A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução da Língua Portuguesa. Resumo da Evolução da Língua Origem – Família – Indo-Europeu Ramo – Românico (também conhecido como latinas). Do Latim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução da Língua Portuguesa. Resumo da Evolução da Língua Origem – Família – Indo-Europeu Ramo – Românico (também conhecido como latinas). Do Latim."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução da Língua Portuguesa

2 Resumo da Evolução da Língua Origem – Família – Indo-Europeu Ramo – Românico (também conhecido como latinas). Do Latim vulgar evoluiu para várias formas de língua e dialetos. Evolução: Galaico-Português (desde o século V) Português (a partir do século XIII) Português moderno – forte contributo de Camões e outros poetas e escritores (século XVI)

3 Evolução da Língua na Península Ibérica

4 De princípios do século XIII eram já conhecidos dois textos originais escritos em português - a Notícia de Torto e o Testamento de Afonso II. Recentemente foi descoberto um outro documento original, também escrito em português, mas de a Notícia de Fiadores

5 Testamento de D. Afonso II 1214

6 1214 Junho 27 Testamento de D. Afonso II. Existem dois exemplares deste testamento, a cópia que foi enviada ao arcebispo de Braga e aquela que foi enviada ao arcebispo de Santiago. linha 1 En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temëte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mãda p(er) q(ue) de linha 2 pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia. P(ri)meiram(en)te mãdo q(ue) meu filio infante don Sancho q(ue) ei da raina dona Orraca agia meu reino enteg(ra)m(en)te e en paz. E ssi este for linha 3 morto sen semmel, o maior filio q(ue) ouuer da raina dona Orraca agia o reino entegram(en)te e en paz. E ssi filio barõ nõ ouuermos, a maior filia q(ue) ouuuermos agia'o...

7 1214 Notícia de Torto A «Notícia de torto» é um documento em que D. Lourenço Fernandes da Cunha fez um minucioso relatório das malfeitorias feitas por D. Sancho I e por Vasco Mendes, por ordem do mesmo rei. É um bocado de pergaminho, escrito dos dois lados. Veio do mosteiro feminino de Vairao e está hoje no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

8

9 Poesia Trovadoresca

10

11 Ai flores, ai flores do verde pinho se sabedes novas do meu amigo, ai deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado, ai deus, e u é? Se sabedes novas do meu amigo, aquele que mentiu do que pôs comigo, ai deus, e u é? Se sabedes novas do meu amado, aquele que mentiu do que me há jurado ai deus, e u é? (...) D. Dinis Em Lixboa sobre lo mar barcas novas mandei lavrar, ay mia senhor velida! Em Lisboa sobre lo lez barcas novas mandei fazer, ay mia senhor velida! Barcas novas mandei lavrar e no mar as mandei deitar, ay mia senhor velida! Barcas novas mandei fazer e no mar as mandei meter, ay mia senhor velida! João Zorro

12 Mirandês Tradutor de Português – Mirandês História do Mirandês andesa

13 Evolução da língua Ao longo do tempo a língua evoluiu a todos os níveis: – Sonoro (fonológico ou fonético) – Vocabular (lexical) – Significado (semântico)

14 Evolução Fonética O que vamos estudar é a evolução fonética, ou os processos fonéticos da evolução da língua Em resumo: foram alterações ao longo do tempo, de perda, alteração ou acrescento de sons nas palavras


Carregar ppt "Evolução da Língua Portuguesa. Resumo da Evolução da Língua Origem – Família – Indo-Europeu Ramo – Românico (também conhecido como latinas). Do Latim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google