A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÃO INTERPESSOAL Tomada de Perspetiva Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÃO INTERPESSOAL Tomada de Perspetiva Social."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÃO INTERPESSOAL Tomada de Perspetiva Social

2 CONCEITO Tomada de Perspetiva Social (TPS): É a capacidade de construir e coordenar pontos de vista alternativos sobre a realidade social; Capacidade básica que determina a maneira como as pessoas pensam e compreendem a relação interpessoal. (R. Selman, 1989)

3 N ÍVEIS DE TPS Nivel 0 Indiferenciada e egocêntrica (3-6 anos) A criança não distingue características físicas das características psicológicas das pessoas; Como nos desenhos animados, os feios são os mãos e as princesas lindas são sempre boas. A criança não aceita a existência de pontos de vista diferentes.

4 NÍVEIS TPS INDIFERENCIADA E EGOCÊNTRICA Como nos desenhos animados, os feios são os mãos e as princesas lindas são sempre boas. A feia má e a bonita boaComo a criança vê

5 N ÍVEIS DE TPS ( CONT.) Nível 1 Diferenciada e subjetiva (5–9 anos) A criança distingue características físicas das características psicológicas das pessoas; A criança tem uma certa capacidade de distinguir as perspetivas subjetivas (de si), das perspetivas dos outros. Nesta fase a criança consegue até certo ponto diferenciar o que antes tinha como uma relação direta, feio = mau bonito = bom

6 N IVEL 1 D IFERENCIADA E SUBJETIVA Ainda nesta fase o EU predomina, uma vez que o outro é visto a partir da perspetiva de quem está a ver. Se um presente me faz feliz, um presente faz com que todos se sintam felizes.

7 N ÍVEIS DE TPS ( CONT.) Níveis 2 Reflexiva e Recíproca (7-12 anos); O sujeito possui a capacidade de perceber as pessoas em duas dimensões: a aparência visível e a realidade escondida. O sujeito começa a construir a sua personalidade. O sujeito compreende os outros e espera ser compreendido pelos outros.

8 N IVEL 2 REFLEXIVA E RECIPROCA E SPERA QUE O OUTRO LHE CORRESPONDA

9 N ÍVEIS DE TPS ( CONT.) Nivel 3 da terceira pessoa e mútua ( anos); O sujeito vê a pessoa como um sistema de valores, crenças etc. por isso, consegue perceber e respeitar as perspetivas dos outros. O sujeito coordena a sua perspetiva com a perspetiva do outro e também com a situação em que se interage. O individuo vê o outro não como uma peça isolada, consegue associá-lo a um conjunto de fatores que determinam sua forma de ser e de agir.

10 N IVEL 3: DA 3 ª PESSOA E MÚTUA Começa a consciencializa r-se da importância do outro para a sua aprendizagem e crescimento como pessoa social..

11 N ÍVEIS DE TPS ( CONT.) Nível 4 Profunda e sócio – simbólica (depois dos 12 anos); O sujeito tem a capacidade de ver que o outro pode desempenhar múltiplas interacções; O sujeito preocupa-se profundamente com as perspetivas dos outros (capacidade de empatia). O sujeito tem a capacidade de ver que o outro pode desempenhar múltiplas interacções; O individuo consegue colocar-se no lugar do outro antes de ou sem julgá-lo.

12 N ÍVEL 4 P ROFUNDA E SÓCIO – SIMBÓLICA. O SER É O MAIS IMPORTANTE QUE O TER.

13 DILEMAS TPS E ENI Para uma melhor compreensão dos conceitos apresentados anteriormente, sugere se a leitura de alguns dilemas e sua resolução priorisando a opinião de cada um. O trabalho será realizado num grupo formado por quatro pessoas e o mesmo será enviado através do Forúm na plataforma da disciplina na WIXI. Para uma melhor compreensão dos conceitos apresentados anteriormente, sugere se a leitura de alguns dilemas e sua resolução priorisando a opinião de cada um. O trabalho será realizado num grupo formado por quatro pessoas e o mesmo será enviado através do Forúm na plataforma da disciplina na WIXI. Para acederem a hiperligação a baixo indicado terão que abrir o ppt em ecrã cheio Para acederem a hiperligação a baixo indicado terão que abrir o ppt em ecrã cheio Dilema.docx

14 B IBLIOGRAFIA Selman, R. L. (1980). The growth of interpersonal understanding.Developmental and clinical analyses. Academic Press, INC., New York.


Carregar ppt "RELAÇÃO INTERPESSOAL Tomada de Perspetiva Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google