A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de S. Miguel 4º Ano Ano lectivo 2010-2011 O Rio Douro Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de S. Miguel 4º Ano Ano lectivo 2010-2011 O Rio Douro Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de S. Miguel 4º Ano Ano lectivo O Rio Douro Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©

2 Existem várias explicações para a origem do nome «Douro» O Rio Douro - A origem do nome Fonte: Uma lenda conta que era costume ver-se rolar umas pedritas pequenas e brilhantes, que se veio a descobrir serem de ouro. Há quem diga, ainda, que o nome se deve à cor barrenta das águas do rio, consequência das grandes quantidades de detritos que as enxurradas arrastavam encostas abaixo e que por serem de um amarelo vivo lhe davam uma cor de ouro. Mas há ainda quem defenda que este nome deriva do latim Durius, ou seja, Duro, devido à dureza dos seus contornos tortuosos de escarpas altas e rochosas.

3 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbión, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. O Rio Douro - Nascente Fonte: livro estudo do meio 4º ano e Wikipédia

4 O rio Douro desagua no Porto: foz do Douro. O Rio Douro - Foz Fonte: livro estudo do meio 4º ano e Wikipédia

5 O rio Douro tem, no total, 927 km de comprimento, é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica. O Rio Douro - Comprimento Fonte: livro estudo do meio 4º ano e Wikipédia O rio Douro percorre 322 km em território português.

6 Os principais afluentes do rio Douro são: Côa Sabor Tua Corgo Távora Tâmega Águeda Paiva Sousa O Rio Douro - Afluentes Fonte: livro estudo do meio 4º ano e Wikipédia

7 O Rio Douro - Importância Fonte: Foi este rio que trouxe desenvolvimento à região, visto que era através dele que se fazia o transporte do precioso Vinho do Porto, através dos barcos rabelos.

8 O Rio Douro - Importância Fonte: O rio Douro é navegável ao longo de todo o seu percurso nacional devido às cinco barragens que são, hoje em dia, também uma atracção devido ao seu desnível. Assim realizam-se neste rio vários cruzeiros turísticos.

9 O Rio Douro Obrigada pela vossa atenção


Carregar ppt "Escola de S. Miguel 4º Ano Ano lectivo 2010-2011 O Rio Douro Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google