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Daniel de Souza Martins Prof. Dr. Patrícia

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Apresentação em tema: "Daniel de Souza Martins Prof. Dr. Patrícia"— Transcrição da apresentação:

1 Daniel de Souza Martins Prof. Dr. Patrícia

2  An expert system for the selection of software design patterns  Gary P. Moynihan, Abhijit Suki and Daniel J. Fonseca  Department of Industrial Engineering, The University of Alabama  Wiley – Online Library

3  Decisões sobre design impactam diretamente a qualidade do produto, essas decisões afetam diretamente 65% do trabalho das próximas atividades;  O design serve para especificar requisitos de dados, funcionais e comportamentais;  A fase de design é um processo iterativo, normalmente expressado em um alto nível de abstração, o que pode tornar a conexão entre os requisitos e o projeto pouco óbvia;  O design de software orientado a objeto difere do projeto de software procedural;  O design orientado a objetos prevê uma modularização do software.

4  O design orientado a objetos tem sua natureza ligada a quatro importantes pontos: ◦ Absração; ◦ Esconder informações (Encapsulamento); ◦ Indepêndencia funcional; ◦ Modularidade.  Segundo Pressman todos os métodos de design de software visam apresentar essas características, mas só o design orientado a objetos fornece mecanismos para permitir que isso aconteça.

5  Um bom design, rosável e flexível é verdadeiramente difícil de ser projetado;  Apesar das dificuldades, experientes engenheiros de design produzem bons resultados;  Alguns desses designs se mostram bons por bastante tempo e tornam-se padrões;  Esses padrões são aplicáveis a problemas de design específicos, e tornam flexíveis, elegantes e reusáveis;  Em 1995, Gamma et al., lançou um livro com 23 padrões de projeto;

6  Cada padrão deve ser aplicado em determinadas circunstâncias;  Cada um possui conseqüências associadas;  Alguns padrões são similares em seu propósito, e existem alguns que possuem relação;  É necessário conhecer os benefícios para saber qual padrão utilizar;  Os padrões são uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento de software de qualidade.

7  Apresentar os resultados do desenvolvimento e avaliação de um sistema especialista capaz de fazer a seleção dos padrões a serem utilizados em um sistema.

8  Solução de problemas baseada em conhecimento.  Os projetistas adquirem o conhecimento.  O sistema especialista emula a metodologia e a atuação do perito humano.  Regras de Produção

9  Construção da base de conhecimento ◦ Aquisição de conhecimento ◦ Representação de conhecimento (formalização)  Implementação ◦ Codificação ◦ Construção do sistema, interface, etc.

10  EOOPS (Embedded Object-Oriented Production  Systems)  CLIPS (Sintaxe de regras próxima à LISP que a C – Desenvolvido pela NASA)  RAL/C++ (Encapsulamento de objetos)  NÉOPUS (Smalltalk)  JESS (1º voltado pra Java – Tudo é objeto)  JEOPS (Regras de produção e Java)  DROOLS (Regras de produção e Java)


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