A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5. O EXÍLIO DO SAGRADO. COSMOVISÕES 1.Idade Média : Teleologia, Ordem estática. 2. Burguesia: Utilidade, Lucro. 3. Iluminismo: Cientificismo, Secularismo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5. O EXÍLIO DO SAGRADO. COSMOVISÕES 1.Idade Média : Teleologia, Ordem estática. 2. Burguesia: Utilidade, Lucro. 3. Iluminismo: Cientificismo, Secularismo,"— Transcrição da apresentação:

1 5. O EXÍLIO DO SAGRADO

2 COSMOVISÕES 1.Idade Média : Teleologia, Ordem estática. 2. Burguesia: Utilidade, Lucro. 3. Iluminismo: Cientificismo, Secularismo, Empirismo.

3 Quando percorremos nossas bibliotecas, convencidos destes princípios, que destruição temos que fazer! Se tomarmos em nossas mãos qualquer volume, seja de teologia, seja de metafísica escolástica, por exemplo, perguntemos: será que ele contém qualquer raciocínio abstrato relativo à quantidade e ao número? Não. Será que ele contém raciocínios que digam respeito a matérias de fato e à existência? Não. Então, lançai-o às chamas, pois ele não pode conter coisa alguma a não ser sofismas e ilusões. (David Hume )

4 O curioso é que a economia não liquidou o sagrado, pois a riqueza não consegue encher de significado a vida (há que legitimá-la também...), e o dinheiro do país mais rico do mundo traz a inscrição: In God we trust. E os pobres e os ricos ainda procuram a religião... HÁ ALGO A MAIS NA ALMA HUMANA, QUE A OBJETIVIDADE DA CIÊNCIA NÃO PODE RETIRAR.

5 Depois do iluminismo, a construção da cultura secular se empenhou em propor como natural a ordem cultural (reificação). Esse é o processo de impostação de uma verdade. Os símbolos vitoriosos, capazes de: resolver problemas práticos, de congregar as pessoas etc, tornam-se a VERDADE, e os derrotados são ridicularizados como supertições e perseguidos como heresia. O preconceito da ciência relativo a religião sustentou-se na compreensão de que somente o que é empiricamente comprovável é que poderia ser considerado verdade, assim construções estritamente semânticas deveriam ser descartadas.

6 Todavia a religião é um fato (E. Durkeim), partes dela podem ser construções semânticas, mas ela é um fenômeno social objetivo com qualquer coisa, e, revela um aspecto essencial da vida humana (59). A dificuldade em aceitar a religiosidade se deu porque a ciência iluminista tentou reduzir tudo ao âmbito do utilitário, do pragmático e do lucro, como nem tudo pode ser compreendido por este ponto de vista, a religião permanece algo de valor e real.

7 Produzido por: Alyson Augusto Padilha Adaptação a partir do livro: O que é Religião? De Rubem Alves


Carregar ppt "5. O EXÍLIO DO SAGRADO. COSMOVISÕES 1.Idade Média : Teleologia, Ordem estática. 2. Burguesia: Utilidade, Lucro. 3. Iluminismo: Cientificismo, Secularismo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google