A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Português Uso do hífen de acordo com a reforma ortográfica. Língua Portuguesa – Professora Tenente Jaqueline. Sala 805. Alunos Mei Li Lui,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Português Uso do hífen de acordo com a reforma ortográfica. Língua Portuguesa – Professora Tenente Jaqueline. Sala 805. Alunos Mei Li Lui,"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Português Uso do hífen de acordo com a reforma ortográfica. Língua Portuguesa – Professora Tenente Jaqueline. Sala 805. Alunos Mei Li Lui, n˚ 625 Gabrielli Vital, n˚ 247 Calil Botelho, n˚ 869 Matheus Coutinho, n˚ 207

2 Uso do hífen Usa-se hífen: Quando o segundo termo iniciar por H. Exemplos: anti-higiênico, extra-humano, super-homem, micro-história. Quando o prefixo terminar com a mesma consoante que se inicia o segundo termo. Exemplos: inter-relação, super-realista, hiper-racionalizada, hiper-romântico. Após o prefixo sub se o segundo termo começar por R. Exemplos: sub-regional, sub-raça, sub-racial, sub-região. Caso o prefixo termine em vogal e o segundo termo comece com essa mesma vogal. Exemplos: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, contra-ataque. Algumas palavras continuam com sua acentuação própria, por isso a exigência do hífen. Como: médico-cirurgião, sexta-feira, rosa-claro.

3 Uso do hífen Usa-se hífen: Quando o segundo termo iniciar por M, N e vogal tendo como prefixos circum e pan. Exemplos: pan-americano, circum-navegação. Com os prefixos além, aquém, ex, pré, pró, pós, recém, sem, soto e vice. Exemplos: pré-história, recém-nascido, pós-operário, vice-governador, ex-mulher. Quando os sufixos tiverem origem tupi. Exemplos: capim-açu. Com mal, quando a palavra seguinte começar por vogal, h ou l. Exemplos: mal-entendido, mal-estar, mal-limpo, mal-humorado.

4 Uso do hífen Usa-se hífen: Em palavras relacionadas a espécies botânicas e zoológicas. Exemplos: beija-flor, couve-flor, erva-doce, pimenta-do-reino. Palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, bate-boca, joão-ninguém. Palavras compostas iguais ou quase iguais. Exemplos: reco-reco, zum-zum, pingue-pongue, zigue-zague. Compostos entre cujos elementos há o emprego do apóstrofo. Exemplos: pé-dágua, gota-dágua.

5 Não se usa hífen Não se usa hífen: Quando o primeiro termo iniciar com DES e IN e o segundo termo perder o H do início da palavra. Exemplos: inumano, desumano. Quando o prefixo terminar em vogal e o segundo termo iniciar com R ou S, dobram-se as consoantes citadas. Exemplos: antissocial, contrarreforma, extrasseco. Quando o prefixo terminar em vogal e o segundo termo iniciar com consoante diferente de R ou S. Exemplos: autopreparação, microcomputador, autopeça, extraforte.

6 Não se usa hífen Não se usa o hífen: Quando o prefixo terminar em vogal diferente da vogal que o segundo termo se inicia. Exemplos: autoescola, infraestrutura, extraescolar, autoajuda. Diante de co-, re-, pre- e pós-, pré- e pró- quando átonos, juntam-se ao segundo elemento. Exemplos: coordenar, reedição, preexistir, predifinido, prejulgar. Quando o prefixo terminar com consoante e o segundo termo iniciar com vogal ou consoante diferente do primeiro termo. Exemplos: hipermercado, superamigo, hiperativo, superinteressante.

7 Mudanças AntesDepoisRegra anti-religiosoantirreligiosoPrefixo terminou em vogal e o segundo termo com R. auto-estradaautoestradaPrefixo terminou em vogal diferente da que se inicia o segundo termo. microondasmicro-ondasPrefixo terminou com a mesma vogal da que se inicia o segundo termo. co-ordenarcoordenarNão se usa o hífen diante de co-, re- e pre-. superhomemsuper-homemSegundo termo iniciado por H. pré-julgarprejulgarPós-, pré- e pró-, quando átonos, juntam-se com o segundo elemento.

8 Fontes


Carregar ppt "Trabalho de Português Uso do hífen de acordo com a reforma ortográfica. Língua Portuguesa – Professora Tenente Jaqueline. Sala 805. Alunos Mei Li Lui,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google