A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tomada de Perspetiva Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tomada de Perspetiva Social"— Transcrição da apresentação:

1 Tomada de Perspetiva Social
RELAÇÃO INTERPESSOAL Tomada de Perspetiva Social

2 conceito Tomada de Perspetiva Social (TPS):
É a capacidade de construir e coordenar pontos de vista alternativos sobre a realidade social; Capacidade básica que determina a maneira como as pessoas pensam e compreendem a relação interpessoal. (R. Selman, 1989)

3 Níveis de TPS Nivel “0” Indiferenciada e egocêntrica (3-6 anos)
A criança não distingue características físicas das características psicológicas das pessoas; Como nos desenhos animados, os “feios” são os mãos e as princesas lindas são sempre boas. A criança não aceita a existência de pontos de vista diferentes.

4 NÍVEIS TPS “INDIFERENCIADA E EGOCÊNTRICA
A feia má e a bonita boa Como a criança vê Como nos desenhos animados, os “feios” são os mãos e as princesas lindas são sempre boas.

5 Níveis de TPS (cont.) Nível “1” Diferenciada e subjetiva (5–9 anos)
A criança distingue características físicas das características psicológicas das pessoas; A criança tem uma certa capacidade de distinguir as perspetivas subjetivas (de si), das perspetivas dos outros. Nesta fase a criança consegue até certo ponto diferenciar o que antes tinha como uma relação direta, “feio = mau” “bonito = bom”

6 Nivel 1 Diferenciada e subjetiva
Ainda nesta fase o “EU” predomina, uma vez que o outro é visto a partir da perspetiva de quem está a ver. Se um presente me faz feliz, um presente faz com que todos se sintam felizes. Nivel 1 Diferenciada e subjetiva

7 Níveis de TPS (cont.) Níveis “2” Reflexiva e Recíproca (7-12 anos);
O sujeito possui a capacidade de perceber as pessoas em duas dimensões: a aparência visível e a realidade escondida. O sujeito começa a construir a sua personalidade. O sujeito compreende os outros e espera ser compreendido pelos outros.

8 Nivel 2 “reflexiva e reciproca” Espera que o outro lhe corresponda

9 Níveis de TPS (cont.) Nivel “3” da terceira pessoa e mútua ( anos); O sujeito vê a pessoa como um sistema de valores, crenças etc. por isso, consegue perceber e respeitar as perspetivas dos outros. O sujeito coordena a sua perspetiva com a perspetiva do outro e também com a situação em que se interage. O individuo vê o outro não como uma peça isolada, consegue associá-lo a um conjunto de fatores que determinam sua forma de ser e de agir.

10 Nivel 3: “da 3ª pessoa e mútua”
Começa a consciencializa r-se da importância do outro para a sua aprendizagem e crescimento como pessoa social.. Nivel 3: “da 3ª pessoa e mútua”

11 Níveis de TPS (cont.) Nível “4” Profunda e sócio – simbólica (depois dos 12 anos); O sujeito tem a capacidade de ver que o outro pode desempenhar múltiplas interacções; O sujeito preocupa-se profundamente com as perspetivas dos outros (capacidade de empatia). O individuo consegue colocar-se no lugar do outro antes de ou sem julgá-lo.

12 Nível “4” Profunda e sócio – simbólica
Nível “4” Profunda e sócio – simbólica. O ser é o mais importante que o ter.

13 DILEMAS TPS e ENI Para uma melhor compreensão dos conceitos apresentados anteriormente, sugere se a leitura de alguns dilemas e sua resolução priorisando a opinião de cada um. O trabalho será realizado num grupo formado por quatro pessoas e o mesmo será enviado através do Forúm na plataforma da disciplina na WIXI. Para acederem a hiperligação a baixo indicado terão que abrir o ppt em “ecrã cheio” Dilema.docx

14 Bibliografia Selman, R. L. (1980). The growth of interpersonal understanding.Developmental and clinical analyses. Academic Press, INC., New York.


Carregar ppt "Tomada de Perspetiva Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google