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A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Nesta momento irá se trabalhar com a Modelagem Funcional dos novos sistemas a serem desenvolvidos.

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1 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Nesta momento irá se trabalhar com a Modelagem Funcional dos novos sistemas a serem desenvolvidos. Desta forma será utilizada ferramentas gráficas para representar: - As operações dos sistemas; - A integração do sistema com outros sistemas; - O banco de dados com os respectivos relacionamentos da tabelas; - A descrição dos atributos das tabelas do banco de dados.

2 Ferramentas de modelagem – Planejamento da Estrutura do Sistema Prof. Wladimir da Costa Fase 3

3 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Macro Fluxo Diagrama de Contexto Diagrama de Fluxo de Dados Diagrama Entidade Relacionamento Diagrama de Descrição de Entidade As Ferramentas para modelagem do novos sistemas A serem representadas são:

4 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Representa as Funções do sistema, as Integrações com outros sistemas, as Informações que Alimentam o sistema, as Informações que Resultam do sistema para outros sistemas ou para saídas convencionais, e os Arquivos essenciais para o seu processamento. O Macro Fluxo mostra o Perfil/Escopo do sistema e o seu alinhamento com a Estrutura Informacional da Organização. Diagrama de Macro Fluxo

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6 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Fluxo de Dados Representa o fluxo de informações no sistema, com a composição dos seus processos gerenciais e operacionais. O DFD também permite uma abordagem de decomposição de processos em níveis maiores de detalhes - sub níveis de DFD.

7 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Fluxo de Dados Componentes : Terminador Processo Depósito Fluxo de Dados

8 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Fluxo de Dados - Regra Básica Todos os componentes do DFD devem estar nomeados Todo processo deve ter pelo menos um fluxo de entrada e um fluxo de saída - cuidado com o buraco negro A descrição de um fluxo de dados deve ser um substantivo ou uma sentença simples, nunca um verbo A descrição de um processo deve ser feita utilizando um verbo que não traga dupla interpretação ou duvida da tarefa a ser executada

9 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Fluxo de Dados - Regra Básica Um processo deve ser enumerado Não pode haver uma comunicação direta entre dois terminadores ou depósitos e entre terminadores e depósitos O nome de um depósito deve estar no plural

10 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Fluxo de Dados - Etapa para elaboração Identificar e enumerar os processo Identificar os terminadores Identificar os depósitos Construir o gráfico do DFD

11 Diagrama de Fluxo de Dados

12 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas as entidades do sistema, isto é, os grupos lógicos de agregação de dados (arquivos), determinando o grau e o tipo de relacionamento entre elas, o qual irá constituir o Banco de Dados do Sistema e prover a informação ao usuário. Para identificar se um objeto é uma entidade, faça as duas perguntas abaixo, e se ambas forem verdadeiras, o objeto será uma entidade: 1- Existe ou tem informação para guardar do objeto? 2- Há mais de uma informação que irá guardar desse objeto?

13 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Entidade - Relacionamento Componentes : F Entidade Relacionamento Atributos Chave Facultativo Obrigatório Derivado Estrangeiro

14 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Entidade - Relacionamento Cardinalidade Identifica o número mínimo e máximo de Tuplas (registros) de uma Entidade, que está Relacionando com uma ou mais Tuplas de outra Entidade (obviamente, só existe cardinalidade nos relacionamentos). Sugiro utilizar a cardinalidade do tipo MEREB. MEREB( Metodologia Entidade Relacionamento Estendido Binário), ou seja, um relacionamento envolver somente duas entidades.

15 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Entidade - Relacionamento Regras da Cardinalidade Um para um (1:1) Um para muitos (1:N) Muitos para muitos (N:N) Cuidado toda Entidade deve ter um Atributo chave que irá identificar uma única Tupla na Entidade, o qual será aplicado nas regras da Cardinalidade.

16 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Entidade - Relacionamento Estudo de Caso: Em um supermercado os produtos comercializados pelo mesmo, tem sua reposição a partir do momento em que o saldo atinge o limite mínimo. Esta reposição é feita através de um fornecedor específico de cada produto. Quando o fornecedor entrega o produto, sendo que nesta entrega pode ser entregue mais de um tipo de produto de uma vez, ele também entrega uma nota fiscal que identifica os produtos fornecidos. O setor de Planejamento de Compras analisa periodicamente a situação dos produtos em estoque, com o objetivo de enviar ordens de compras dos produtos em falta para os fornecedores correspondentes.

17 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Descrição de Entidades Representa o conjunto de dados ou atributos que compõe cada entidade do Diagrama Entidade Relacionamento, onde cada elemento deverá representar o seu tipo (chave, obrigatório, facultativo, derivado, etc.).

18 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase Diagrama de Descrição de Entidades CP : Atributo Chave OB: Atributo Atributo Estrangeiro

19 A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica: Hardware e Software

20 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Nesta fase iremos configurar a Plataforma Tecnológica adequada para a operação funcional da Organização, baseando-se nos SI a serem desenvolvidos levantados na fase anterior. Na Seleção de Hardware e Periférico, deve-se descrever os detalhes técnicos dos componentes, como por exemplo, em um micro computador, o processador, capacidade de memória, capacidade de winchester, etc (Configuração necessária). Na Seleção de Software, especificar a necessidade ou não de licenças. OBS.: Se necessário especificar etapas de aquisição de Hardware e Software – Cronograma de atividades.

21 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Na Seleção de Hardware deve-se especificar: A aquisição de novos Hardwares e Periféricos Os Hardwares e Periféricos que serão aproveitados na Organização Meio Físico de comunicações de dados Topologia e protocolo de redes

22 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Na aquisição de novos Hardwares deve-se especificar: Servidores Desktops Notebooks Palms Impressoras No-Breaks e Estabilizadores - Rede Elétrica Switch, Roteadores, Access Point, etc Linhas externas para comunicação de dados (Internet) Dispositivos para Backup Canhão de multimídia Dispositivos de biometria, etc.

23 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Na seleção de Software deve-se especificar: A aquisição de novos Softwares: Para Servidores (gerenciamento/performance, segurança, patrimonial, BD, Web, Impressão, etc.) Desktops - micros Dos usuários – Aplicativos e dispositivos de segurança Da produção – Softwares para desenvolvimento Treinamento e/ou reuniões virtuais, etc. Os Softwares que serão aproveitados na Organização

24 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores: Os fornecedores devem ser escolhidos mediantes alguns critérios: Estabilidade, capacidade financeira e reconhecimento Carteira de principais clientes Disponibilidade de produtos Programas de financiamento Qualidade do produto Relação preço / performance Suporte e assistência técnica (balcão x local) Canais de distribuição do produto

25 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores - Seleção Definir uma metodologia para avaliar os fornecedores (Default selecionar três (03)) Concentrar nos pontos de maior interesse para avaliação do produto em relação a sua organização (homologar produto) Sistema de Arquitetura (Aberta x Fechada) e padronização do produto Avalie o grau de risco que o produto deste fornecedor pode acarretar para o ambiente corporativo

26 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores - Demonstração do Fornecedor Procure uma interação com toda a equipe. Participe de todas discussões. Envolva membros de outras áreas que serão futuros usuários do produto. Planeje e organize um roteiro sobre o qual o fornecedor deve seguir ao apresentar seu produto – ponto críticos para a empresa. Solicite uma demonstração sobre a versão atual do produto, principalmente se for software. Não focar em situações futuras que ainda não existem. Analisar vantagens x desvantagens do produto. Mantenha um dialogo aberto com o fornecedor

27 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores -Avaliação de Custos / Necessidades Fazer o levantamento dos custos/necessidades estimados para o produto Incluir os seguintes pontos básicos: Ferramentas adicionais necessárias para operar/trabalhar com este produto Pacotes de SW adicionais ou Módulo de HW adicionais necessários Reengenharia do processo atual Custo com Treinamento x Manutenção Redes (licenças) Upgrades nas plataformas existentes Suporte Técnico (Forma)

28 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores - Avaliação Construir uma lista com os pontos fracos e pontos fortes dos fornecedores Considere a opinião de todos os membros da equipe de projeto Envolva a conclusão de todas as áreas envolvidas na seleção/projeto Realize o Cronograma de aquisição e implantação ou instalação dos produtos a serem implementados na empresa.


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