 10 vezes que o comprimento da largura.

11 Classificação dos rios em relação a inclinação das camadas geológicas. conseqüentes, subseqüentes, obsequentes, resequentes e insequentes.

12


Carregar ppt "AS CARACTERÍSTICAS DOS RIOS Rio é um canal de escoamento de agua mais ou menos caudaloso (às vezes destríbuidos de água) que deságua no oceano, lago ou."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google