A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Professor Nilo Cesar do Vale Baracho Monitores: Nathália Lellis e Paloma Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Professor Nilo Cesar do Vale Baracho Monitores: Nathália Lellis e Paloma Alves."— Transcrição da apresentação:

1 Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Professor Nilo Cesar do Vale Baracho Monitores: Nathália Lellis e Paloma Alves

2 FOSFATASES ÁCIDAS - São um amplo grupo enzimático que se caracteriza por atuar em baixos valores de pH removendo grupos fosfatos de ésteres orgânicos. - A próstata é a fonte mais rica de fosfatase ácida na forma da isoenzima fosfatase ácida prostática. - São enzimas que estão presentes na maioria dos organismos e praticamente em todas a suas células e tecidos.

3 Suas principais fontes orgânicas são: - Próstata (50%) - Osso - Fígado - Baço - Rins - Eritrócitos - Plaquetas.

4 FUNÇÃO - Desempenha papel fundamental na autólise de tecidos e é considerada um marcador lisossomal. - Pode estar relacionada com o processo de liquefação do semem.¹ - É utilizada em kits de identificação de semem, para perícia de estupro.² - Diagnóstico de carcinoma prostático.

5 Pode estar alterada na: Anemia Hepatite Infecção Sistêmica Tromboflebite Hiperparatireoidismo Doença de Paget IAM Dano Renal Dano Hepático Carcinoma Prostático

6 É um tumor com células benignas. Seu crescimento comprime a uretra prostática, causando : Nictúria Hematúria Jato urinário mais fraco Sensação de não esvaziar a bexiga

7 É qualquer inflamação ou infecção prostática. Sintomas associados : Desconforto nos testículos Micção dolorida, com ou sem hematúria Ejaculação dolorida Secreção ou pus na uretra Tratamento varia com antibióticos e analgésicos

8 Câncer de Próstata - Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. - Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.

9

10 Os fatores de risco incluem: idade avançada (acima de 50 anos) histórico familiar da doença fatores hormonais e ambientais certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

11

12 O tratamento é variável e depende do estadiamento. Cirúrgico e/ou radioterápico Tratamento hormonal

13 Recomendações Fazer os exames preventivos aos 50 anos; Descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença Homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/mL devem repetir o exame a cada 2 anos Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

14 1- Page in: Walter F., PhD. Boron (2003). Medical Physiology: A Cellular And Molecular Approaoch. Elsevier/Saunders. p ISBN ISBN prostata/ prostata/ _total_e_fra%C3%A7%C3%A3o_p.htm _total_e_fra%C3%A7%C3%A3o_p.htm

15


Carregar ppt "Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Professor Nilo Cesar do Vale Baracho Monitores: Nathália Lellis e Paloma Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google