A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""O Senhor é meu pastor, nada me faltará!""— Transcrição da apresentação:

1 "O Senhor é meu pastor, nada me faltará!"
( Salmos ) 02/04/ :58 Obs: Usar  Para Mover no terço

2 O ROSÁRIO E O TERÇO O Rosário é composto de 20 dezenas divididas em quatro partes distintas, cada qual contendo 5 dezenas. Em cada dezena, contempla-se um Mistério, ou seja, um acontecimento da vida de Jesus. Enquanto se medita o Mistério, reza-se uma dezena composta de 1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória. Enquanto o Terço são as rosas que oferecemos à Mãe de Deus, o Rosário é uma coroa de rosas.O Terço é um conjunto de Ave-Marias e Pai-Nossos. São cinqüenta Ave-Marias rezadas em grupos de dez, que se chamam Mistérios. Após cada Mistério segue um Glória ao Pai e a Jaculatória. O Terço é a terça parte do Rosário. É um conjunto de orações, de atos de amor, que fazemos meditando nos principais mistérios de nossa fé. São as rosas que, por amor, oferecemos à Mãe de Deus.   Para Rezar o Terço• Inicia-se com o "+Pelo sinal da Santa Cruz, +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, +dos nossos inimigos", ou somente faz-se o Sinal da Cruz (quando em grupo é sempre bom usar cânticos: para iniciar, entre os Mistériose ao final do Terço ou Rosário); • segurando o terço, fazemos a Oração Inicial e o Oferecimento, após segurando a Cruz do Terço reza-se o Credo; • reza-se um Pai-Nosso, após três Ave-Marias, um Glória-ao-Pai e a Jaculatória; • Início dos Mistérios: anúncio do Mistério, (a leitura bíblica e uma pausa de silêncio, para meditar se a pessoa assim o desejar); • em cada Mistério, rezam-se um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória; • no Quinto e último Mistério após a Jaculatória, fazemos o Agradecimento, após reza-se uma Salve-Rainha; • faça o Sinal da Cruz e o Terço está encerrado.

3 Esclarecimentos: O Terço tradicional possuía três Mistérios (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos), porém em "16 de outubro de 2002, em sua Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae", o Papa João Paulo II propôs novos Mistérios, que deverão ser rezados às quintas-feiras. Anunciando os novos Mistérios, o Papa ressaltou seu caráter cristológico: contempla os mistérios da vida pública de Jesus do Batismo à Paixão. - Com este novo modo de rezar, o Papa quiz enfatizar mais ainda a idéia do "Rosário" como um compêndio do Evangelho. - Após recordar a encarnação e a vida oculta de Cristo (Mistérios Gozosos), antes de considerar os sofrimentos da Paixão (Mistérios Dolorosos) e o triunfo da Ressurreição (Mistérios Gloriosos), centramos nossa meditação em alguns momentos significativos da vida pública de Jesus (Mistérios Luminosos). * Retirado do encarte do livro "Rezemos o Terço" de Pe. José Geraldo Rodrigues.Obs: Se tiver dificuldade, reze o terço simplificado, sem leitura bíblica e cânticos, como na figura abaixo.

4 Oração Preparatória ou Inicial:
"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. e renovareis a face da terra." Oremos "Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém"

5 Terço - Rosário Ladainha de Nossa Senhora  
Obs: Usar  Para Mover no terço

6 Como Rezar o Terço do Rosário
Oração Preparatória ou Inicial: Faça o Sinal da Cruz Fazer o Oferecimento do terço Rezar 1 Credo, segurando a cruz do terço Rezar 1 "Pai-Nosso". Rezar Três "Ave Maria". Rezar 1 "Glória ao Pai". seguido da Jaculatória: Anuncie o Primeiro Mistério; Mistérios Gozosos / Mistérios Dolorosos / Mistérios Gloriosos / Mistérios luminosos diga, então o "Pai Nosso". Geralmente, os Mistérios Gozosos são recitados nas segundas-feiras e sábados; os Mistérios Dolorosos nas terças e sextas-feiras e, os Mistérios Gloriosos quartas-feiras e domingos Mistérios luminosos quintas-feiras Dependendo do Tempo cada Mistério pode ser recomendado aos Domingos. Nota: Quando o Terço do Rosário é recitado em voz alta por duas ou mais pessoas, uma pessoa lidera. Ele diz a primeira parte da oração (até os itálicos). Todos os outros respondem o restante da oração. "O Meu Jesus e a Salve Rainha" são recitados por todos juntamente.

7 Oferecimento do terço Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos, particularmente, em desagravo dos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, pela paz no mundo, pela conversão dos pecadores, pelas almas do purgatório, pelas intenções do Santo Padre nosso vigário, pela santificação das famílias, pelas missões, pelos doentes, pelos agonizantes, pôr aqueles que pediram nossas intenções particulares e pelo Brasil.

8 Orações do Terço do Rosário
O SINAL DA CRUZ Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

9 Orações do Terço do Rosário
O Credo Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, Seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. *Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

10 PAI-NOSSO Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; *o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

11 AVE-MARIA AVE-MARIA Ave Marie, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. *Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

12 GLÓRIA Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. *Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

13 Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

14 SALVE-RAINHA Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, Salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Ela, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

15 Agradecimento Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar nos sob o vosso poderoso amparo. E, para melhor expressamos o nosso agradecimento vos saudamos com uma Salve-Rainha...

16 Mistérios gozosos (Da infância)
1º - Anunciação do anjo São Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1,26-38) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 2º - Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 3º - Nascimento de Jesus em Belém (Lc 2,1-21) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 4º - Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-38) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 5º - Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,40-50) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. Reza-se o Agradecimento e a "Salve Rainha" depois que terminar as cinco décadas.

17

18 PAI-NOSSO Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; *o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

19 AVE-MARIA AVE-MARIA Ave Marie, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. *Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

20 GLÓRIA Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. *Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém. Jaculatória

21 Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

22 Agradecimento Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar nos sob o vosso poderoso amparo. E, para melhor expressamos o nosso agradecimento vos saudamos com uma Salve-Rainha...

23 Mistérios dolorosos (Da dor)
1º - Agonia mortal de Jesus no horto das Oliveiras (LC 22,39-46) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 2º - A prisão e Flagelação de Jesus atado à coluna (Mc 15,1-15) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 3º - Coroação de espinhos de Jesus pôr Seus algozes (Mt 27,27-30) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 4º - Subida dolorosa do Calvário (Mc 15,20-23; Lc 23,26-32) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 5º - Crucificação de Jesus (Mt 27,45-50; João 19,18-24) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. Reza-se o Agradecimento e a "Salve Rainha" depois que terminar as cinco décadas.

24 PAI-NOSSO Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; *o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

25 AVE-MARIA AVE-MARIA Ave Marie, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. *Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

26 GLÓRIA Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. *Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém. Jaculatória.

27 Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

28 Agradecimento Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar nos sob o vosso poderoso amparo. E, para melhor expressamos o nosso agradecimento vos saudamos com uma Salve-Rainha...

29 Mistérios gloriosos (De Glória)
1º - Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 28,1-15; Jo 20,1-18). Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 2º - Ascensão gloriosa de Jesus Cristo ao céu (Mc 16, 19-20; Lc 24,50-53) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 3º - Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (At 2, 1-13) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 4º - Assunção gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 5º - Coroação de Nossa Senhora no céu (Ap 12,1-4) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. Reza-se o Agradecimento e a "Salve Rainha" depois que terminar as cinco décadas.

30 PAI-NOSSO Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; *o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

31 AVE-MARIA AVE-MARIA Ave Marie, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. *Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

32 GLÓRIA Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. *Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém. Jaculatória

33 Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

34 Agradecimento Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar nos sob o vosso poderoso amparo. E, para melhor expressamos o nosso agradecimento vos saudamos com uma Salve-Rainha...

35 Mistérios luminosos (De Luz)
1º - O seu batismo no Jordão (Mt 3,13-17; Mc 1,9-11) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 2º - A sua auto-revelação nas bodas de Caná (Jo 2,1-11) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 3º - O seu anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 4º - A sua transfiguração (Mt 17,1-13; Mc 1,12) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. 5º - A instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal (Mc 14, (Lc 22,15-20)) Pai-nosso, dez Ave-marias, Glória ao Pai Jaculatória. Reza-se o Agradecimento e a "Salve Rainha" depois que terminar as cinco décadas.

36 PAI-NOSSO Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; *o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

37 AVE-MARIA AVE-MARIA Ave Marie, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. *Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

38 GLÓRIA Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. *Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém. Jaculatória

39 Jaculatória: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

40 Agradecimento Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos maternais. Dignai-vos, agora e sempre, tomar nos sob o vosso poderoso amparo. E, para melhor expressamos o nosso agradecimento vos saudamos com uma Salve-Rainha...

41 Terço - Rosário

42 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Mt 3,13-17)
13. Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! 15. Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.

43 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Mc 1,9-11).
9. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. 10. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele. 11. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."

44 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Jo 2,1-11).
1. Ora, um dia em que os filhos de Deus se apresentaram diante do Senhor, Satanás apareceu também no meio deles na presença do Senhor. 2. O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, respondeu Satanás, e passeando por ele. 3. O Senhor disse-lhe: Notaste o meu servo Jó? Não há ninguém igual a ele na terra, íntegro, reto, temente a Deus e afastado do mal. Persevera sempre em sua integridade; foi em vão que me incitaste a perdê-lo. 4. Pele por pele!, respondeu Satanás. O homem dá tudo o que tem para salvar a própria vida. 5. Mas estende a tua mão, toca-lhe nos ossos, na carne; juro que te renegará em tua face. 6. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida. 7. Satanás retirou-se da presença do Senhor e feriu Jó com uma lepra maligna, desde a planta dos pés até o alto da cabeça. 8. E Jó tomou um caco de telha para se coçar, e assentou-se sobre a cinza. 9. Sua mulher disse-lhe: Persistes ainda em tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre! 10. Falas, respondeu-lhe ele, como uma insensata. Aceitamos a felicidade da mão de Deus; não devemos também aceitar a infelicidade? Em tudo isso, Jó não pecou por palavras Três amigos de Jó, Elifaz de Temã, Bildad de Chua e Sofar de Naama, tendo ouvido todo o mal que lhe tinha sucedido, vieram cada um de sua terra e combinaram ir juntos exprimir sua simpatia e suas consolações.

45 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Mt 17,1-13)
1. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. 2. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. 3. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele. 4. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o. 6. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. 7. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. 8. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus. 9. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. 10. Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? 11. Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. 12. Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem. 13. Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.

46 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Mc 1,12)
12. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.

47 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Mc 14,22-25)
22. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 23. Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou: 24. "Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus! 25. Mas Jesus intimou-o, dizendo: "Cala-te, sai deste homem!"

48 Mistérios luminosos (quinta-feira) (Lc 22,15-20)
15. Disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer. 16. Pois vos digo: não tornarei a comê-la, até que ela se cumpra no Reino de Deus. 17. Pegando o cálice, deu graças e disse: Tomai este cálice e distribuí-o entre vós. 18. Pois vos digo: já não tornarei a beber do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus. 19. Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. 20. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós...

49 Terço - Rosário

50 Mistérios gloriosos (De Glória) (Mt 28,1-15)
1. Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. 2. E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. 3. Resplandecia como relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve. 4. Vendo isto, os guardas pensaram que morreriam de pavor. 5. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. 6. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou. 7. Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse. 8. Elas se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos. 9. Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão Enquanto elas voltavam, alguns homens da guarda já estavam na cidade para anunciar o acontecimento aos príncipes dos sacerdotes Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes: 13. Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus.

51 Mistérios gloriosos (De Glória) (Jo 20,1-18)
1. Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. 2. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. 3. Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. 4. Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. 5. Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. 6. Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: - Por que estais todo o dia sem fazer nada? 7. Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: - Ide vós também para minha vinha. 8. Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: - Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros. 9. Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? 14. Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? 16. Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. [ Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.] 17. Subindo para Jerusalém, durante o caminho, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes: 18. Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Eles o

52 Mistérios gloriosos (De Glória) (Mc 16,19-20)
19. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus. 20. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

53 Mistérios gloriosos (De Glória) (Lc 24,50-53)
50. Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. 51. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. 52. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. 53. E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus.

54 Mistérios gloriosos (De Glória) (At 2,1-13)
1. Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. 6. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? 8. Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? 9. Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, 10. a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, 11. judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! 12. Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? 13. Outros, porém, escarnecendo, diziam: Estão todos embriagados de vinho doce.

55 Terço - Rosário

56 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 1,26-38)
26. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33. e o seu reino não terá fim Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35. Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37. porque a Deus nenhuma coisa é impossível Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

57 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 1,39-56)
39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44. Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.

58 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 2,1-21)
1. Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. 2. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. 3. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. 4. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, 5. para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. 6. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. 7. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. 9. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: 11. hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.

59 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 2,1-21)
13. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: 14. Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina) Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno.

60 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 2,22-38)
22. Concluídos os dias da sua purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentar ao Senhor, 23. conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor (Ex 13,2); 24. e para oferecerem o sacrifício prescrito pela lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei, 28. tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos: 29. Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra Porque os meus olhos viram a vossa salvação

61 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 2,22-38)
31. que preparastes diante de todos os povos, 32. como luz para iluminar as nações, e para a glória de vosso povo de Israel Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35. a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.

62 Mistérios gozosos (Da infância) (Lc 2,40-50)
40. O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele. 41. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50. Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera.

63 Terço - Rosário

64 Ladainha de Nossa Senhora
Causa de nossa alegria, rogai por nós Vaso espiritual, rogai por nós Vaso Honorífico, rogai por nós Vaso Insigne de devoção, rogai por nós Rosa Mística, rogai por nós Torre de Davi, rogai por nós Torre de Marfim, rogai por nós Casa de Ouro, rogai por nós Arca da Aliança, rogai por nós Porta do Céu, rogai por nós Estrela da Manhã, rogai por nós Saúde dos enfermos, rogai por nós Refúgio dos pecadores, rogai por nós Consoladora dos aflitos, rogai por nós Auxílio dos cristãos, rogai por nós Rainha dos Anjos, rogai por nós Rainha dos Patriarcas, rogai por nós Rainha dos Profetas, rogai por nós Rainha dos Apóstolos, rogai por nós Rainha dos Mártires, rogai por nós Rainha dos Confessores, rogai por nós Rainha das Virgens, rogai por nós Rainha de todos os Santos, rogai por nós Rainha concebida sem pecado original, rogai por nós Rainha da Assunção, rogai por nós Rainha do santo Rosário, rogai por nós Rainha da Paz, rogai por nós Senhor, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Jesus cristo, ouvi-nos Jesus Cristo, atendei-nos. Pai do céu, que sois Deus, tende piedade de nós. Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós. Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós. Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós. Santa Maria, rogai por nós. Santa Mãe de Deus, rogai por nós. Santa Virgem das virgens, rogai por nós. Mãe de Jesus Cristo, rogai por nós. Mãe da divina Graça, rogai por nós. Mãe Puríssima, rogai por nós. Mãe Castíssima, rogai por nós. Mãe Imaculada, rogai por nós. Mãe Intacta, rogai por nós. Mãe Amável, rogai por nós. Mãe Admirável, rogai por nós. Mãe do Bom Conselho, rogai por nós. Mãe do Criador, rogai por nós Mãe do Salvador, rogai por nós. Mãe da Igreja, rogai por nós. Virgem Prudentíssima, rogai por nós. Virgem Venerável, rogai por nós Virgem Louvável, rogai por nós Virgem Poderosa, rogai por nós Virgem Benigna, rogai por nós Virgem Fiel, rogai por nós Espelho de Justiça, rogai por nós

65 Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. - Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. - Para que sejamos dignos das promessas de Cristo Oremos: Ó Deus, cujo Unigênito Filho nos mereceu por sua vida, morte e ressurreição, as recompesas da eterna salvação, fazei, vo-lo pedimos, com que honrado estes mistérios do santíssimo rosário de bem-aventurada Virgem maria, imitemos o que encerram e obtenhamos o que prometem. Pelo mesmo Cristo nosso Senhor.Amém

66 Terço - Rosário

67 Mistérios dolorosos (Da dor) (Lc 22,39-46)
39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44. Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,

68 Mistérios dolorosos (Da dor) (Mc 15,1-5)
1. Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: 2. Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. 3. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3). 4. João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. 5. E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6. João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7. Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. 8. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." 9. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição." 12. E logo o Espírito o impeliu para o deserto Aí esteve quarenta dias. Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens. E os anjos o serviam Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia: 15. "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho."

69 Mistérios dolorosos (Da dor) (Mt 27,27-30)
27. Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e rodearam-no com todo o pelotão. 28. Arrancaram-lhe as vestes e colocaram-lhe um manto escarlate. 29. Depois, trançaram uma coroa de espinhos, meteram-lha na cabeça e puseram-lhe na mão uma vara. Dobrando os joelhos diante dele, diziam com escárnio: Salve, rei dos judeus! 30. Cuspiam-lhe no rosto e, tomando da vara, davam-lhe golpes na cabeça.

70 Mistérios dolorosos (Da dor) (Mc 15,20-23)
20. Eis o que mancha o homem. Comer, porém, sem ter lavado as mãos, isso não mancha o homem. 21. Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. 22. E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio. 23. Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos.

71 Mistérios dolorosos (Da dor) (Lc 23,26-32)
26. Enquanto o conduziam, detiveram um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus. 27. Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam. 28. Voltando-se para elas, Jesus disse: Filhas de Jerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos. 29. Porque virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram! 30. Então dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! 31. Porque, se eles fazem isto ao lenho verde, que acontecerá ao seco? 32. Eram conduzidos ao mesmo tempo dois malfeitores para serem mortos com Jesus.

72 Mistérios dolorosos (Da dor) (Mt 27,27-30)
45. Desde a hora sexta até a nona, cobriu-se toda a terra de trevas. 46. Próximo da hora nona, Jesus exclamou em voz forte: Eli, Eli, lammá sabactáni? - o que quer dizer: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? 47. A estas palavras, alguns dos que lá estavam diziam: Ele chama por Elias. 48. Imediatamente um deles tomou uma esponja, embebeu-a em vinagre e apresentou-lha na ponta de uma vara para que bebesse. 49. Os outros diziam: Deixa! Vejamos se Elias virá socorrê-lo. 50. Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma.

73 Mistérios dolorosos (Da dor) (João 19,18-24)
18. Ali o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. 19. Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da cruz. Nela estava escrito: Jesus de Nazaré, rei dos judeus. 20. Muitos dos judeus leram essa inscrição, porque Jesus foi crucificado perto da cidade e a inscrição era redigida em hebraico, em latim e em grego. 21. Os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, mas sim: Este homem disse ser o rei dos judeus. 22. Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi. 23. Depois de os soldados crucificarem Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram delas quatro partes, uma para cada soldado. A túnica, porém, toda tecida de alto a baixo, não tinha costura. 24. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas deitemos sorte sobre ela, para ver de quem será. Assim se cumpria a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e deitaram sorte sobre a minha túnica (Sl 21,19). Isso fizeram os soldados.


Carregar ppt ""O Senhor é meu pastor, nada me faltará!""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google