A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Captor-AO: Gerador de Aplicações apoiado pela Programação Orientada a Aspectos
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior Rosana Teresinha Vaccare Braga Paulo Cesar Masiero Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação - ICMC

2 Roteiro Introdução Domínios Transversais Gerador CAPTOR-AO
Engenharia de Domínio Engenharia de Aplicações Conclusões e Trabalhos Futuros

3 Introdução O grupo de engenharia de software do ICMC tem desenvolvido diversos trabalhos relacionados à área de reúso de software. Há interesse em unir várias tecnologias com a finalidade de facilitar o desenvolvimento e permitir a automatização de partes da implementação do software resultante.

4 Introdução Foi conduzido pelo grupo de pesquisa um estudo sobre Geradores de Aplicações, que resultou no gerador de aplicações Captor (Shimabukuro, 2006). Para realizar a geração de uma família de produtos no Captor, o engenheiro troca o processo de desenvolvimento da linha de produtos de software (LPS) a partir do zero, por um processo de configuração de domínio.

5 Introdução Com o advento da separação avançada de interesses (Kiczales et al., 1997) surgiu a idéia de modularizar características (features) transversais de um tipo particular de domínio, denominado domínio transversal. Foi desenvolvida uma extensão do gerador Captor que permite a integração entre features de domínios-base (domínios de aplicação) e domínios transversais.

6 Domínios Transversais
Domínios transversais são domínios de aplicação que encapsulam comportamentos genéricos de um interesse transversal. Pode-se citar como exemplos de domínios transversais os domínios de Persistência e Segurança (Controle de Acesso).

7 Domínios Transversais
Possuem implementação orientada a aspectos e portanto possuem pontos de junção que devem ser configurados ao instanciá-los para aplicações específicas. Esses pontos de junção podem variar de acordo com a aplicação-base a ser combinada.

8 Domínios Transversais
Domínio Transversal App T1 App T2 Domínio-base A Domínio-base B AppA1 AppA2 AppB1

9 Gerador Captor-AO O Captor-AO é um gerador de aplicações MDMA (Multiple Domains Multiple Applications) (Masiero e Meira, 1993). A configuração da ferramenta é independente da linguagem de programação adotada. Utiliza a abordagem por composição para geração de artefatos de acordo com a instância da Linguagem de Modelagem de Aplicação(LMA) fornecida.

10 Gerador Captor-AO Uma LMA é uma linguagem de alto nível de abstração utilizada para representar aplicações (Weiss e Lai, 1999). A LMA utilizada pela ferramenta Captor-AO é definida através de uma estrutura de formulários em forma de árvore.

11 Gerador Captor-AO Cada formulário contém um conjunto de campos, tais como: caixas de texto, caixas de seleção, etiquetas e tabelas. Os campos de formulário devem ser utilizados para representar as variabilidades do domínios.

12 Gerador Captor-AO Engenharia de Domínio

13 Engenharia de Aplicação
Gerador Captor-AO Engenharia de Aplicação

14 Arquitetura Captor-AO

15 Engenharia de Domínio Domínios-base
Deve-se indicar que domínios transversais podem ser combinados com ele. Compatibilidade entre domínios. Pode ser necessário definir conjuntos de extensão.

16 Engenharia de Domínio Domínios transversais Variabilidades de negócios
Variabilidades de junção: variabilidades inerentes ao uso de aspectos e se caracterizam pela concretização de pontos de junção abstratos.

17 Engenharia de Aplicação
Uma aplicação específica pode ser composta a partir da instanciação de mais de um domínio. Sendo um deles um domínio-base (domínio de aplicação) e os demais, domínios transversais. Pontos de junção pré-definidos tornam as configurações de baixo nível transparentes para o engenheiro de aplicação.

18 Captor não especializado
Gerador Captor Captor especializado Captor não especializado Domínio A Base Aplicação A1 Aplicação B1 Aplicação C1 Domínio B Transversal Aplicação B1 Aplicação A1 Domínio C Transversal Aplicação C1 Eng. Domínio Eng. Aplicação Composição

19 Captor-AO especializado
Extensão Captor-AO Captor-AO especializado Aplicação ABC Domínio A Base Domínio B Transversal Domínio C Transversal Eng. Domínio Eng. Aplicação

20 Conclusões A utilização de domínios transversais proporciona o reúso de interesses transversais em diversas LPS, evitando a implementação desnecessária de features. O mecanismo de variabilidades de junção permite a automatização do processo de combinação entre aspectos e código-base.

21 Trabalhos Futuros O Captor-AO será alterado para possibilitar combinações entre dois ou mais domínios-base. Pretende-se testar o desempenho do Captor-AO utilizando estudos de caso com famílias de produtos mais complexas.

22 Referências KICZALES, G.; LAMPING, J.; MENHDHEKAR, A.; MAEDA, C.; LOPES, C.; LOINGTIER, J. M.; IRWIN, J. Aspect-oriented programming. In: European Conference on Object-Oriented Programming, Springer-Verlag, 1997, p. 220–242. MASIERO, P. C.; MEIRA, C. A. A. Development and instantiation of a generic application generator. Journal of Systems and Software, v. 23, n. 1, p. 27–37, 1993. SHIMABUKURO, E. K. Um gerador de aplicações configurável. Dissertação de Mestrado, ICMC/USP, São Carlos, SP, 2006. WEISS, D. M.; LAI, C. T. R. Software product-line engineering: a family-based software development process. Addison-Wesley, 1999

23 Contato Endereço Eletrônico Página web cafpj@icmc.usp.br (Carlos)
(Rosana) Página web


Carregar ppt "Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google