A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Lógica de programação – Aula 1  Entender, conhecer, aperfeiçoar e utilizar a lógica de programação;  Entender o conceito de algoritmo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Lógica de programação – Aula 1  Entender, conhecer, aperfeiçoar e utilizar a lógica de programação;  Entender o conceito de algoritmo."— Transcrição da apresentação:

1  Lógica de programação – Aula 1  Entender, conhecer, aperfeiçoar e utilizar a lógica de programação;  Entender o conceito de algoritmo.

2  Lógica  Segundo o dicionário Aurélio, lógica é a  “Coerência de raciocínio, de idéias”, ou ainda a  “ seqüência coerente, regular e necessária de fatos ou coisas.”

3  Exemplos:  O número 3 é menor que o número 5.  O número 7 é maior que o número 5.  Logo, o número 3 é menor que o número 5 e 7.  O Brasil situa-se na América do Sul. Sou brasileiro. Logo, sou sul-americano.

4  Lógica de programação:  Utilizar o raciocínio lógico no contexto da resolução de tarefas efetuadas por programas de computadores.  Busca-se uma seqüência de passos eficientes e possíveis para a resolução de um determinado problema.

5 Porém, as vezes, o raciocínio não está ordenado. Exemplo: 1.Sair do Banco. 2.Aguardar a vez de ser atendido. 3.Entrar na fila do caixa. 4.Digitar a senha. 5.Entrar no Banco. 6.Informar o valor a ser retirado. 7.Procurar a fila do caixa. 8.Pegar o comprovante do saque, o cartão eletrônico e o dinheiro. 9.Entregar o cartão eletrônico ao funcionário que atende no caixa. 10.Conferir o valor sacado.

6 Atividade: Montando uma seqüência lógica: Problema: Um carro sai da cidade de Boa Viagem e vai para a cidade de Até-que-enfim, percorrendo uma estrada de 12 quilômetros. Nesta estrada, há um trecho em obras no quilômetro 3, uma curva perigosa no quilômetro 5 e uma escola no quilômetro 7. Qual a seqüência das placas de indicação (avisos e quilometragem) da estrada?

7 Exercícios: 1. Qual a seqüência para se obter a resposta da operação matemática “5 multiplicado por 6 mais2, dividido por 3”, em uma calculadora simples?

8 Na programação de computadores, o nome desta seqüência de ações é: Algoritmo Seqüência de ações que, quando executadas dentro de um padrão definido, resulta em uma sucessão finita de passos, para atingir determinado objetivo.

9 Algoritmo: Exemplo: abrir uma porta. - Andar até a porta; - Colocar a mão na maçaneta; - Girar a maçaneta; - Puxar a porta.

10 Pseudocódigo Também conhecido por português estruturado ou portugol, consiste na representação de um algoritmo por meio de comandos (palavras) na língua portuguesa.

11 Fluxograma: Conjunto de figuras geométricas utilizadas para representar o fluxo de dados e comandos de um algoritmo. Diversas padronizações.

12 Exemplo: Problema: fornecido dois números, calcular e mostrar a média aritmética destes. Algoritmo: - Receber (captar) os dois números; - Calcular a soma destes; - Dividir a soma por dois; - Apresentar o resultado da divisão.

13 Pseudocódigo: inicio leia A leia B C  A+B M  C / 2 escreva M fim.

14 Fluxograma: INICIO FIM M M  C / 2 A B C  A+B x x

15 Exercícios 1. Crie um algoritmo para colocar um carro em movimento; 2. Monte um algoritmo com seqüência de ações para que uma pessoa vá de taxi a uma reunião. a)Entrar no prédio da reunião. b)Sair do táxi. c)Acenar para que o taxi pare. d)Perguntar o preço da corrida. e)Informar o destino ao motorista. f)Esperar o táxi. g)Pagar a corrida. h)Entrar no táxi.

16 Exercícios 3. Monte um algoritmo com a seqüência de ações para fazer uma vitamina com um mamão, uma banana, uma maçã, um pouco de leite e açúcar; 4. Monte um algoritmo para retirar R$ 100,00 do caixa eletrônico (ATM); 5. Monte um algoritmo com as ações para encontrar o nome de João Ferreira Neto no “Google”.


Carregar ppt " Lógica de programação – Aula 1  Entender, conhecer, aperfeiçoar e utilizar a lógica de programação;  Entender o conceito de algoritmo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google