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A WIN é uma associação que reúne as maiores empresas independentes de Pesquisa de Mercado do mundo. É uma plataforma global para intercâmbio de negócios.

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3 A WIN é uma associação que reúne as maiores empresas independentes de Pesquisa de Mercado do mundo. É uma plataforma global para intercâmbio de negócios internacionais entre mais de 70 países, presentes em todos os continentes. Um de seus objetivos é divulgar a opinião pública sobre grandes temas em discussão no mundo, momento em que seus membros realizam juntos pesquisas globais de caráter social. O Barômetro Global de Otimismo Voice of the people – End of the year survey tem o objetivo de medir a expectativa da população mundial para o ano seguinte, através dos indices de esperança e descrença. O estudo oferece uma visão de longo prazo, tendo sido realizado em diversos momentos críticos na história, desde 1977.

4 A pesquisa foi realizada em 65 países. Foram entrevistas, representando mais de 75% da população adulta global. As entrevistas foram realizadas pelas empresas de pesquisa em seus respectivos países, do G7, do BRIC, do Mundo Árabe e outros países espalhados por todos continentes Ásia, África, Américas, Europa e Austrália.

5 UNIVERSO População adulta de cada país AMOSTRAS Métodos amostrais foram aplicados em cada país, em geral, amostras estratificadas, selecionadas em multi-estágios. As margens de erro estão em torno de +/- 3,5 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. COLETA DE DADOS Diversos métodos de coleta de dados foram utilizados, dependendo do contexto de cada pais: entrevistas pessoais (32 países), entrevistas por telefone (11 países) e entrevistas online (22 países). As entrevistas foram realizadas no período de outubro a dezembro de Mais detalhes poderão ser fornecidos mediante solicitação.

6 Margem de erro: O erro de amostragem é de no máximo 2 p.p., com 95% de intervalo de confiança. Os dados podem ser projetados para o total da população. Coleta de dados: as entrevistas IBOPE Bus são pessoais e domiciliares, realizadas em dias úteis, diurno e noturno e nos finais de semana. Isto é importante para cobrir a presença do público alvo em casa. Amostra: Foram realizadas entrevistas domiciliares em âmbito nacional, no mês de dezembro de 2012, com: - Homens e Mulheres - de 16 anos ou mais - das classes socioeconômicas A, B, C, D e E (Critério Brasil). - em todas as regiões do Brasil A pesquisa brasileira foi realizada por meio do IBOPE Bus, que utiliza uma amostra probabilística, representativa da população brasileira.

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8 R egião C ondição do município C ondição do município P orte do Município (nº habitantes) P orte do Município (nº habitantes) Perfil da Amostra (%) Base amostra: (2002)

9 S exo I dade C lasse (%) Perfil da Amostra Base amostra: (2002)

10 R enda Familiar (salário mínimo) R enda Familiar (salário mínimo) E scolaridade (%) Perfil da Amostra Base amostra: (2002)

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12 A expectativa brasileira é de que 2014 seja melhor que 2013 (%) Desde de dezembro de 2008, a perspectiva dos Brasileiros para o ano seguinte permaneceu otimista, no patamar de 73%. Pela 1ª vez, a proporção de otimistas sofre uma queda significativa: 57% Aumenta a parcela que acha que 2014 será igual a 2013 (24%) e pior (15%).

13 Observando a série histórica, a proporção de otimistas havia dobrado em 30 anos! Mas agora, retornamos ao patamar de (%)

14 Total SexoClasseIdade Masc.Fem. Classe A/B Classe C Classe D/E 16 a 2425 a 3435 a 4445 a ou mais Base: Amostra (2.002)(953)(1.049)(570)(1.077)(355)(371)(456)(394)(351)(430) %%%%%% Muito melhor Igual Pior Não sabe Região Norte/Centro Oeste NordesteSudesteSul Base: Amostra(308)(504)(882)(308) %% Muito melhor Igual Pior Não sabe 8724 Homens e mulheres tem a mesma crença em relação a No entanto, quanto mais elevada a classe social e a idade, menor o otimismo. A população do Sudeste é, de longe, mais pessimista que as demais regiões.

15 Geórgia73% Arábia Saudita72% Fiji70% India67% Argélia60% China59% Brasil57% Colômbia57% Kosovo53% Bangladesh52% Top 10 Mais Otimistas Top 10 Mais Pessimistas Portugal57% Grécia56% Bósnia50% Tunísia44% Líbano43% Sérvia43% Itália40% França39% Hong Kong38% República Tcheca 37% Coréia do Sul61% Filipinas60% Islândia59% Suiça53% Palestina48% Alemanha47% Argentina45% Espanha43% Lituânia43% Finlândia43% Top = 2103

16 Mais da metade dos brasileiros acredita que 2014 será um ano de maior prosperidade econômica em comparação a 2013 (%) Apesar da queda no otimismo relativo a economia do Brasil em relação a 2013, o otimismo brasileiro continua superior à média global : 32% da população mundial acredita que o ano de 2013 será de prosperidade econômica (vs 49% dos Brasileiros)

17 Total SexoClasseIdade Masc.Fem. Classe A/B Classe C Classe D/E 16 a 2425 a 3435 a 4445 a ou mais Base: Amostra (2.002)(953)(1.049)(570)(1.077)(355)(371)(456)(394)(351)(430) %%%%%% Maior prosperidade econômica Será igual Maior dificuldade econômica Não sabe Região Norte/Centro OesteNordesteSudesteSul Base: Amostra(308)(504)(882)(308) %% Maior prosperidade econômica Será igual Maior dificuldade econômica Não sabe 5726 Os mais otimistas com relação à prosperidade econômica no Brasil em 2014: classes DE e regiões norte/centro-oeste e nordeste Os menos otimistas: classes AB e regiões Sudeste e Sul.

18 (%) Embora tenha diminuído em relação ao resultado do ano passado, América Latina, Países Árabes e Ásia são as regiões mais otimistas com relação a economia. A Europa, tanto ocidental quanto oriental, permanece com índices de otimismo muito baixos.

19 O barômetro global de felicidade indica que 60% da população mundial está feliz, surpreendentemente maior do que nos últimos 2 anos. No Brasil, este índice é ainda maior: 71% dos brasileiros estão satisfeitos com suas vidas. (%) Como você se sente em relação a sua vida atualmente?

20 Países% Fiji88 Colômbia86 Arábia Saudita80 Argentina78 Finlândia78 México75 Índia74 Indonésia74 Dinamarca74 Brasil71 Filipinas70 Países% Tunísia48 Palestina43 Líbano38 Romênia35 Vietnam33 França33 Iraque30 Quênia26 Irlanda26 África do Sul25 MAIS FELIZES DO MUNDO MAIS INFELIZES DO MUNDO

21 Total SexoClasseIdade Masc.Fem. Classe A/B Classe C Classe D/E 16 a 2425 a 3435 a 4445 a ou mais Base: Amostra (2.002)(953)(1.049)(570)(1.077)(355)(371)(456)(394)(351)(430) %%%%%% Feliz/Satisfeito Infeliz/Insatisfeito Nem feliz, nem infeliz Não sabe Renda Mais de 5De 2 a 5De 1 a 2Até 1 Base: Amostra (257)(712)(626)(225) %% Feliz/Satisfeito Infeliz/Insatisfeito Nem feliz, nem infeliz Não sabe -116 As classes mais baixas apresentam índice menor de felicidade; quanto a menor a renda menor o índice.

22 Porte do Municipio Até 20 mil hab.Mais de 20 a 100 milMais de 100 mil Base: Amostra(322)(490)(1190) %% Feliz/satisfeito Infeliz/insatisfeito Nem feliz, nem infeliz Não sabe 131 Dentre os mais felizes no Brasil, encontram-se os moradores de municípios menores; quanto maior o município menor o índice de felicidade. Região Norte/Centro OesteNordesteSudesteSul Base: Amostra(308)(504)(882)(308) %% Feliz/satisfeito Infeliz/Insatisfeito Nem feliz, nem infeliz Não sabe 13-3

23 (%) Falta de otimismo não necessariamente significa infelicidade. Na Europa ocidental há somente 11% de otimistas, mas, ainda assim 45% se declaram felizes. Destaque para a felicidade latino-americana!

24 A maior parte dos Brasileiros, se pudesse, não mudaria para outros países. O mesmo não acontece com o resultado global: principalmente europeus e asiáticos declaram que se mudariam para outros países. Os países mais atraentes são USA, Austrália e Canadá. %BrasilMundo USA119 Itália53 Espanha42 Alemanha44 França44 Suíça36 UK34 Canadá27 Austrália17 Outros813 Não sabe53 Países preferidos (%)

25 % USA2624 Iraque74 Síria53 Irã55 China26 Coréia do Norte25 Arábia Saudita21 Brasil1- Rússia12 Afeganistão15 Israel15 Japão14 Paquistão18 Índia-4 Austrália-1 Alemanha-1 Palestina-1 Somália-1 Coréia do Sul-1 UK-1 Outros10 13 Não sabe37

26 Aparentemente, não existe uma visão machista de que a mulher não pode ser líder de uma nação. (%)

27 Base CONECTAí – 1000 internautas Argentina Brasil LatAm Chile Colômbia Costa Rica Equador México Panamá Peru Venezuela Canadá EUA UE

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