Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Daniel de Souza Martins Prof. Dr. Patrícia xitaocrazy@gmail.com
2
An expert system for the selection of software design patterns Gary P. Moynihan, Abhijit Suki and Daniel J. Fonseca Department of Industrial Engineering, The University of Alabama Wiley – Online Library http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-0394.2006.00323.x/abstract http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-0394.2006.00323.x/abstract
3
Decisões sobre design impactam diretamente a qualidade do produto, essas decisões afetam diretamente 65% do trabalho das próximas atividades; O design serve para especificar requisitos de dados, funcionais e comportamentais; A fase de design é um processo iterativo, normalmente expressado em um alto nível de abstração, o que pode tornar a conexão entre os requisitos e o projeto pouco óbvia; O design de software orientado a objeto difere do projeto de software procedural; O design orientado a objetos prevê uma modularização do software.
4
O design orientado a objetos tem sua natureza ligada a quatro importantes pontos: ◦ Absração; ◦ Esconder informações (Encapsulamento); ◦ Indepêndencia funcional; ◦ Modularidade. Segundo Pressman todos os métodos de design de software visam apresentar essas características, mas só o design orientado a objetos fornece mecanismos para permitir que isso aconteça.
5
Um bom design, rosável e flexível é verdadeiramente difícil de ser projetado; Apesar das dificuldades, experientes engenheiros de design produzem bons resultados; Alguns desses designs se mostram bons por bastante tempo e tornam-se padrões; Esses padrões são aplicáveis a problemas de design específicos, e tornam flexíveis, elegantes e reusáveis; Em 1995, Gamma et al., lançou um livro com 23 padrões de projeto;
6
Cada padrão deve ser aplicado em determinadas circunstâncias; Cada um possui conseqüências associadas; Alguns padrões são similares em seu propósito, e existem alguns que possuem relação; É necessário conhecer os benefícios para saber qual padrão utilizar; Os padrões são uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento de software de qualidade.
7
Apresentar os resultados do desenvolvimento e avaliação de um sistema especialista capaz de fazer a seleção dos padrões a serem utilizados em um sistema.
8
Solução de problemas baseada em conhecimento. Os projetistas adquirem o conhecimento. O sistema especialista emula a metodologia e a atuação do perito humano. Regras de Produção
9
Construção da base de conhecimento ◦ Aquisição de conhecimento ◦ Representação de conhecimento (formalização) Implementação ◦ Codificação ◦ Construção do sistema, interface, etc.
10
EOOPS (Embedded Object-Oriented Production Systems) CLIPS (Sintaxe de regras próxima à LISP que a C – Desenvolvido pela NASA) RAL/C++ (Encapsulamento de objetos) NÉOPUS (Smalltalk) JESS (1º voltado pra Java – Tudo é objeto) JEOPS (Regras de produção e Java) DROOLS (Regras de produção e Java)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.