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31 de agosto de 2006. 2 Articulação Como surgiu Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil.

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1 31 de agosto de 2006

2 2 Articulação Como surgiu Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil

3 3 Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil Projeto de nação, com a participação de toda a sociedade brasileira Como surgiu Aliança

4 4 Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil Projeto de nação, com a participação de toda a sociedade brasileira Demanda por educação de qualidade Como surgiu Aliança

5 5 O Compromisso Todos pela Educação é uma aliança dos esforços da sociedade civil, da iniciativa privada e de governos em um projeto para melhorar a qualidade da educação pública do Brasil. O que é o Compromisso Todos pela Educação

6 6 O Compromisso Todos pela Educação é uma união dos esforços da sociedade civil, da iniciativa privada e de governos em um projeto para melhorar a qualidade da educação pública do Brasil. Missão: Efetivar o direito à Educação pública de qualidade, para que em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino básico de qualidade, que os prepare para os desafios do século XXI. O que é o Compromisso Todos pela Educação

7 7 O Compromisso Todos pela Educação é uma união dos esforços da sociedade civil, da iniciativa privada e de governos em um projeto para melhorar a qualidade da educação pública do Brasil. Missão: Efetivar o direito à Educação pública de qualidade, para que em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, todas as crianças e jovens tenham acesso a um ensino básico de qualidade, que os prepare para os desafios do século XXI. O que é o Compromisso Todos pela Educação Missão PrioridadePrazo

8 8 Out/05 Dez/05 Documento Inicial O que já foi feito

9 9 Entrevistas Out/05 Dez/05 Documento inicial Abr/06 O que já foi feito

10 10 Entrevistas Out/05 Dez/05 Documento inicial Abr/06 Workshop O que já foi feito

11 11 Educação Básica de Qualidade para Todos Ampliar o turno escolar Ampliar a conclusão dos ciclos com a menor defasagem idade- série Garantir a formação inicial e continuada Assegurar o aprendizado em cada etapa do ensino Avaliar, valorizar e responsabilizar os educadores Educadores Alunos Promover os valores, a cidadania e o protagonismo Profissionalizar a gestão com foco na aprendizagem Ampliar a participação da família e da comunidade Assegurar os recursos, a transparência e o monitoramento da execução das ações públicas Garantir, ampliar e aprimorar os sistemas de avaliação Gestão Escolar Políticas Públicas Qualidade no Processo Ensino-Aprendizagem Incentivar a renovação pedagógica e ampliar o acesso aos recursos necessários Universalizar o acesso e garantir a permanência na escola Redefinir as esferas de competência Aspectos Quantitativos

12 12 Entrevistas Out/05 Dez/05 Documento inicial e consultas Abr/06 Workshop Comitês:  Técnico  Comunicação  Legitimação  Governança Set/06 O que já foi feito

13 13  Integrantes: Viviane Senna (coordenação), Maria Helena Guimarães Castro (Secretaria de Ciência e Tecnologia de SP), Ruben Klein (Cesgranrio), Creso Franco (PUC-RJ), Ricardo Paes de Barros (IPEA), Paulo de Sena Martins (consultor da Câmara dos Deputados), Reynaldo Fernandes (Presidente do INEP).  Objetivo: - Desenvolver e manter o Observatório da Educação - Propôr metas mensuráveis, exeqüíveis e desafiadoras, para amplo debate no país. Comitê Técnico

14 14  A diretriz de cada uma delas é: 1.Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, devem estar na escola Metas Hoje, estão na escola:  88% das crianças e jovens de 4 a 17  74% das crianças de 4 a 6  97% das crianças e jovens de 7 a 14  84% dos jovens de 15 a 17

15 15  A diretriz de cada uma delas é: 1.Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, devem estar na escola 2.Toda criança de 8 anos de idade deve saber ler e escrever Metas (meta sem política de avaliação nacional)

16 16  A diretriz de cada uma delas é: 1.Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, devem estar na escola 2.Toda criança de 8 anos de idade deve saber ler e escrever 3.Todos os alunos devem concluir o Ensino Fundamental e Médio Metas Hoje, 48% completam o EF até os 16 anos e 36% completam o EM até os 19 anos.

17 17  A diretriz de cada uma delas é: 1.Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, devem estar na escola 2.Toda criança de 8 anos de idade deve saber ler e escrever 3.Todos os alunos devem concluir o Ensino Fundamental e Médio 4.Todos os alunos devem ter acesso a uma educação de qualidade Metas Hoje, apenas 25% dos alunos alcançam o nível 3 em Língua Portuguesa e 10% em Matemática.

18 18  A diretriz de cada uma delas é: 1.Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, devem estar na escola 2.Toda criança de 8 anos de idade deve saber ler e escrever 3.Todos os alunos devem concluir o Ensino Fundamental e Médio 4.Todos os alunos devem ter acesso a uma educação de qualidade 5.A Educação deve ter a garantia dos recursos necessários para cumprir as metas de acesso, permanência e sucesso escolar. Metas Hoje, são investidos 3,5% do PIB em Educação Básica.

19 19  A diretriz de cada uma delas é: 1.Todas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, devem estar na escola 2.Toda criança de 8 anos de idade deve saber ler e escrever 3.Todos os alunos devem concluir o Ensino Fundamental e Médio 4.Todos os alunos devem ter acesso a uma educação de qualidade 5.A Educação deve ter a garantia dos recursos necessários para cumprir as metas de acesso, permanência e sucesso escolar. Metas

20 20  Objetivo: colocar em prática por um período de 16 anos: − Campanhas publicitárias, que cheguem aos diferentes públicos (por segmento e região) do país − Parcerias editoriais com grandes, médios e pequenos jornais, TVs, rádios, revistas, internet − Ações de relações públicas que dêem sustentabilidade de longo prazo − Material gráfico que subsidie as articulações − Merchandising social em novelas e programas de TV − Porta-vozes nacionais e regionais − Eventos de sustentação − Evento nacional de lançamento que dê visibilidade ao movimento Comitê Comunicação

21 21 Objetivos:  Criar sinergia inter e intrasetorial, com a Educação como foco.  Promover a participação e adesão de empresas, organizações sociais e internacionais, lideranças, associações, empresas de mídia, entre outros, em compromissos concretos e monitorados. Comitê Legitimação

22 22 Entrevistas Out/05 Dez/05 Documento inicial e consultas Abr/06 Workshop Pré-lançamento 6 de setembro O que já foi feito Lançamento 12h00 Museu do Ipiranga

23 23 Out/05 Dez/05 Workshop Pré-lançamento Lançamento 2022 Validação das metas Comunicação Legitimação Observatório

24 24 É pela educação que cada um escreve a própria história, e pela educação mudaremos a história do Brasil.

25 25 Obrigada!


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