A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BLOQUEIO DE ENERGIAS PERIGOSAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BLOQUEIO DE ENERGIAS PERIGOSAS"— Transcrição da apresentação:

1 BLOQUEIO DE ENERGIAS PERIGOSAS
PO COR-SST-005 Rev. 00 Data: 07/05/2018

2 OBJETIVOS Entender e reconhecer as fontes de energias perigosas.
Entender os seis passos para um trabalho seguro. Entender os principais requisitos e conceitos do procedimento de bloqueio de energia da Heineken 4. Entender o uso e aplicação dos dispositivos de bloqueio.

3 O QUE É ENERGIA PERIGOSA?
Qualquer modalidade de energia (pneumática, hidráulica, elétrica, química, mecânica, térmica, etc) que possa causar lesões nos Colaboradores ou Prestadores de Serviços, ou perdas ao processo, equipamentos e meio ambiente. A QUEM SE APLICA? Aplica-se a todos os colaboradores e prestadores de serviços que realizam serviços ou manutenções em que uma inesperada energização ou fuga nas energias possam causar acidentes.

4 VOCÊ ENTRARIA NA JAULA COM ESTE TIGRE?

5 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA APLICADA
AO BLOQUEIO DE ENERGIA NR 10 – SERVIÇOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NR 12 – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NR 33 – ESPAÇO CONFINADO

6 PASSOS DO BLOQUEIO DE ENERGIA
IDENTIFICAR AS ENERGIAS 1° PASSO 2° PASSO DESLIGAR 3° PASSO DESENERGIZAR TESTAR / VERIFICAR 6° PASSO TESTAR E VERIFICAR ALIVIAR (LIBERAR) AS ENERGIAS RESIDUAIS 5° PASSO BLOQUEAR / ETIQUETAR 4° PASSO

7 Elétrica Pneumática Hidráulica Cinética Térmica, Química Potencial
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: 1º PASSO: IDENTIFICAR AS ENERGIAS Elétrica Pneumática Hidráulica Cinética Térmica, Química Potencial

8 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
1º PASSO: IDENTIFICAR AS ENERGIAS FONTES DE ENERGIA: Recursos presentes, aplicados na operação e acionamento de máquinas, equipamentos, instalações e sistemas, podendo se tornar perigosos sob certas circunstâncias, sendo elas, energia mecânica, hidráulica, elétrica, cinética, potencial, química e térmica. ENERGIA CINÉTICA: É a resultante da aplicação de uma força que provoca o deslocamento de uma massa. Está presente praticamente em todos os movimentos (correias, ferramentas, cabeçotes, carros, cilindros e outros) que ocorrem nas industrias. ENERGIA POTENCIAL: Energia armazenada em todos os corpos em função de sua posição relativa (cargas suspensas, martelos de prensas, líquidos e sólidos estocados, mola tencionada e outros) ENERGIA HIDRÁULICA: Obtida a partir de um fluido sob pressão que transfere energia cinética (coloque em movimento) e elementos especiais como cilindros ou motores hidráulicos. ENERGIA PNEUMÁTICA: Obtida a partir do ar que sob pressão transfere energia cinética (coloca em movimento) a elementos especiais tais como cilindros e motores pneumáticos.

9 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
1º PASSO: IDENTIFICAR AS ENERGIAS ENERGIA ELÉTRICA: Energia associada ao deslocamento de elétrons liberados por dispositivos de manobra como disjuntores, chaves seccionadoras e interruptores, habitualmente presentes nas linhas e redes de transmissão e distribuição, transformadores, lâmpadas, motores e outros. Pode ser uma fonte de energia direta ou indireta, transformando-se em energia mecânica, térmica ou luminosa. ENERGIA HIDRÁULICA: Obtida a partir de um fluido sob pressão que transfere energia cinética (coloque em movimento) e elementos especiais como cilindros ou motores hidráulicos. ENERGIA PNEUMÁTICA: Obtida a partir do ar que sob pressão transfere energia cinética (coloca em movimento) a elementos especiais tais como cilindros e motores pneumáticos. ENERGIA QUÍMICA – Energia associada às propriedades químicas de líquidos e gases especiais estocados sob pressão ou não (ácidos, combustíveis, óleos, solventes, catalisadores, gases em geral e outros). ENERGIA TÉRMICA – Energia gerada e presente na troca e acúmulo de calor que aparece sob a forma de um fluido quente ou superfície aquecida. .

10 Pneumática Hidráulica Potencial 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
1º PASSO: IDENTIFICAR AS ENERGIAS Pneumática Hidráulica 10 kgf/cm2 de pressão de óleo ! Potencial

11 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
2º PASSO: DESLIGAR 2° PASSO DESLIGAR Desligar o equipamento através de todos os dispositivos normais de parada. (botão de parada, interruptor, válvulas, chaves, registros) Siga o procedimento correto, passo-a- passo, de desligamento (shutdown) de sua máquina/equipamento, utilize o procedimento próprio do equipamento para o desligamento de cada equipamento.

12 3º PASSO:ISOLAR\ DESESNEGIZAR
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: 3º PASSO:ISOLAR\ DESESNEGIZAR 3° PASSO DESENERGIZAR Isolar toda fonte de energia do sistema. Todos os DIE´s relativos a cada serviço devem ser bloqueados e etiquetados

13 O que significa um equipamento desernergizado?
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: 3º PASSO: DESESNEGIZAR Pergunta: O que significa um equipamento desernergizado? -Isolar toda fonte de energia do sistema. -Colocar no estado de energia zero (chave geral, colocação de raquete, flange cego.)

14 DIE´s - DISPOSITIVOS DE ISOLAMENTO DE ENERGIA
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: MAS O QUE É UM DIE??? DIE´s - DISPOSITIVOS DE ISOLAMENTO DE ENERGIA Exemplos: . Chaves elétricas . Disjuntores . Plugs . Válvulas . Entre outros.

15 DIE DB DB DIE DB DIE DB DIE DIE DIE DB
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: DIE DISPOSITIVO DE ISOLAMENTO DE ENERGIA DIE DB DB DIE DB DISPOSITIVO DE BLOQUEIO DIE DB DIE DB DIE

16 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
4º PASSO: BLOQUEAR E ETIQUETAR Aplicar as travas nos dispositivos de isolamento, lacrar e identificar os DIEs

17 PARA REALIZARMOS SERVIÇOS
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: 4º PASSO: BLOQUEAR E ETIQUETAR QUER DIZER QUE O BLOQUEIO É APENAS UM DOS PASSOS PARA REALIZARMOS SERVIÇOS OU MANUTENÇÕES GARANTINDOO ESTADO ZERO ENERGIA? . IDENTIFICAR AS ENERGIAS . DESLIGAR . DESENERGIZAR . BLOQUEAR E ETIQUETAR . ALIVIAR . TESTAR E VERIFICAR

18 Ei, Chefe! 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
4º PASSO: BLOQUEAR E ETIQUETAR Ei, Chefe! Além de bloquear com o cadeado, preciso também colocar o cartão de bloqueio????

19 6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO:
BLOQUEAR X ETIQUETAR

20 BLOQUEAR: IMPEDIR FISICAMENTE
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: BLOQUEAR: IMPEDIR FISICAMENTE

21 Suficientes para previne remoção (sem o uso de força excessiva)
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: COMO DEVEM SER OS DISPOSITVOS DE BLOQUEIO? Duráveis Padronizados Suficientes para previne remoção (sem o uso de força excessiva)

22 ETIQUETA DE BLOQUEIO FONTE DE ENERGIA CARTÃO DE BLOQUEIO INDIVIDUAL
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: ETIQUETA DE BLOQUEIO FONTE DE ENERGIA CARTÃO DE BLOQUEIO INDIVIDUAL

23 5º PASSO: LIBERAÇÃO (ALÍVIO) DAS ENERGIAS RESIDUAIS
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: 5º PASSO: LIBERAÇÃO (ALÍVIO) DAS ENERGIAS RESIDUAIS Descarregar energia armazenada: Aterrar equipamentos elétricos Dissipar energia de capacitores Resfriar superfícies/fluidos aquecidos Despressurizar tubulações, mangueiras e equipamentos, drenas, purgar Dissipar energias cinética (movimento) de partes móveis Calçar peças que possam se movimentar por gravidades, tais como: extratora, hot-box, eixos, rodas, engrenagens, etc.

24 ALIVIAR ENERGIAS É TÃO IMPORTANTE QUANTO DESLIGAR E BLOQUEAR!
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: ATENÇÃO!!! ALIVIAR ENERGIAS É TÃO IMPORTANTE QUANTO DESLIGAR E BLOQUEAR!

25 6º PASSO: TESTAR E VERIFICAR
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: 6º PASSO: TESTAR E VERIFICAR Acionar botoeiras de partida e verificar se o equipamento está no estado Zero Energia. Se não houver como testar a neutralização de alguma energia, deve-se proceder a verificação. Por exemplo, para energia pneumática, deve-se verificar se o manômetro indica “zero” de pressão. Eletricistas devem realizar o teste com multímetro. O coordenador do serviço tem o dever de acompanhar o bloqueio e teste e os demais que realizam o serviço têm o direito de repeti-lo, no caso de haver dúvida em relação ao estado zero energia.

26 COMO TESTAR E VERIFICAR?
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: COMO TESTAR E VERIFICAR? HIDRÁULICA: Verifique manômetro, ouça o alívio, verifique a válvula se liberação se está na posição aberta, tente acionar o que depende da energia hidráulica. PNEUMÁTICA: posição aberta, tente acionar o que depende da energia pneumática. TÉRMICA: Verifique o termômetro/temperatura.

27 COMO TESTAR E VERIFICAR?
6 PASSOS PARA O TRABALHO SEGURO: COMO TESTAR E VERIFICAR? MECÂNICA Cinética: Verificar parada, testar liga POTENCIAL : Verificar a posição de descanso. QUÍMICA: Verificar drenagem, esgotamento, conferir manômetro. ELÉTRICA: Teste de ligação, verificar luzes e funcionamento, escutar ruídos estranhos, utilizar teste de voltagem.

28 MATRIZ DE DECISÃO DO LOTO

29 CONCEITO ESTADO ZERO DE ENERGIA
Garantir que, durante a realização do serviço ou manutenção, a máquina, equipamento ou sistema permaneçam no estado “ZERO ENERGIA” “ESTADO ZERO ENERGIA”: É uma condição alcançada quando as múltiplas formas energias que se encaminham ou que estão presentes no interior de uma máquina, equipamento, instalação ou sistema foram anuladas, proporcionando condições seguras para a execução de um trabalho.

30 MAPAS DE ENERGIA Todos os equipamentos devem ter mapas de energias atualizados com todas as fontes de energias e modo de bloqueá-las

31 MAPAS DE ENERGIA Cabeçalho Tabela de Bloqueios Rodapé

32 CABEÇALHO

33 TABELA DE BLOQUEIO

34 RODAPÉ

35 ONDE BLOQUEAR ? Caso não seja possível bloquear a fonte de energia no equipamento ou no próprio motor redutor do transporte na chave seccionadora, deve bloquear o disjuntor individual no painel geral ou a geral do CCM, GARANTINDO A SEGURANÇA DOS EXECUTANTES

36 ONDE BLOQUEAR ? Para realizar bloqueio das fontes de energia elétrica dos motores dos transportes, precisa identificar a numeração do moto redutor ( EX: MR ) e comparar com a identificação do equipamento na matriz de bloqueio, em seguida identificar o local de isolamento da fonte descrito na matriz

37 Botão de emergência é bloqueio? E botão liga/desliga ?

38 Botoeira de emergência
A botoeira de emergência é utilizada apenas para paradas de emergência e não pode ser utilizada para paradas rotineiras e nem como dispositivo de isolamento de energia (LOTO). A utilização da botoeira de emergência para isolamento de energia (LOTO), além de estar descumprindo regras pode causar danos ao equipamento e comprometer seu funcionamento quando necessário!

39 O que fazer onde não é possível controlar as fontes de energias ?
Nas tarefas definidas onde não é possível controlar as fontes de energia, deve haver procedimentos de segurança alternativos documentados (APR ,PO, PR, etc).

40 MANUTENÇÃO POR VÁRIAS PESSOAS

41 CASO DE REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS E MANUTENÇÃO POR VÁRIAS PESSOAS UTILIZE A CAIXA DE BLOQUEIO
CAIXA BLOQUEIOMOVEL

42 NINGUÉM DEVE TRABALHAR SOB A PROTEÇÃO DO
MULTI BLOQUEADORES ERRADO CERTO CONCEITO: A SEGURANÇA É DE RESPONSABILIDADE DE CADA UM! NINGUÉM DEVE TRABALHAR SOB A PROTEÇÃO DO BLOQUEIO FEITO POR OUTRA PESSOA.

43 SISTEMA CHAVE NO BOLSO- Key in Pocket
-Sistema de intertravamento, onde o operador usa uma chave (ou um conjunto inseparável de chaves) para desligar a máquina e com a mesma chave para abrir a porta de acesso à máquina. -O operador mantém a chave com ele, garantindo que ninguém mais poderá reiniciar a máquina. Intervenções Menores ou Tarefa Menor Intervenções Energizadas Intervenções LOTO

44 TAREFA MENOR Realizada para manter o desempenho normal da produção, como por exemplo: ajustes, desemperramento, diagnóstico, identificação de falhas, realizada de forma rotineira, repetitiva e integrada à produção normal, por melhor que o equipamento esteja ajustado/funcionando. Normalmente ocorre durante a produção quando é esperada uma intervenção periódica devido à demanda de produção e boa qualidade do produto.

45 TAREFA MENOR possuem a maioria das características abaixo:
Realizadas por um funcionário De curta duração Relativamente menores em termos da natureza do serviço Ocorrem frequentemente durante o dia ou turno Usualmente realizadas por operadores Não envolvem desmontagem de equipamentos (ferramentas não são requeridas) São atividades cíclicas e pré-determinadas Esperado que ocorram regularmente Interrompem a produção minimamente Existem mesmo se excelentes padrões de produção forem alcançados (por melhor que as máquinas estejam ajustadas). Requerem pessoal operacional treinado

46 RESPONSABILIDADES RESPONSÁVEL PELO BLOQUEIO – Eletricista, Mecânico, Operadores, etc... Bloquear as fontes de energia, utilizando seu cadeado, cartão ou etiqueta Utilizar os dispositivos adequados para o bloqueio das fontes de energia Garantir que o DIE esteja bloqueado e que não haja energia residual alguma Aguardar o término e fazer o teste funcional do equipamento Realizar o desbloqueio quando o SOLICITANTE DO BLOQUEIO solicitar

47 CADEADOS DE BLOQUEIOS E QUADRO DE BLOQUEIO
COLABORADORES E TERCEIROS: COR A DEFINIR FONTE DE ENERGIA

48 REMOÇÃO DOS CADEADOS A retiradas dos cadeados e etiquetas dos executantes somente pode ser realizada pelo colaborador ou prestador de serviço que os colocou. O desbloqueio por uma outra pessoa que não aquele que o havia bloqueado configura-se uma falha grave, descumprimento de uma Regra que Salva Vidas HEINEKEN e susceptível ao procedimento de consequências. Caso o executante que bloqueou se ausentar da fábrica, o mesmo deve ser localizado para retornar e retirar o seu bloqueio. Caso ele não seja localizado e/ou não possa retornar à fábrica, o responsável deve ser acionado para, após uma rigorosa análise, verificar se a remoção do cadeado é segura. Mesmo assim, caso o responsável também não seja localizado, deve-se seguir a matriz de responsabilidade do horário e autoridade máxima do horário deverá tomar a decisão de retirar o cadeado que restou bloqueado. Se a remoção do cadeado for efetuada por outra pessoa, esta deve assegurar que o trabalhador que teve seu cadeado removido seja comunicado ao retornar. No caso de perda ou dano da chave, o "dono" do cadeado pode autorizar a retirada do seu cadeado. A remoção do cadeado deve ser feita através de corte do cadeado e posterior descarte.

49 EXIGÊNCIAS Os dispositivos de bloqueio é utilizado somente para o bloqueio das energias. Os cadeados não devem ser utilizados para outros fins que não seja para bloqueio de energia. Quando ocorrer serviços simultâneos, todos os executantes devem bloquear a caixa de bloqueio. O teste é obrigatório para todos os executantes. No caso de Prestadores de Serviços, estes têm o direito de solicitar o teste e o coordenador do serviço. Em todos os serviços ou manutenções que exijam a pessoa entrar no equipamento (parte ou todo corpo) é obrigatório o bloqueio de todas as fontes de energia, a não ser quando a realização do serviço é impossível de ser realizada sem alguma energia.

50 O PESSOAL CONTRATADO E OU TERCEIROS TAMBÉM DEVEM SEGUIR OS PROCEDIMENTOS DE CONTROLE DE ENERGIAS E BLOQUEAR AS FONTES DE ENERGIA? CLARO QUE SIM !!!

51 A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS!
REALIZE SERVIÇOS SEM SURPRESAS: A SEGURANÇA EM SUAS MÃOS!

52 DINÂMICA Propor um exercício de bloqueio de energia

53 Comportamento Seguro Discutirmos um assunto de segurança polêmico, que é comportamento e juntos termos algumas reflexões, aprendizados e tentar chegar em um alinhamento sobre comportamento, o estágio que estamos em segurança na HNK. Gostaria da ajuda de vcs para construir isso e vai ser muito rico para mim, para eu conhecer melhor a HNK e claro vcs. O que vcs imaginam que eu mais tenho ouvido falar da liderança nessas últimas semanas? Safety First Eu estou ainda pensando o que é safety first para a HNK? O que é isso na prática? Para a operação, para os nossos liderados O que é isso na prática? Para a liderança, qual o meu papel para isso acontecer.


Carregar ppt "BLOQUEIO DE ENERGIAS PERIGOSAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google