A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vetores (Arrays) Introdução ao uso de vatores na linguagem PASCAL. Leonardo A. Soares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vetores (Arrays) Introdução ao uso de vatores na linguagem PASCAL. Leonardo A. Soares"— Transcrição da apresentação:

1 Vetores (Arrays) Introdução ao uso de vatores na linguagem PASCAL. Leonardo A. Soares

2 Vetores Um vetor é um agregado de variáveis do mesmo tipo (homogêneas). O exemplo abaixo mostra a representação gráfica de um vetor de 6 inteiros chamado v:

3 Cada “casa”, ou “elemento”, do vetor é uma variável independente. No exemplo dado, cada elemento pode conter um valor inteiro, e as posições foram ordenadas de 1 até 6. Os elementos de um vetor são identificados pelo nome do vetor associado ao número de ordem da sua posição relativa no vetor, que chamamos de índice: v[1], v[2], v[3], v[4], v[5] e v[6].

4 Declaração A forma geral é: var : array [ ] of Exemplo : var v: array[1..6] of integer;

5 Atribuição A manipulação de vetores é grandemente facilitada pelo uso dos comandos de repetição, especialmente o for. Por exemplo, para zerar (colocar o valor 0) todas as posições do vetor v definido acima, seria necessário escrever 6 comandos: v[1]:= 0; v[2]:= 0; v[3]:= 0; v[4]:= 0; v[5]:= 0; v[6]:= 0;

6 Atribuição com FOR for i:= 1 to 6 do begin readln(v[i]); end;

7 Possível com Vetores A faixa de valores das posições não precisa começar em 1. Qualquer intervalo de valores pode ser usado na definição de um vetor. As posições não precisam ser necessariamente números inteiros. Podem ser qualquer tipo ordinal, ou seja, que possa ser definido por uma seqüência ordenada de valores.

8 Impossível com Vetores Não se pode ler todo um vetor diretamente com um comando readln. Não se pode escrever todos os elementos de um vetor com um único comando writeln. Não é possível copiar os valores dos elementos de um vetor para outro com um único comando de atribuição. Não existe comandos ou funções que dão o tamanho (número de elementos) de um vetor. Não é permitido tentar acessar uma posição fora do intervalo de posições definido para o vetor. A tentativa causará um erro em tempo de execução e o programa abortará.

9


Carregar ppt "Vetores (Arrays) Introdução ao uso de vatores na linguagem PASCAL. Leonardo A. Soares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google