A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA DE ARQUITETURA CORPORATIVA DE AUTOMACAO PARA A SABESP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA DE ARQUITETURA CORPORATIVA DE AUTOMACAO PARA A SABESP."— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA DE ARQUITETURA CORPORATIVA DE AUTOMACAO PARA A SABESP

2 CONTEXTO DA AUTOMAÇÃO NA SABESP Implantação de projetos/sistemas para operação local. Sistemas são ilhas – não integrados a outros sistemas corporativos, CCOs locais. Uso crescente de tecnologia celular para telemetria. Exposição à riscos de segurança no tráfego de dados.

3 ARQUITETURA CORPORATIVA CONTEXTO Convergência de plataformas de hardware e software de TA e TI. Abertura do mercado de telecomunicações: diversas tecnologias de comunicação com cobertura crescente e baixos custos de serviço. Aumento da vulnerabilidade de sistemas. Demanda crescente de dados provenientes do chão de fábrica: acionistas, sociedade civil, ente regulador – maior confiabilidade nas informações. Proposta de Arquitetura-Meta de Automação (TE/CI, 2005).

4 ARQUITETURA CORPORATIVA PROPOSTA Adoção de único software de supervisão e PIMS que deverão ser instalados no Data-Center da SABESP. Operação descentralizada (CCOs locais com licenças web), mas infra-estrutura centralizada de sistema (compartilhamento de hardware e software). Infra-estrutura de segurança da informação do Data- Center da SABESP. Adoção de tecnologias de comunicação para telemetria de menor custo.

5 ARQUITETURA CORPORATIVA PROPOSTA Padronização de soluções de controle local e de telas de operação e gestão.

6 ARQUITETURA CORPORATIVA OPORTUNIDADES Integração entre sistemas corporativos e de chão de fábrica. Desenvolvimento de uma Engenharia da Operação. Sistemas mais seguros. Redução de custos com implantação, operação, manutenção e treinamento.

7 NOVO SCOA Inicialmente 180 remotas de instalações de adução e entrega. Aditamento de contrato: cerca de 500 instalações (3000 tags) das UNs da Diretoria Metropolitana dos processos de distribuição de água e coleta de esgotos. Adoção da Arquitetura-Meta Corporativa de Automação. Utilização de tecnologia celular para telemetria de cerca de 400 instalações.

8 NOVO SCOA Sistema: Software de supervisão, PIMS, gestão de ocorrências, ferramentas de simulação (engenharia da operação), publicador web, interfaces com SIGNOS (GIS), SIGAO, CEL (gestão de consumo de energia elétrica), SGM (Sistema de Gestão da Manutenção).

9 NOVO SCOA


Carregar ppt "PROPOSTA DE ARQUITETURA CORPORATIVA DE AUTOMACAO PARA A SABESP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google