A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FELICIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FELICIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 FELICIDADE

2 As bem aventuranças Mateus 5:3-12

3 As bem aventuranças (Mateus 5:3-12)
A vontade de Deus é que sejamos felizes. Deus quer que sejamos abençoados. E nos concede princípios por meio dos quais podemos sê-lo.

4 As bem aventuranças (Mateus 5:3-12)
1 Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, 2 e ele começou a ensiná-los, dizendo: 3 “Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4 Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. 5 Bem aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.

5 As bem aventuranças (Mateus 5:3-12)
6 Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. 7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. 8 Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus. 9 Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

6 As bem aventuranças (Mateus 5:3-12)
10 Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 11 Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12 Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

7 Há uma sequência lógica nestes versículos:
3 “Bem aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. 4 Bem aventurados os que choram, pois serão consolados. Há uma sequência lógica nestes versículos: As duas primeiras bem-aventuranças levam a pessoa a reconhecer sua total dependência de Deus e a buscar o Consolador de sua alma. Até esse ponto temos olhado introspectivamente.

8 Mas com esta terceira, entramos na área do relacionamento pessoal.
5 Bem aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Mas com esta terceira, entramos na área do relacionamento pessoal. A mansidão trata do meu relacionamento com outras pessoas.

9 As bem aventuranças (Mateus 5:3-12)
6 Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Mateus 5:6 (RA) “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos”

10 Você tem “fome e sede” de que?
Comida Felicidade Bênçãos (coisas) Experiências Saúde, Beleza, Prazeres, Poder, Elogios Paz Sempre que alguém põe “estas coisas” acima da justiça, quanto à ordem de prioridade, tal esforço está condenado ao fracasso.

11 O coração de cada pessoa no mundo, cristão ou incrédulo, foi criado com uma fome de Deus.
Mas o homem tenta satisfazer esta fome de Deus com tudo que há de errado. Jeremias 2:13 “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”

12 Os verbos no grego são muito fortes.
“Peinao” significa estar necessitado, sofrer de fome profunda. A palavra “dipsao” traz em si a idéia de sede de verdade. Está relacionado a um grande e intenso desejo.

13 Mateus 5:6 (RA) “Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos”

14 A justiça, na Bíblia, tem pelo menos três aspectos:
1. LEGAL É a justificação, um relacionamento certo com Deus. 2. MORAL É a justiça de caráter e de conduta que agrada a Deus. 3. SOCIAL

15 1. Legal 2. Moral 3. Social A justiça bíblica é mais do que um assunto particular e pessoal. É a busca pela libertação do homem da opressão, junto com a promoção dos direitos civis, da integridade nos negócios e da honra no lar e nos relacionamentos familiares.

16

17 A única verdadeira felicidade na vida é ser íntegro com Deus.
A justiça, “dikaiosuna” no grego, ou justificação, significa “ser íntegro com Deus”. A única verdadeira felicidade na vida é ser íntegro com Deus.

18 Justiça Própria X Justiça de Deus
Romanos 5:1 (RA) “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Justiça Própria X Justiça de Deus

19 Romanos 5:1 (RA) “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”

20 Mateus 5:20 (RA) “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em uito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”

21 Você está satisfeito consigo mesmo?
As pessoas que pensam ter a justiça não são felizes; bem-aventuradas são as pessoas que sabem que não a tem. Quando você pensa que é justo, aí é que você corre mais perigo do que nunca. Você está satisfeito consigo mesmo?

22 CONCLUSÃO Mateus 6:33 (RA) “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas”

23 “Ter fome não é suficiente
“Ter fome não é suficiente. Precisa estar “morrendo de fome” para saber o que o coração de Deus reserva para mim” J. N. Darby FILHO PRÓDIGO Quando teve fome, ele foi comer a comida dos porcos. Mas quando estava morrendo de fome, ele foi para a casa de seu pai.

24

25 O segredo do crescimento espiritual está no apetite espiritual
Os que comem pouco, pouco crescerão; os que comem muito, muito crescerão O crescimento, o desenvolvimento e a saúde espirituais estão inseparavelmente unidos ao apetite espiritual

26 As 4 primeiras Bem-Aventuranças revelam uma progressão espiritual muito lógica:
1. Temos de ser “humildes de espírito” , reconhecendo nossa completa e total falência espiritual diante de Deus. 2. Temos de “chorar” por causa disto, por causa dos nossos pecados: a corrupção de nossa natureza decaída, e o poder do pecado e da morte no mundo.

27 3. Temos de ser “mansos”, humildes e gentis para com os outros, permitindo que nossa pobreza espiritual (confessada e chorada) condicione o nosso comportamento em relação a eles e também para com Deus. 4. Temos de ter “fome e sede de justiça”. Pois de que vale confessar e lamentar o nosso pecado, ou reconhecer a verdade a nosso respeito diante de Deus e dos homens, se pararmos aí?


Carregar ppt "FELICIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google